Hradec Králové, a impressionante cidade real na boêmia do leste

Festa da Rainha Eliška, parques urbanos impressionantes, noite romântica sob o maior aquário de água doce na República Tcheca, cruzeiro pelo Elba. Conheça Hradec Králové, o multifacetado Salão da República.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Outubro 18, 2021

Por conta das perenes soluções urbanas e sociais que recebe, Hradec Králové é reconhecida (e premiada) como Cidade Amigável para Crianças e Idosos. Capital da região de igual nome, faz parte do aglomerado urbano Pardubice-Hradec, Boêmia do Leste, e é localizada cerca de 100 km de Praga. A beleza de Hradec Králové é multifacetada, permeada por parque e florestas, monumentos, teatros, galerias, festividades.

Habitada desde a pré-História, é privilegiada já a partir da localização imediata - a confluência dos rios Elba e Orlice. O trecho é belíssimo, em especial, no outono, quando as folhas de árvores de diferentes famílias emprestam à paisagem maravilhoso colorido. Há singularidades em qualquer época do ano. O trecho dos rios Elba e Orlice que espelha Hradec Králové faz parte de sítio com 26,8 km2 de grande importância no continente europeu.

O sítio é área do Natura 2000, sistema criado em conjunto pelos Estados membros da União Europeia. As áreas do sistema destinam-se à proteção de espécies animais, vegetais e de habitats naturais ameaçados de extinção. Além da reserva, atrações naturais de Hradec Králové são os seus parques públicos. Rica vegetação se espalha com generosidade no coração da cidade e entorno, na forma de florestas urbanas.

O maior dos parques urbanos (18 hectares) de Hradec Králové é Šimkovy sady, em estilo inglês, com lagos artificiais e ampla oferta para lazer contemplativo e ativo. Outro dos principais parques urbanos da cidade é Jiráskovy sady, com lindas praças e pomares cujos calçadões são palcos para concertos e outros eventos culturais. É no Jiráskovy sady que anualmente acontece a Festa da Rainha Eliška.

Festa da Rainha Eliška

Nos tempos idos, os dotes ofertados pelos reis tchecos às suas esposas incluíam cidades. Uma vez presenteados às rainhas, os lugares entravam na lista de Cidades Reais. É o caso de Hradec Králové, que junto com Chrudim e Vysoké Mýto fez parte do dote concedido por Rodolfo de Habsburgo, nono rei tcheco, para sua esposa, a rainha Eliška Rejčka.

A cada ano, sempre no primeiro fim de semana de setembro, Hradec Králové celebra a presença de Eliška, cuja personalidade empreendedora fez da cidade importante polo econômico e cultural da época (anos 1.300). A Festa da Rainha Eliška, tradição histórica listada entre os principais eventos do gênero na República Tcheca, é animada por desfile com participantes a caráter e recheada por danças, representações teatrais, farta gastronomia local e regional.

Cerveja com mel de castanha

Enquanto a celebração da presença da rainha Eliška ocorre uma vez ao ano, há algo que a mantém diariamente na lembrança dos seus 'súditos'. Em Hradec Králové, desde 2007 a cervejaria Milan Rambousek fabrica a cerveja especial 'Eliška's Royal Beer', com adição de mel de castanha.

Não é de agora que a fabricação de cerveja se faz presente em Hradec Králové. É tradição que antecede à Revolução Hussita (anos 1400). A cerveja fabricada na cidade (diferentes tipos), considerada de excelente qualidade, pode ser saboreada nos vários bares que permeiam a Praça Grande (Velké Náměstí) e a Praça Pequena (Malé Náměstí), no coração da cidade.

Curiosidade - no site da Cervejaria Milan Rambousek há receitas para uso de cerveja em cosméticos caseiros (este e demais links deste conteúdo remete a sites tchecos, mas com boa tradução instantânea para o português).

Torre Branca

No centro de Hradec Králové, no lado sudoeste da Grande Praça (rua Franušova, nº 1) está o acesso à Torre Branca. Em estilo renascentista e com 72 metros de altura, a torre foi construída em 1574, graças às doações de moradores abastados. Para alcançar o topo há que subir 226 degraus e ganhar como presente amplas vistas de todo o entorno. Quando o tempo oferece boa visibilidade, o olhar alcança o sopé das Montanhas Gigantes (Krkonoše) e as Montanhas da Águia (Orlí hory).

Sino Augustin

Subir ao topo da Torre Branca leva a conhecer o Sino Augustin. Uma das visitas disponíveis (há diurnas, noturnas e nas madrugadas) inclui fazer soar esse famoso sino – com 2,06 metros de diâmetro, é o terceiro maior da República Tcheca,  depois do Sino Zigmund, na Catedral de São Vito, no complexo do Castelo de Praga; e do Sino São Venceslau, na Catedral de São Venceslau, em Olomouc, respectivamente, com 2,56 e 2,42 metros de diâmetro. Ainda, a torre tem relógio original de Josef Božek, considerado um dos criadores da mecânica tcheca, e galeria de exposições equipada com moderna tecnologia audiovisual que oferece oportunidades interativas.

Salão da República

Hradec Králové ganhou repercussão como Salão da República em referência aos ecos da Revolução de Veludo (1989), que permitiu a redemocratização e consequente modernização da então Tchecoslováquia. Em que pesou os cuidados com monumentos históricos, em Hradec Králové foram executados vários planos urbanísticos, criados por arquitetos famosos até mesmo para além das fronteiras tchecas, como Jan Kotěra, Josef Gočár e Oldřich Liska.

A grande virada que permitiu à cidade somar modernidade à tradição histórica data do final do século 19, quando Hradec Králové foi autorizada a demolir o que restava das suas antigas muralhas. Ampla oferta de caminhadas organizadas levam a conhecer a arquitetura da cidade, desde os períodos góticos até os espaços aonde nasceram os edifícios contemporâneos que caracterizam Hradec Králové como Salão da República.

Museu da Boêmia Oriental

Um dos melhores exemplos da época que iniciou Hradec Králové como Salão da República é a sede do Museu da Boêmia Oriental.  Projeto do arquiteto Jan Kotěra (1871 – 1923), é belíssimo edifício Art Nouveau, estilo que somado ao funcionalista marca as transformações do perfil urbano da cidade. Igualmente notáveis são os interiores do edifício, que além das intervenções de Kotěra tiveram participação de famosos artistas da época.

No segundo andar, os mosaicos da cúpula foram desenhados por Jan Preisler e executados por Josef Novák e Alois Klouda, os três tchecos, pintores e professores universitários. Os belíssimos vitrais constituem obras do tcheco František Kysela, que somou qualidades de artista gráfico e de designer industrial.

A fachada é decorada com ornamentos de cerâmica e, à entrada, você receberá as boas-vindas de duas esculturas femininas – uma representa a antiga cidade-fortaleza e outra, a nova e industrializada Hradec Králové. Elas foram criadas por Stanislav Sucharda, responsável por várias esculturas monumentais na República Tcheca, como o monumento a František Palacký, em Praga.

O Museu da Boêmia Oriental em Hradec Králové guarda importantes coleções arqueológicas, antropológicas, históricas e outras mais (reúne perto de três mil itens), além de constituir organização de pesquisa científica. Está localizado em Eliščino nábřeží, 465, na orla da cidade.

Alto, Largo e Afiado

O sr. Long, o sr. Broad e o sr. Sharpeye moram no conto folclórico do célebre historiador, poeta e escritor tcheco Karel Jaromír Erben (1811 - 1870), intitulado 'Dlouhý, Siroký a Bystrozraký' (Alto, Largo e Afiado). Mas eles têm outra moradia - Hradec Králové. Long, Broad e Sharpey compõem escultura instalada no jardim do Teatro Dragão. A escultura tem três metros de altura, criada com peças de sucata pelo escultor Zdeněk Petřík (1934 - 2003) quando ainda jovem. A arte compunha o DNA de Zdeněk, cujo pai, Stanislav, criava marionetes artesanais e os palcos para exibir as aventuras dos seus bonecos de madeira.

Teatro Dragão

O Teatro Dragão em Hradec Králové tem tudo a ver com a família Petřík, vez que foi criado para apresentações profissionais de espetáculos com marionetes. Ali, artistas reais ‘concorrem’ com as marionetes e apresentam espetáculos variados, em especial, musicais. Tem como parte da estrutura o Labirinto do Dragão, espaço interativo voltado a adultos e, em especial, às crianças. O passeio por esse espaço leva ao Laboratório do Dragão, original sala de jogos multimídia com simuladores modernos, os quais permitem aos visitantes atuarem nas várias profissões teatrais.

Cruzeiro no Elba, em barcos a vapor

Primátor, Queen Eliška e o Navio Pirata são os barcos a vapor que levarão você a ver marcos de Hradec Králové e conhecer recantos românticos nas margens do rio Elba. Se preferir, você poderá alugar um barco e passear por conta própria. Informações gerais.

Zoológico

Pequeno mas muito atrativo, o Zoo Stěžery é localizado a três quilômetros do centro urbano de Hradec Králové. Nos seus dois hectares, desenvolve criação de animais exóticos, como o canguru vermelho e o puma americano. Tem até um camelo bípede (Malá strana 50, Stěžery).

Aquário gigante

Praticamente no centro de Hradec Králové você poderá visitar o Obří akvárium, maior aquário de água doce da República Tcheca, aberto ao público durante todo o ano, sete dias por semana. Além do aquário, você apreciará (e caminhará) por túnel subaquático e a floresta tropical. Complete a visita com saboroso café no Piraňa (Piranha), a observar esses peixes predadores. Mais: no Obří akvárium você tem por opção noite romântica exclusiva sob 130 mil litros de água, habitados pela fauna e flora lacustres. Baarova, 1663/10.

Observatório e Planetário Digital

A sensação de estender a mão e com os dedos tocar planetas e estrelas no céu noturno é proporcionada pelo Observatório e Planetário Digital Hradec Králové, graças a cinco projetores desenvolvidos especialmente para proporcionar essa e outras experiências inesquecíveis. Participar em trilhas galácticas ao longo de quase dez quilômetros é uma das atrações desse espetacular planetário, construído em um dos lugares mais bonitos da região – a crista entre Zámeček e Nový Hradec Králové, com vista que a oeste se abre para as planícies do Elba e ao sul, para os amplos espelhos das lagoas Datlík e Roudnička. Chateau, 456/30.

Tantas são as atrações que o difícil é ficar em Hradec Králové por único dia. Quer aproveitar para experiência de hospedagem junto à natureza?  É o que você poderá fazer no Stříbrný rybník Camp. Além das acomodações, você tem à disposição recinto de jogos, excursões em bicicleta e caminhadas por trilhas naturais.

DESCUBRA A REPÚBLICA TCHECA MAIS DINÂMICA E ARTÍSTICA

Galerias estimulantes, bairros vibrantes e a ressurreição da animação tcheca em um destino de arte e design que talvez você não imaginava. Durante sua visita à República Tcheca, descubra um país diferente, além da pedra e da água.

Cultura Desenho
Oito lugares ideais para curtir com sua mãe na República Tcheca

Há quanto tempo você não viaja com sua mãe? Talvez tenha chegado a hora de dar a ela o que ela mais deseja: um tempo com o filho/a. Se está à procura de ideias para surpreendê-la, sugerimos locais perfeitos na República Checa, na medida certa para você desfrutar em companhia da melhor mãe do mundo.

Cultura Cultura Natureza
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe