Cinco lugares assombrosos (e assombrados) no Destino Tchéquia
Turismo de mistério, por que não? Se você gosta de viajar para descobrir lugares misteriosos e sinistros, saiba que a República Tcheca espera com as portas do calabouço abertas. Há vários locais com histórias para arrepiar os cabelos e experienciar algo... além da imaginação.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Novembro 01, 2022
Pode ser um castelo gótico, com pesadas paredes e masmorras. Pode ser uma igreja sinistra, onde anjos não parecem cantar. Ou pode ser um covil da segunda guerra, a espera da hecatombe nuclear. Independentemente do seu gosto, o Destino Tchéquia traz opções perfeitas para quem ama o turismo sinistro. Veja algumas delas nessa pequena lista.
A Capela de Ossos em Kutná Hora
Que tal visitar uma singela capelinha? E se a pequena igreja estiver no meio de um cemitério? E se seu interior for decorado com ossos... humanos? Pois é isso que oferece a Capela de Ossos de Sedlec, nos arrabaldes de Kutná Hora. Nada menos que 40.000 ossadas humanas foram usadas para criar inusitadas peças de decoração – um lustre, brasão de família, adornos das colunas...
O Castelo de Buchlov
Escolhemos esse, mas poderia ter sido vários outros. Um castelo gótico, de grossas paredes, no qual história de fantasmas pululam no imaginário local. Neste, a famosa “Dama de Branco” espreita, assombrando os visitantes que ousam entrar nos aposentos. Muitos garantem que já a viram. Mas, mesmo se ela estiver tímida, a visita vale a pena, já que Buchlov abriga uma múmia egípcia de verdade.
A Igreja dos Fantasmas de Lukova
Que tal entrar em uma pequena igreja e dividir os bancos de madeira com... fantasmas? Aqui, não há risco de perder a viagem. Todos que visitam a igreja de Lukova vêem as dezesseis imagens etéreas, sentados a espera dos visitantes. A visão sinistra é, na verdade, uma obra de arte – uma instalação feita por um artista plástico e que conquistou os corações de todo o mundo, e além dele.
O Bunker Z-10 de Brno
Imagine que você está vivendo na Tchecoslováquia durante a Guerra Fria. As hostilidades de Oriente e Ocidente se acirrar, e a possibilidade de uma hecatombe nuclear é real. Para sobreviver à ameaça, os socialistas construíram um bunker, enterrado sob as ruas de Brno. Provido de tudo que se precisava para um inverno nuclear, o Bunker hoje é um hostel, mas também pode ser visitado.
A cidade e o Castelo de Český Krumlov
A pequena cidade na Boêmia do Sul não tem UM lugar assombrado. Ela é TODA assombrada, de acordo com as muitas lendas. Ajuda o fato dela preservar sua aparência medieval-renascentista, com ruelas estreitas e cantinhos ocultos, que estimulam a imaginação. O enorme castelo também ajuda, com suas muralhas debruçando sobre um enorme vão livre à beira-rio. Escolha seu fantasma favorito: o príncipe louco, a filha do açougueiro, o organista da igreja ou a Dama de Branco local – essa já foi até capturada em quadrinhos!