Cinco cidades tchecas que têm pracinhas adoráveis

País da Europa Central, a República Tcheca é famosa por sua rica história, arquitetura encantadora e recantos pitorescos que oferecem o cenário perfeito para praças adoráveis. Venha conosco nesta viagem e explore algumas delas.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Setembro 14, 2023

Com rica história e belezas naturais deslumbrantes, a República Tcheca é repleta de fascínio, reforçado por inúmeros castelos e palácios que estão entre as principais atrações do País. Contudo, são os entornos das belas praças dos centros históricos de cidades tchecas que nos transportam para o passado do cotidiano de pessoas comuns, como a maioria de nós.

No entorno daquelas praças, ao longo dos séculos cresceram habitações para a classe média e média alta, prédios comerciais e para cultura, catedrais, que instigam a incursionar em passado que poderia ter sido o nosso. Talvez por tal motivo, as praças das cidades tchecas têm aura especial, que nos envolve  e nos faz sentir mais do que simples passantes. Listamos para você algumas delas.

Em Telč

Zacarias de Hradec, que construiu o belíssimo castelo local, é nome da principal (e única) praça de Telč, a qual faz parte do núcleo histórico listado pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Cercada por casas renascentistas que emprestam ao cenário visão de contos de fadas, a praça é lugar tranquilo e romântico para explorar, especialmente ao pôr do sol.

É quase possível dizer que Telč tem mais atrações imperdíveis do que habitantes - 5.126, conforme dados da municipalidade (2020). Na pequena área territorial (24,87 km2) que ocupa, Telč reúne todos os estilos arquitetônicos do último milênio - mescla de verdadeiras joias dos ambientes eclesiástico, aristocrático e da classe média, permeados por monumentos barrocos, góticos, renascentistas, românicos e classicistas.

Em České Budějovice

A Praça Přemysl Otakar II, em České Budějovice, com suas arcadas e a bela fonte é ideal para passear tranquilamente, observar as belezas do entorno e fazer parada em um dos graciosos cafés que acolhem os visitantes. Na praça, o destaque é a Fonte de Sansão, a maior na República Tcheca, construída em estilo barroco nos anos 1721-1727.

Famosa por ser o berço da cerveja Budweiser, České Budějovice é pródiga em edificações e monumentos históricos. Ao redor da Praça Přemysl Otakar II e ruas do entorno, há 48 dessas joias que representam momentos do passado e encantam o presente de quem as observa. Dentre elas está o edifício da antiga prefeitura, construído (1727-1730) em estilo barroco; e a Torre Negra, do século 16. Bem próximo está a Catedral de São Nicolau, erguida no decorrer dos séculos 13 a 14.

 

Em Mikulov

O entorno da principal praça de Mikulov é repleto de edifícios antigos que formam um dos conjuntos arquitetônicos mais belos da Tchéquia. Durante o tranquilo passeio pela praça,  logo a atenção é despertada pela  Casa dos Cavaleiros, cujo perfil atual resulta da reforma de várias casas góticas, ocorrida  nesse perímetro na metade do século 16. A fachada do edifício é decorada por grafitos que reproduzem cenas bíblicas e fatos marcantes da antiguidade.

Cidade localizada na Morávia do Sul, próximo à fronteira entre a República Tcheca e a Áustria, Mikulov é o centro da região vinícola local. Duas curiosidades – a Praça de Mikulov tem formato de machado e seu nome oficial é tão somente Praça, embora referenciada por Praça de Mikulov ou Praça do Mercado.

Por sua condição de centro vinícola, Mikulov oferece inúmeros passeios aos vinhedos, com paradas em adegas, alguns familiares. É em Mikulov que acontece a tradicional Vindima do Vinho Paláva,  tradicionalmente na primeira quinzena de setembro. Durante três dias, a colheita da uva é festejada com apresentações de folclore tradicional da Morávia do Sul ligado ao vinho, concertos, mercado de vinho e barracas de iguarias culinárias regionais.

 

Em Hradec Králové

No Centro Histórico de Hradec Králové, a praça principal leva o nome Velké. Assim como nas demais praças de centros históricos tchecos, a Praça Velké é envolvida por fascinante atmosfera que estimula sonhar com o distante passado e os usos e costumes que tanto diferem dos hábitos modernos.

O centro da praça é ornado por pracinha onde se ergue majestosa Coluna Mariana, concluída em 1717. Com 19 metros de altura, a Coluna é encimada por bela escultura de Maria, com os pés rodeados por figuras angelicais e a cabeça, por halo de reluzentes estrelas douradas.

Em Hradec Králové há muitos lugares para apreciar. Um deles é o Teatro Klicpera, considerado uma das melhores Casas Regionais de Cultura da Tchéquia. Por sua vez, o Teatro de Marionetes Drak é instituição artística de classe mundial. A lista é expandia por eventos, um deles, o  Festival Internacional de Teatro Regions Hradec Králové, anual. Acontece desde 1995 sempre em junho e constitui uma das maiores mostras teatrais da República Tcheca. Grande orgulho da cidade é Orquestra Filarmônica Hradec Králové, criada em 1978 - uma das principais do gênero no País.

Em Liberec

É de encantar a Fonte de Netuno, que pode ser admirada na Praça Dr. Edvarda Beneš, em Liberec. Além do valor histórico da escultura do mitológico rei dos mares, a fonte é a última evidência do abastecimento histórico de água para a cidade. Tal a importância conferida a ela que, logo abaixo do espelho d’água, foi instalado sistema de aquecimento para funcionar durante o inverno e evitar o congelamento da água circulante entre o poço subterrâneo e a fonte.

Localizada no norte da Boêmia, a aproximados 90 km de Praga, Liberec é generosa na oferta de atrações bem variadas. O zoológico da cidade, o mais antigo da República Tcheca, tem tigres brancos entre seus moradores. Os pequenos se encantam ao visitar o Dino Plaza, onde há modelos 3D de dinossauros, playground paleontológico e floresta primitiva. Para admirar belos recantos, lagos, cachoeiras e plantas exóticas, o lugar certo é o Jardim Botânico.

 

Canais relacionados

Itinerários
Cinco lugares para descobrir ao redor de Karlovy Vary

Depois de experimentar a água de todas as fontes de Karlovy Vary, é hora de explorar, nos arredores, três castelos, um mosteiro, duas vilas encantadoras e o spa favorito de uma Imperatriz.

Experiencia de viagem Itinerários
Quinze sugestões para celebrar o 30º aniversário de Praga, Český Krumlov e Telč na Lista da Unesco

Praga, Český Krumlov e Telč foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO há 30 anos e isso merece grande celebração. Para celebrar devidamente, selecionamos quinze  sugestões que farão da sua estadia na República Tcheca uma experiência inesquecível.

Arquitetura Aventura Bem estar Castelos e Palácios Cultura Itinerários Natureza Patrimônios
Guia Básico sobre o que ver em Opava

Tão bela como o pavão real que originou seu nome, a cidade de Opava, na região da Silésia, oferece dez recantos encantadores para você conhecer quando visitar a República Tcheca.

Itinerários
Pacotes