Todas as estações do ano são tempos de lazer e encanto na Morávia do Norte-Silésia

Na primavera, verão, outono ou inverno, a República Tcheca está preparada para oferecer inimagináveis atrações, facilidades e conforto para locomoção. Nas regiões montanhosas da Morávia do Norte-Silésia há mundos à parte, como a singular Štramberk.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Fevereiro 02, 2021

Quando você visitar Tchéquia, logo perceberá a enorme vocação turística do país. Desde Praga, a capital, até os mais remotos recantos, os apelos naturais, monumentos históricos, eventos que marcam a preservação do folclore podem ser encontrados nas principais cidades e nas vilas e povoados que as circundam. A multifacetada oferta turística em Tchéquia independe das estações, porque vários lugares que oferecem atrações de inverno se mantêm atrativos durante o ano inteiro.

Região da Morávia do Norte-Silésia

Ótimo exemplo é a região da Morávia do Norte-Silésia (em tcheco, Moravskoslezský kraj), localizada parte na porção nordeste da região histórica da Morávia e, na maior parte, no território tcheco da região histórica da Silésia. Quando o clima é ameno, somam-se visitas aos lugares históricos e monumentos, trilhas para ciclismo e para caminhadas, festas, eventos musicais ao ar livre. No inverno, semelhantes atrações são oferecidas em formatos apropriados, além dos reis da temporada - muitos esportes de neve. Tendo Ostrava por capital, a região é permeada por bucólicas vilas e belíssimas cidades, a exemplo de Štramberk.

Štramberk

Pequenina em área (9,33 km²) e grande em atrações, Štramberk está a cerca de 40 km de Ostrava. Por conta da localização em encosta arborizada, encimada pela Torre do Castelo (Trúba) e das singulares casas de madeira datadas dos séculos 18 e 19, Štramberk ganhou singela referência – Belém da Morávia. A seguir, um pouquinho das atrações dessa encantadora cidade tcheca.

Torre Trúba

Esta torre é do misterioso Castelo Štramberk (pode ser visitado), apontado por lendas como sendo obra dos Templários, na verdade, construído na virada do século 18. Desde o início dos anos 1900, a torre é um mirante que permite admirar belas paisagens, até as bem distantes.  O ingresso é pago:  40 CZK (1,54 euro) para adultos e 20 CZK (77 centavos de euro) para crianças e aposentados.

Jardim Botânico e Arboreto

Por demais encantador! Toma o lugar de antiga pedreira de calcário, e você pode alcançá-lo a pé, a partir da Praça do Mercado. Além das 1.200 espécies de plantas, o Jardim Botânico e Arboreto (Botanická zahrada a arboretum) abriga fauna local. Ao redor desse lindo espaço natural há rochas para escaladas.

Praça do Mercado

Ampla, a praça tem formato retangular e linda fonte central. Na porção mais estreita está a igreja barroca de João de Nepomuceno, do século 18. Ao redor, graciosas casas coloridas, restaurantes e cafés.

Na Štramberk chamada Belém da Morávia é de imaginar a presença de presépios. E, sim, há muitos deles, trabalhados em diferentes técnicas e materiais. Oficinas, ateliês de artesãos e exposições em locais públicos podem ser visitados. Circuitos para visitas guiadas ocorrem, em especial, nos meses de janeiro a fevereiro de cada ano.

Em Štramberk há muito mais, assim como nas várias cidades e vilas de Morávia do Norte-Silésia. Na região, seja qual for a direção que você adotar, encontrará ótimos lugares para hospedagem, ampla oferta de inesquecíveis passeios a lugares surpreendentes, aluguel de equipamentos para caminhadas, montanhismo, esqui, ciclismo e meios para locomoção.

Guia completo da região de Morávia do Norte-Silésia

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Por que Praga chama Praga?

Essa é uma pergunta recorrente. E para a qual não existe uma resposta conclusiva. Uma coisa é certa: não tem nenhuma relação com pragas no sentido de pestes, doenças ou qualquer coisa assim. 

Experiencia de viagem
Sete portas para entrar em Tchéquia

Durante 2019, várias comemorações na República Tcheca lembraram a Revolução de Veludo, ocorrida há 30 anos na então Tchecoslováquia - que incluía a hoje Eslováquia -, libertando-a do poder soviético. Em 2019, Tchéquia comemorou também 15 anos desde a entrada na União Europeia, já como República Tcheca, após a separação da Eslováquia, em 1993.

Experiencia de viagem Itinerários
Guia básico - o que ver em Brno

A segunda maior cidade da República Tcheca irá surpreendê-lo com dez lugares curiosos, o  seu ambiente estudantil e o seu senso de humor.

Dica de local Experiencia de viagem
Pacotes