Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca

Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 15, 2021

Café Slavia

Na esquina da avenida Nacional com a marginal do rio, em frente ao Teatro Nacional. Esse é o endereço do Café Slavia que, no começo do século 20, recebia os intelectuais da recém nascida Tchecoslováquia, entre eles o primeiro presidente T.G. Masaryk. Tradição em estado puro.

Café Louvre

Não muito longe do Slavia está o café Louvre, outro baluarte da intelectualidade tcheca entre-guerras. Apesar do enorme afluxo de turistas, o Louvre mantém mobiliários históricos, como as antigas mesas de sinuca (se pode jogar nelas!) e o armário onde os habitués guardavam suas gravatas – item obrigatório para um cavalheiro no café.

Café Orient

Localizado na sobreloja da Casa da Virgem Negra, na rua Celetna, a Orient é um café cubista – talvez o único no mundo. Móveis, lustres, decoração – tudo segue o princípio cubista de composições em formas geométricas com linhas retas e arestas. Os deliciosos docinhos, porém, mantém sua forma orgânica.

 

Café Obecni Dum

O café localizado na Casa Municipal (Obecni Dum) acompanha o estilo deste palacete, em puro Art Nouveaux. Atente para os detalhes dos lustres e luminárias, o design das cadeiras e o uso insistente do dourado.

 

Imperial

O Café Imperial é icônico, e visita obrigatória para quem vai a Praga. Sua luxuosa decoração já fez dele cenário de inúmeros filmes, e você realmente vai se sentir uma estrela quando parar para provar um delicioso café com strudel, ou algum dos outros maravilhosos docinhos.

Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cultura Arquitectura Castillos y Palacios Patrimonio Experiencia de viagem
Cinco bibliotecas imperdíveis na República Tcheca

Na República Tcheca, bibliotecas em mosteiros, castelos e palácios guardam tesouros únicos que repousam em encantadores cenários.

Arquitectura Café literário Castillos y Palacios Cultura Cultura Experiencia de viagem Patrimonio
Cinco lugares modernos e descolados em Praga, na República Tcheca

Praga, assim como toda a República Tcheca, é cheia de história secular. Mas nem por isso carece de lugares modernos, como mostram estes cinco que selecionamos.

Arquitectura