Fique em casa, e viaje à Tchéquia através de belos filmes

O cinema nos faz sonhar, e nos transporta mentalmente no espaço e no tempo. Além de provocar emoções intensas, nos dá a oportunidade de praticar o “turismo cinematográfico” sem sair da sala de estar. Junte-se a nós para descobrir histórias e paisagens tchecas através de ótimos filmes.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 13, 2020

Talvez, muitos desconheçam que algumas das séries e filmes de TV mais famosos da história foram filmados na República Tcheca. Seus castelos e palácios dificilmente precisaram de artifícios cenográficos para ambientar grandes produções, como Amadeus, O Ilusionistaou Van Helsing; e séries como Carnival Row, Fantaghirò e O Jovem Indiana Jones. Por cidades tchecas passaram grandes personagens de todos os tempos. Convidamos você a percorrer esses belos cenários, juntos, sim, mas desde as nossas casas, porque é aonde devemos permanecer, até ficarmos livre da ameaça invisível que nos afronta.

  • PRAGA

Misteriosa e multifacetada, você assistirá Praga em A Insustentável Leveza do Ser, adaptação do conhecido romance de Milan Kundera. A capital tcheca aparece em outros filmes com mais ação, como Missão Impossível 4, interpretada por Tom Cruise – na película, Praga substitui Moscou, e o Castelo de Praga, o Kremlin. Em Oliver Twist, Roman Polanski usou os estúdios de Barrandov, em Praga, para ambientar Londres; e em Os Borgia, do diretor espanhol Antonio Hernández, nesses estúdios foram reproduzidos a Capela Sistina e os aposentos do Papa.

  • KARLOVY VARY

A célebre cidade termal tcheca Karlov Vary foi cenário para Cassino Royale, filme em que Daniel Craig interpreta James Bond – o Agente 007. Ainda em Karlovy Vary, outro filme transformou o Grandhotel Pupp no Hotel Splendide – esta película foi, inclusive, ambientada em Praga, Planá e Loket.

  • SUÍÇA BOÊMIA - ČESKÉ ŠVÝCARSKO

As paisagens oníricas deste parque natural, com seu famoso arco de pedra Pravčická brána, foi eleito o local perfeito para a filmagem da primeira parte da saga Crônicas de Nárnia - O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa.

  • ČESKÝ KRUMLOV e POŘÍČANY

Apesar da imagem bucólica dessas duas cidades - a primeira, muito turística e localizada no sul da Boêmia, e a segunda, com pouco mais de 1.500 habitantes e perto de Praga – elas foram o cenário escolhido para gravar O Albergue. Importante você saber que este filme de terror, com roteiro original desenvolvido por Quentin Tarantino, foi vetado em alguns países, por conta da violência retratada.

  • KUTNÁ HORA e ŽATEC

O brilho de Hollywood também chegou a Kutná Hora e a Žatec, como na versão de Les Miserables. Durante as filmagens de The Legend Never Dies (1998), estrelado por Liam Neeson, Geoffrey Rush e Uma Thurman, os atores desfrutaram dessas duas maravilhosas cidades. Kutná Hora foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, e Žatec é um dos templos da cerveja tcheca, devido às suas plantações de lúpulo. Além disso, nessas cidades foi filmado parte de Jojo Rabbit (2019), do diretor Taika Waititi, que ganhou o Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado.

CASTELOS E PALÁCIOS TCHECOS, CENÁRIOS PERFEITOS PARA O CINEMA

  • CASTELO PERNŠTEJN

Cercado por densas e misteriosas florestas, foi palco das filmagens de Van Helsing, o filme estrelado por Hugh Jackman.

  • PALÁCIO DO ARCEBISPO DE KROMĚŘÍŽ

A música de Mozart foi ouvida em todo o palácio de Kroměříž durante as filmagens de Amadeus, o filme dirigido por Miloš Forman. Além do mais, nessa antiga residência dos bispos de Olomouc está a segunda galeria de arte mais importante de  Tchéquia, com telas de Pieter Bruegel, o Velho; Antoon van Dyck; e partituras de Mozart, Haydn e Beethoven.

  • CASTELO KONOPIŠTĚ

O Castelo Konopiště - propriedade mais amada pelo arquiduque Franz Ferdinand da Áustria - Leste, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, foi o cenário de O Ilusionista, excelente filme estrelado por Edward Norton.

 

  • PALÁCIO DE FRÝDLANT

Com sua decoração original renascentista preservada, este belo castelo testemunhou a primeira temporada das aventuras de Orlando Bloom e Cara Delevingne, na série Carnival Row.

 

CASTELO BOUZOV

Construído como fortaleza entre os séculos 13 e 14, o Castelo Bouzov é localizado no coração das florestas da Morávia, e tem compartilhado sua reputação em renomados filmes tchecos, bem como em séries de televisão, como Fantaghirò e  O Jovem Indiana Jones.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Hradec Králové, a impressionante cidade real na boêmia do leste

Festa da Rainha Eliška, parques urbanos impressionantes, noite romântica sob o maior aquário de água doce na República Tcheca, cruzeiro pelo Elba. Conheça Hradec Králové, o multifacetado Salão da República.

Cultura Dica de local Experiencia de viagem
Boêmia do Sul: A rosa de cinco pétalas e muitas outras experiências inesquecíveis

Durante séculos, os Rosenberg e depois os Schwarzenberg dominaram a Boêmia do Sul. O símbolo destas famílias era uma rosa de cinco pétalas, que se repete insistentemente na ornamentação, nos escudos e até mesmo na bandeira da região. Para fazer jus ao número, propomos cinco experiências memoráveis que deve provar em sua viagem a esta região da Tchéquia. 

Experiencia de viagem
Aonde iniciar-se no mundo do vinho tcheco

Para os amantes da enogastronomia, um dos grandes prazeres de uma viagem a Tchéquia é, sem dúvida, a oportunidade de descobrir sua enorme variedade de vinhos. Para este objetivo, o ideal é visitar o sul da Morávia, aonde são produzidos mais de 96% dos vinhos tchecos.

Experiencia de viagem Sabores
Pacotes