Brno, uma descoberta a cada movimento

Brno é uma das cidades tchecas que mais repercutem na mídia. Muito é escrito sobre suas atrações turísticas, de palácios aos subterrâneos. Mas, Brno tem outro lado atrativo – o da tecnologia. No mais, as inúmeras facilidades para locomoção animam vivenciar cada diferente aspecto da cidades e arredores.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 22, 2019

O Jihomoravské inovační centrum (JIC) - Centro de Inovação da Morávia do Sul é uma das instituições de estudos e soluções de ponta sediadas em Brno. Atenta incubadora de startups, esta bela cidade tcheca e sua região têm status de importante centro tecnológico. Em dependências do JIC funciona o FabLab Brno, workshop digital permanente, com área de 180 m2. Moradores e turistas ligados em hightech podem apreciar e até experenciar impressoras em 3D, robôs, drones e lasers de corte de última geração.

Esta atração tecnológica disponível em Brno alcança estudantes, entusiastas de bricolagem, artistas, conforme propaga o JIC. As visitas, que acontecem durante passeios semanais regulares, são conduzidas por equipe do FabLab. Durante o passeio, é explicado (para visitantes, em inglês) sobre as funções dos dispositivos, e como devem ser operados Mesmo os que não ficam à vontade para aventurar-se nas práticas futuristas farão um programa bem bacana, que é ver de perto os frutos e os usos de avançada tecnologia. Em tempo: Na República Tcheca, Brno é a meca dos estudantes Erasmus, programa da União Europeia que apoia jovens de todo o planeta para realizar parte dos estudos fora dos seus países de origem.

Transporte público - por volta de 380 mil pessoas vivem em Brno, a capital da Morávia do Sul e a segunda maior cidade (atrás de Praga) da Tchéquia. Como dizem os urbanistas, “uma cidade é boa para turistas quando é boa para seus habitantes”. Sendo assim, Brno se destaca, na prática e nas atrações.

Em termos práticos, iniciando por transporte público, você vai se surpreender ao visitar o site da DPMB - Dopravní podnik města Brna (Empresa de Transporte Público de Brno). Para moradores e visitantes, o site mostra preços (módicos, relativizados até mesmo com outras cidades tchecas) e várias  atrações sazonais. Os serviços oferecidos pela DPMB incluem passeios em pequenos navios fluviais, com duração a partir de uma hora.

Diversão sobre trilhos - Ir de um ponto a outro em um bonde, bebericando e ouvindo música, é um programa atraente para você? Se sim, lá vai: o bonde da cerveja é um pub (Šalina pub) sobre rodas que circula de março a dezembro. Além de saborear a ótima cerveja tcheca (Staré Brno, Starobrno Medium e Starobrno Drak), você ouvirá música ao vivo e poderá participar de divertida programação.

Em Brno há outras atrações e comodidades sobre trilhos. Os ônibus para transporte de bicicletas funcionam de março a outubro; e o bonde retrô, que funciona diariamente, de 14 de abril até 30 de outubro, oferece música durante todo o percurso.

Serviço

Jihomoravské inovační centrum (JIC) - Centro de Inovação da Morávia do Sul

JIC INMEC/FabLab - Funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas

Radka Syslová - syslova@jic.cz

Endereço: Purkyňova 649/127 - Medlánky

DPMB Dopravní podnik města Brna - Empresa de Transporte Público de Brno

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
O que ver em Lednice e Mikulov

Lednice, seu maravilhoso palácio, e Mikulov, pequena cidade na região da Morávia, na República Tcheca.

Experiencia de viagem
Pardubice, destino muito atrativo e pouco conhecido

Por trem ou carro, em uma hora desde Praga, sentido leste, você chegará a Pardubice (a menos de três horas de Alicante, na Espanha, em voo direto de companhia low cost). É muito interessante conhecer esta cidade, devido a tudo que oferece, e utilizá-la como ponto de partida para visitar toda a República Tcheca, pois ela possui ampla rede de entroncamentos ferroviários, que distribui viajantes pelo país.

Experiencia de viagem
David Černý: nos passos de um provocador

David Černý, artista tcheco contemporâneo, conseguiu instalar mais de uma dúzia de suas controversas esculturas nas ruas de Praga. Propomos um passeio para ver as criações dele e, ao longo do caminho, esbarrar em tudo o mais.

Experiencia de viagem