Brno não é uma cidade. Brno é a minha casa

Wanda é conhecida em Brno como tatuadora Ashtray Heart, mas é também aluna e atual bolsista de turismo da República Tcheca na Espanha. Ela aproveita cada momento de sua estadia em Madri,e afirma ser cidadã de Brno, embora tenha nascido e vivido seus primeiros 19 anos na Eslováquia. Entende que o lar não é escolhido por nascimento, mas, se você tiver sorte, algum dia acabará por encontrá-lo.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Novembro 13, 2019

Ao visitar Brno, o que é imperdível?

Quero oferecer perspectiva diferente da cidade - não basta observá- la, é preciso vivê-la. (Meu foco é) como amante da arquitetura moderna, da arte e da energia exaladas pelos estudantes. Essa combinação tripla se encaixa perfeitamente com Brno.

A experiência "viver Brno" pode começar percorrendo a cidade por duas rotas incomuns: a BAM e a Poética. A rota BAM, Manual de Arquitetura de Brno, leva através das edificações erguidas na cidade no período entreguerras. Durante a rota, você poderá ler as informações sobre cada edifício, além de ouvir suas histórias nas ruas. É claro que eu não me perdoaria por não citar a obra-prima funcionalista por excelência – a Villa Tugendhat. Você tem que visitá-la, sim ou sim...

A rota Brno Poética é um projeto que mostra o potencial poético escondido nessa cidade. Quantos versos os poetas dedicaram a Brno? Espalhadas por toda a cidade, há placas que reproduzem muitos deles para leitura pelos visitantes no mapa interativo do projeto, traduzidos para o inglês e o alemão.

E, claro, a Kamenná Kolonie (Colônia de Pedra) - rua artística aonde o tempo parece ter parado. Especialmente durante o verão, este lugar é mágico.

À medida que o entardecer se aproxima, o melhor pôr do sol é oferecido casa dourada Dům Panu z Lipé.

À noite, eu começaria no blues bar Traubka, um lugar lendário que não muda desde os anos 90. Luz tênue, os melhores blues e atmosfera perfeita, quando as palavras não bastam. Para o jantar, eu escolheria as famosas tortas deste lugar. Conforme lenda urbana, aqui fazia refeições Václav Havel (escritor, dramaturgo e intelectual tcheco, último presidente da então Tchecoslováquia, e primeiro presidente da República Tcheca). E onde dançar? Eu escolheria o espaço cultural Kabinet Múz (Gabinete das Musas), onde são ouvidas as melhores músicas indie e house progressive.

Em conclusão, é claro que, para viver a cidade de Brno ao máximo, um dia deveria ter 48 horas. Além de tudo o que apontei, devo mencionar clássicos que ninguém deve perder, como a Catedral de São Pedro e São Paulo, o Castelo Špilberk, a Praça do Mercado de Vegetais e o Ossuário da Igreja de São Tiago.

O que há de mais engraçado sobre Brno?

Certamente, a história sobre quando uma associação de cidadãos pintou nos bancos da  stação de Brno a palavra Krno (cidade atrofiada), como crítica aos seus governantes. Outra piada lendária é que, durante a inauguração do relógio astronômico na Praça da Liberdade, o autor errou ao dizer a hora porque, conforme aquele dito, “naquele relógio é quase impossível fazê-lo corretamente”.

Brno tem um senso de humor irônico e usa profusamente o espaço público para expressá-lo. A cidade está cheia de mensagens que estão em toda parte, como as que podem ser vistas, escritas a giz, na parede do hospício em Kamenná kolonie. As mensagens são divertidas, embora algumas sejam quase indecifráveis. O bom humor está em toda parte.

Comente sobre três lugares da moda entre os habitantes locais.

É preciso reconhecer que o número de cafés interessantes e originais vem num crescer quase ilimitado, nos últimos anos. O musthave dos descolados é o café SKØG.

Outro ponto essencial é o bar de coquetéis Super Panda Circus,onde você nunca sabe se tudo o que vê é um espetáculo ou pura realidade. Este bar ganhou vários prêmios pela qualidade de suas bebidas. Não se surpreenda no caso de o seu coquetel ser servido em uma mamadeira, acompanhada de um panda de pelúcia.

O clássico, no entanto, é passar a noite bebendo cerveja no bar Na Stojáka, localizado na Náměstí sv. Jakuba (Praça São Tiago), na esquina mais animada da noite de Brno.

Para qual restaurante você convidaria um amigo estrangeiro?

No café da manhã, geralmente os levo a um dos redutos estudantis na rua Veveří, como o Bistro Franz, que serve delícias sazonais e utiliza ingredientes frescos, de produção local. Para o almoço, gosto de ir ao Bistro Go, um moderno restaurante vietnamita decorado de uma maneira muito original. A cozinha oriental é muito popular em Brno, razão pela qual, geralmente, é muito presente em restaurantes locais, como o Kupé.

Penso que, em breve, Brno será declarada a capital tcheca do café. O Café Pilát, localizado na Praça dos Capuchinhos, oferece vistas excepcionais da Catedral de São Pedro e São Paulo. Embora a experiência vivenciada com a xícara de café (preparado por      

baristas) na mão é mais intensa no carrinho Kofi – fica estacionado na rua Česká.

Conte-nos sobre algo ou lugar imperdível em Brno.

Brno se destaca por seus muitos festivais: Jeden Svět (Um Mundo), o festival de documentários sobre direitos humanos; Jazzfest Brno, Noc Literatury (Noite da Literatura), e muitos mais.

Mas, se você está procurando um lugar muito especial e alternativo, esse seria Cejl, conhecido como o Bronx de Brno. É quase como uma cidade dentro da cidade, onde tudo pode  acontecer.

Qual a recordação de Brno que você presentearia a um amigo estrangeiro?

O colar artesanal com a palavra proč (por quê?), do artesão do estúdio LoveMusic. Suas criações caracterizam muito bem o bom humor da cidade.

Canais relacionados

Dica de local
Por que a República é Tcheca (e não Checa)

Acontece frequentemente. O sujeito escreve um texto e coloca em letras garrafais República Checa. Até em grandes veículos de comunicação. Sinto dizer, estão errados. A República é Tcheca, com T maiúsculo.

Dica de local
A Praça Venceslau, em Praga. Onde as coisas acontecem.

Conheça um pouco mais de um dos lugares mais emblemáticos da capital tcheca.

Dica de local
Bonde 22, o maior quebra-galho de Praga

Conheça o bonde que passa pelas principais atrações da cidade.

Dica de local