Cerveja contra o câncer? Não é fake news, é great news!

Pesquisadores tchecos buscam modificar genes do lúpulo, o coração da cerveja, para torná-lo auxiliar na prevenção de doenças, como o câncer. A planta já é ‘sagrada’ na República Tcheca.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Fevereiro 08, 2021

É muito provável que em futuro não tão distante, ao saborear deliciosa pivo (cerveja, em tcheco) você auxiliará o organismo a se prevenir contra o câncer. Pesquisadores tchecos do Centro Biológico da Academia Tcheca de Ciências, com sede em České Budějovice, estão modificando genes selecionados no lúpulo, base da cerveja, para que ele auxilie o corpo humano a combater câncer, inflamações e bactérias.

Publicada na revista científica internacional Plant Physiology and Biochemistry, a promissora pesquisa tem antecedente prático – o cultivo do lúpulo na Europa remonta ao século 8, quando era utilizado por conta das suas qualidades medicinais. O lúpulo pertence à família Canabinnaceae, a mesma da Cannabis Sativa, porém, fique claro, é parente distante da maconha, já que não possui qualquer efeito alucinógeno.

Saborear uma ótima cerveja e contar com auxílio medicinal contra o câncer e outras doenças não acontecerá no curto prazo. Há longo caminho a percorrer até que as instituições do setor na União Europeia aprovem os resultados da pesquisa. Ainda que demore a atingir tal status, o lúpulo já é planta “sagrada” na República Tcheca, tanto que em Žatec há templo dedicado a ele.

O Templo do Lúpulo e da Cerveja em Žatec, na região de Usti nad Labem, é um dos vários monumentos técnicos relacionados ao cultivo dessa planta, motivo que, somado a outros, faz da cidade forte candidata à inclusão na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. O templo é um complexo informativo e muito divertido, com atrações para todas as idades.

No templo você desvendará segredos do cultivo do lúpulo e da fabricação de uma boa cerveja; conhecerá o relógio astronômico (Hop Astronomical Clock) que mostra dados astrológicos, signos do Zodíaco e cenas que remetem ao trabalho com o lúpulo, mas há outras ótimas atrações, com o Labirinto do Lúpulo.

O gracioso jardim do Centro Histórico de Žatec harmoniza com a história da cidade, onde o lúpulo é cultivado há mais de 800 anos. O que você imagina encontrar nesse jardim? Isso mesmo – um canteiro todinho ele de lúpulos. Ao redor da praça você encontrará o prédio histórico da antiga prefeitura, a coluna barroca da Santíssima Trindade e a Igreja da Assunção da Virgem Maria, ladeada por casas renascentistas, além de outros monumentos históricos.

A cidade oferece roteiro turístico que liga a tradicional Cervejaria Žatec ao Museu da Cerveja. Para ver a cidade do alto você tem por opção o Hop Lighthouse, torre de observação que, além das escadas, pode ser ‘escalada’ por elevador com projeção 3D.

Falar em projeção faz lembrar que Žatec vem sendo cenário para inúmeros documentários e filmes, como Os Miseráveis, estrelado por Liam Neeson (gravações incluem Kutná Hora e Praga); e Oliver Twist (2005), baseado em romance de Charles Dickens.

Žatec e região são grandes exportadores de lúpulo, que confere delicioso sabor às cervejas tchecas e de outras países. A ampla lista inclui Pilsner Urquell, Budweiser Budvar, Stella Artois, Guinness e Žatec.

Canais relacionados

Experiencia viajera
Sem sair de casa, visite lindo castelo tcheco e pratique ioga

Disponível em streaming e no youtube, está no ar o primeiro episódio da série  YogArt, criada pela direção do Castelo Nelahozeves, em Tchéquia. Cada edição será  ambientada em uma das belas galerias do castelo. No decorrer das cenas, você observará e poderá repetir exercícios respiratórios e suaves movimentos de ioga.

Experiencia viajera
Cerveja contra o câncer? Não é fake news, é great news!

Pesquisadores tchecos buscam modificar genes do lúpulo, o coração da cerveja, para torná-lo auxiliar na prevenção de doenças, como o câncer. A planta já é ‘sagrada’ na República Tcheca.

Experiencia viajera
Castelo, palácio, fortaleza ou chateau

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas seja que coisa for, a Tchéquia tem.

Experiencia viajera