Brno, uma descoberta a cada movimento

Brno é uma das cidades tchecas que mais repercutem na mídia. Muito é escrito sobre suas atrações turísticas, de palácios aos subterrâneos. Mas, Brno tem outro lado atrativo – o da tecnologia. No mais, as inúmeras facilidades para locomoção animam vivenciar cada diferente aspecto da cidades e arredores.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 22, 2019

O Jihomoravské inovační centrum (JIC) - Centro de Inovação da Morávia do Sul é uma das instituições de estudos e soluções de ponta sediadas em Brno. Atenta incubadora de startups, esta bela cidade tcheca e sua região têm status de importante centro tecnológico. Em dependências do JIC funciona o FabLab Brno, workshop digital permanente, com área de 180 m2. Moradores e turistas ligados em hightech podem apreciar e até experenciar impressoras em 3D, robôs, drones e lasers de corte de última geração.

Esta atração tecnológica disponível em Brno alcança estudantes, entusiastas de bricolagem, artistas, conforme propaga o JIC. As visitas, que acontecem durante passeios semanais regulares, são conduzidas por equipe do FabLab. Durante o passeio, é explicado (para visitantes, em inglês) sobre as funções dos dispositivos, e como devem ser operados Mesmo os que não ficam à vontade para aventurar-se nas práticas futuristas farão um programa bem bacana, que é ver de perto os frutos e os usos de avançada tecnologia. Em tempo: Na República Tcheca, Brno é a meca dos estudantes Erasmus, programa da União Europeia que apoia jovens de todo o planeta para realizar parte dos estudos fora dos seus países de origem.

Transporte público - por volta de 380 mil pessoas vivem em Brno, a capital da Morávia do Sul e a segunda maior cidade (atrás de Praga) da Tchéquia. Como dizem os urbanistas, “uma cidade é boa para turistas quando é boa para seus habitantes”. Sendo assim, Brno se destaca, na prática e nas atrações.

Em termos práticos, iniciando por transporte público, você vai se surpreender ao visitar o site da DPMB - Dopravní podnik města Brna (Empresa de Transporte Público de Brno). Para moradores e visitantes, o site mostra preços (módicos, relativizados até mesmo com outras cidades tchecas) e várias  atrações sazonais. Os serviços oferecidos pela DPMB incluem passeios em pequenos navios fluviais, com duração a partir de uma hora.

Diversão sobre trilhos - Ir de um ponto a outro em um bonde, bebericando e ouvindo música, é um programa atraente para você? Se sim, lá vai: o bonde da cerveja é um pub (Šalina pub) sobre rodas que circula de março a dezembro. Além de saborear a ótima cerveja tcheca (Staré Brno, Starobrno Medium e Starobrno Drak), você ouvirá música ao vivo e poderá participar de divertida programação.

Em Brno há outras atrações e comodidades sobre trilhos. Os ônibus para transporte de bicicletas funcionam de março a outubro; e o bonde retrô, que funciona diariamente, de 14 de abril até 30 de outubro, oferece música durante todo o percurso.

Serviço

Jihomoravské inovační centrum (JIC) - Centro de Inovação da Morávia do Sul

JIC INMEC/FabLab - Funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas

Radka Syslová - syslova@jic.cz

Endereço: Purkyňova 649/127 - Medlánky

DPMB Dopravní podnik města Brna - Empresa de Transporte Público de Brno

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Liberec, encanto cercado pela natureza

Nesta cidade e seus arredores, em qualquer época do ano você poderá praticar vários esportes, explorar as rotas da natureza a pé ou em esquis, e conhecer um marco arquitetônico que, inclusive, permitirá hospedagem e refeições.

Experiencia de viagem
Telč: uma cidade em tons pastel

A Dama Branca, o fantasma mais famoso da República Tcheca, deixou sua marca lendária também nesta pequena e pitoresca cidade.

Experiencia de viagem
Sete portas para entrar em Tchéquia

Durante 2019, várias comemorações na República Tcheca lembraram a Revolução de Veludo, ocorrida há 30 anos na então Tchecoslováquia - que incluía a hoje Eslováquia -, libertando-a do poder soviético. Em 2019, Tchéquia comemorou também 15 anos desde a entrada na União Europeia, já como República Tcheca, após a separação da Eslováquia, em 1993.

Experiencia de viagem