Boêmia do Sul e Pilsen: castelos, magia e cerveja

Qualquer lista de viagem com os “imperdíveis” da Tchéquia inclui Třeboň , Hluboká , České Budejovice , Holašovice , Český Krumlov e Pilsen. Crie passeio de quatro dias que levará você a todos esses lugares fantásticos. Tome nota e prepare-se para desfrutar.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 03, 2023

A região da Boêmia do Sul pode orgulhar-se de ter alguns dos locais mais bonitos de todo o país – e até da Europa –, os quais  foram incluídos na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Český Krumlov, por exemplo, surpreende até os viajantes mais exigentes, enquanto o castelo de Hluboká guarda, entre suas muitas torres, nobres histórias. A capital da região, České Budějovice, é repleta de encanto e sede de famosa cervejaria. No entanto, para que os amantes da cerveja se sintam em “”imersão”, eles terão que incluir visita a Pilsen, berço da cerveja que leva o nome dessa cidade.

Por oferecer encanto, tradição e cerveja, este itinerário resulta indispensável.

DIA 1

Třeboň , Hluboká e České Budejovice

Traslado por ônibus, desde Praga para Třeboň (140 quilômetros ).

A bela cidade-spa de Třeboň é tudo de que o viajante precisa no primeiro dia de sua viagem, para relaxar totalmente e desfrutar deste passeio que provoca a fantasia. Geralmente, a cidade recebe visitantes que buscam tratamentos terapêuticos ou de beleza, em ambiente que ofereça relaxante pausa.

No entanto, Třeboň tem inúmeras atrações para movimentar os dias dos visitantes. Ótima pedida, por exemplo, é visitar o palácio renascentista que abriga exposição permanente sobre a região de Trebonsko, a qual faz o visitante se sentir imerso na trama da história regional.

Subir ao cimo da torre da antiga Câmara Municipal de Třeboň proporciona colher vistas espetaculares do centro histórico da cidade e seus arredores, intensamente verdes, salpicados de lagoas. Desde a torre, à distância que pode ser percorrida a pé  sem esforço está a suntuosa Tumba dos  Schwarzenberg. Nela repousam 27 membros desta famosa linhagem, que foi uma das mais ricas da Europa.

Um dos passeios recomendados em Třeboň é caminhar ao redor do belo lago Svět. Esta palavra tcheca significa "mundo", logo, quem fizer essa agradável caminhada pode se gabar de “ter dado a volta ao mundo”.

Traslado e Hluboká (30 quilômetros ).

Na Boêmia do Sul, o Palácio de Hluboká é o destino preferido para excursões. Ele é ideal para os amantes da história, para os românticos incorrigíveis e os que quem gosta de atividades esportivas. O palácio, por muitos considerado o mais belo da Tchéquia, deve seu atual perfil arquitetônico aos nobres da família Schwarzenberg. Nos interiores do edifício, com 140 quartos e 11 torres, podem ser feitos tours bem variados.

É possível visitar desde os ambientes privados dos antigos proprietários às luxuosas salas para reuniões. Você verá  paredes folheadas e esculpidas, tetos em caixotões, móveis elegantes, lustres de cristal e grandes coleções de quadros e objetos de prata, porcelanas e gobelins. É ainda possível subir à torre de observação, conhecer a cozinha do palácio e admirar a sala de equitação.

Para os amantes dos esportes de aventura,  Hluboká e a região de entorno é perfeita para ciclismo, fazer longas caminhadas ou praticar escalada em uma via ferrata. Onde exatamente? No  pitoresco Vale do Vltava (Moldava), entre Hluboká nad Vltavou e Purkarec. No lugar chamado Karvanice, à margem esquerda do rio emergem da água íngremes paredes rochosas, ao longo das quais se abrem espaços para apoiar escaladas do tipo ferrata. A escalada pode ser feita mesmo por principiantes.

Ao final do dia chega o momento de seguir rumo à capital da região da Boêmia do Sul, České Budejovice (11 quilômetros).

Onde dormir:

Clarion Congress Hotel****
Endereço: Pražská třída 2306, České Budějovice.

Grand Hotel Zvon****
Endereço: Náměstí Přemysla Otakara II 90/20, České Budějovice.

Fome?

Nové Dvory. Restaurante e microcervejaria.
Endereço: Haklovy Dvory 2235, České Budejovice .

Microcervejaria Krajinská 27
Endereço: Krajinská 27, České Budejovice .

DIA 2
České Budějovice, Holašovice y Český Krumlov

É hora de descobrir a capital da Boêmia do Sul, České Budějovice, a partir da famosa praça quadrada de Přemysl Otakar II, uma dos maiores da Europa, sempre presente nos manuais de matemática, já que sua superfície cobre exatamente um hectare. A praça é rodeada por belas casas barrocas e a elegante Câmara Municipal, enquanto no centro ergue-se a Fonte Sansão.

O passeio deve incluir visita à catedral de São Nicolau e ao Armazém de Sal, bem como à Torre Negra. A torre, um dos marcos da cidade e cercada por lendas, tem 72 metros de altura. Alcançar o mirante, que se dá vencendo para além de 200 degraus, é recomendado para quem tem bom fôlego.

Ver de perto a origem da famosa cerveja Budweiser pode ser a chave de ouro da visita à České Budějovice. Na cidade, a  cervejaria Budvar fabrica a Budweiser desde há sete séculos, de acordo com a receita original.

A cerveja Budweiser foi o centro de uma das batalhas legais mais acirradas ao redor de uma marca. O nome alemão da cidade, Budweis, foi utilizado por cervejaria  norte-americana que não tem nada em comum com a cerveja da marca produzida em České Budejovice. Embora os litígios comerciais e judiciais não estejam resolvidos, a cerveja autêntica Budvar de České Budějovice seguirá pelo mundo a deliciar paladares com o seu fantástico sabor.

Traslado à Holašovice (17 quilômetros).

Perfeitamente preservadas, as fachadas em estilo barroco rural em Holašovice valeram inclusão na lista do Patrimônio Cultural da Unesco. O perfil original mantido até agora surgiu no século 19, quando o estado se libertou da servidão e os camponeses puderam começar a reformar suas casas, decorando-as conforme gostos pessoais.

No entorno da praça central, originalmente pobre e despojada, as fachadas começaram a ser decoradas com adornos e detalhes de cores diferentes, formando conjunto  encantador, admirado por visitantes do mundo todo.

Durante a visita a Holašovice, há algo para fazer na Fazenda Nº 6, onde está reproduzida a rotina rural conforme vivida no passado. Para completar, é bem interessante conhecer a oficina de cerâmica da cidade.

Traslado para Český Krumlov (24 quilômetros).

Onde dormir:

Old Inn****
Endereço: Náměstí Svornosti 12, Český Krumlov.

Bellevue****
Endereço: Latrán 77, Český Krumlov.

Grand Hotel****
Endereço: Náměstí Svornosti 3, Český Krumlov.

Fome?

Hospoda Na louži (restaurante clássico de especialidades locais).
Endereço: Kájovská 66, Český Krumlov.

DIA 3

Český Krumlov e Pilsen

A chamada “Pérola da Boêmia” oferece viagem ao passado, levando o visitante a se sentir na Idade Média.  Český Krumlov, contornado por meandro do rio Moldava, nos tempos antigos  foi residência das mais poderosas famílias tchecas, daí o esplendor da cidade que cativa viajantes do mundo todo.

Além de visitar o castelo e o charmoso centro histórico dessa bela cidade, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, é possível conhecer extenso acervo de obras do artista Egon Schiele e divertido ateliê fotográfico onde são clicados retratos com as pessoas vestidas em trajes de época.

O passeio pelo interior do castelo é imperdível. Construído  entre os séculos 14 e 19, esses interiores refletem as mudanças de estilo ocorridas em diferentes épocas, desde a Idade Média até o Renascimento. A torre do palácio oferece vistas privilegiadas sobre a paisagem de Šumava. No Museu do Castelo e na Oficina de Ferreiros há interessantes exposições que possibilitam conhecer ao vivo o trabalho deles. Ainda, é atrativo o passeio ao Vale dos ossos e, além do mais, conhecer a casa da ursa Maria Teresa.

O Centro antigo de Český Krumlov, rodeado pelo rio Moldava, liga-se ao resto da cidade através de três pontes. Na parte interior chama a atenção as casas que circundam a praça Svornosti, em estilo gótico, renascentista e barroco; a Câmara Municipal; o poço hexagonal de pedra e a Coluna da Peste. Bem interessante é o bairro Latrán, localizado sob o  palácio, onde se chega atravessando pela  ponte de madeira Lazebnický.

Para coroar o sonho mágico proposto pela visita a Český Krumlov, boa ideia é alugar barco típico para navegar pelo rio Moldava e colher privilegiadas e inesquecíveis vistas.

Transferência para Pilsen (152 quilômetros), para terminar o dia com uma grande jarra da cerveja melhor do mundo.

Onde dormir:

Hotel Vienna House Easy Pilsen****

Endereço: U Prazdroje 6, Pilsen.

Hotel Central****

Endereço: Náměstí República 33, Pilsen.

Hotel Purkmistr****

Endereço: Selská semirreboque 21/2, Plzeň 8 – Černice.

Fome?

Plzeňka Restaurant
Endereço: Riegrova 7, Pilsen.

Švejk Restaurant
Endereço: Klatovská 125, Pilsen.

DIA 4

Pilsen

Pilsen é apreciada desde cedo, cada um ao seu ritmo, visitando o centro histórico e o anel de parques que rodeiam a cidade, bem como a sua famosa cervejaria Pilsner Urquell, “a loira mais famosa da República Tcheca” .

A fábrica oferece circuitos guiados imperdíveis para todos que amam cerveja. O passeio termina na medida certa - degustação de cerveja especialmente elaborada para os visitantes, que não é oferecida no mercado e é deliciosa.

Por outro lado, no centro, o Museu da Cerveja revela a história dessa bebida desde a antiguidade até os dias de hoje, além de explicar como foi criado o estilo de cerveja lager, que leva o nome da cidade.

O que mais se pode ver em Pilsen? No centro da Praça da República fica a Catedral de São Bartolomeu, cuja torre é a mais alta da Tchéquia. A curta distância fica a Grande Sinagoga de Pilsen, que é a segunda maior da Europa e a terceira maior do mundo. É possível visitar um Museu das Marionetes e alguns prédios projetados pelo famoso arquiteto Adolf Loos.

Tempo extra?

Pode ser boa ideia terminar esta grande aventura com um tratamento relaxante em um spa de cerveja. Na cervejaria Chodovar (localizada a 70 quilômetros de Pilsen), é possível tomar relaxante banho de cerveja. A terapia combina os efeitos terapêuticos da água mineral quente, os ingredientes utilizados na fabricação de cerveja e massagens.

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
CALENDÁRIO 2020: Faça uma consulta com BRNO

A cidade de Brno tem um calendário muito rico neste 2020, repleto de eventos interessantes que você não vai querer perder. Em que mês você gostaria de marcar uma consulta com a segunda maior cidade da República Tcheca?

Experiencia de viagem
Sem sair de casa, visite lindo castelo tcheco e pratique ioga

Disponível em streaming e no youtube, está no ar o primeiro episódio da série  YogArt, criada pela direção do Castelo Nelahozeves, em Tchéquia. Cada edição será  ambientada em uma das belas galerias do castelo. No decorrer das cenas, você observará e poderá repetir exercícios respiratórios e suaves movimentos de ioga.

Castelos e Palácios Dica de local Experiencia de viagem
Praga é tão bonita que sua perfeição incomoda

Praga é uma cidade tão bonita que chega a dar raiva!

Experiencia de viagem
Pacotes