14 castelos e palácios tchecos cheios de mistérios, segredos e um ou outro crime

Há infinidade de rotas que revelam as facetas mais bucólicas ou românticas da República Tcheca. Porém, às vezes o que nos apetece é vivenciar experiências causadoras de grandes emoções. Convidamos você a visitar 14 castelos e palácios que escondem tramas e mistérios dignos da melhor ficção.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Dezembro 15, 2021

Viajar é também ficar surpreso e sentir que as experiências vivenciadas no destino que visitamos nos entusiasmem na mesma medida proporcionada pelas cenas que assistimos no telão. Numa cultura tão cinematográfica como a nossa, é difícil encontrar histórias que provoquem catarse emocional enquanto viajamos, porém, ao fazer os percursos sugeridos, garantimos que você vibrará, por mais cético que se considere.

14 castelos e palácios com passado arrepiante

Às vezes, a realidade supera a ficção e nas centenas de castelos e palácios tchecos ocorreram cenas tão impactantes que estariam à altura do capítulo mais intrincado de Game of Thrones. Vingança, luta por herança, amantes rancorosos, jardineiros suspeitos, cavaleiros fantasmagóricos e até pegadas emergindo inexplicavelmente do solo. Garantimos que as visitas aos palácios e fortalezas da República Tcheca são tudo, menos enfadonhas.

Um dos percursos que mais pode despertar o interesse dos fãs de filmes históricos e de intrigas é aquele que une série de castelos e palácios aonde ocorreram episódios cheios de mistério ou de derramamento de sangue. Afinal, vida e morte fazem parte de mesma sequência e despertam aquela curiosidade mórbida que todos carregamos dentro de nós.

Castelo de Buchlov. © Lukas Uchytill / Shutterstock

1. Castelo de Buchlov

Nunca se soube com certeza o motivo ou o autor do assassinato do nobre D. Enrique de Buchlov em 1582, mas o florete usado para cometer o crime permanece impune. Ver a arma pode ser uma das muitas desculpas para passear pelo castelo, observar múmia autêntica - de coleção egípcia - e descobrir o que é verdade na lenda da 'Dama de Preto'. Essa jovem se identifica como Hildegard, filha de um dos Liechtenstein (ex-senhores do castelo), que foi castigada a vagar pelo castelo por ter cometido um ato impróprio. Diz a lenda que, se ela aparecesse a algum dos senhores de Buchlov, ele morreria.

2. Palácio do Arcebispo de Olomouc

É difícil imaginar que em palácio aonde a arte se deleita em cada recanto, um monarca fosse assassinado. Ocorreu em 1306, com o agravante de ele ter apenas 16 anos! Trata-se do assassinato do rei Venceslau III, o último da dinastia Premislida. Embora as razões nunca tenham sido exatamente conhecidas - falava-se de uma possível vingança -, as consequências foram importantes para o Reino Tcheco, que perdeu seu último membro da realeza Premislida sem que ele deixasse descendência.

Castelo de Olomouc.

3. Castelo de Cheb

A violência atingiu duplamente Cheb, bela cidade localizada na Boêmia Ocidental. Em Cheb, no ano de 1634, o comandante do Exército Albrecht de Wallenstein foi assassinado. Ocorreu durante a Guerra dos 30 Anos, no decorrer de jantar do qual participavam seus comandados, igualmente mortos durante o atentado. Diz a lenda que Wallenstein cavalga pelas ruas de Cheb, vestindo camisa branca com mancha de sangue na altura do peito, entra no castelo e desaparece. Não podemos assegurar que você terá encontro com o fantasma, mas poderá observar  cavalo dele empalhado, exposto no Museu de Cheb.

Cidade de Cheb.

4. Castelo de Český Krumlov

Às vezes, filhos ilegítimos e nobreza se unem em acontecimentos, como mostra a história a seguir. Para contá-la, revisitamos o século 17 para ir ao Castelo de Český Krumlov, aonde viveu Júlio César d'Áustria, filho bastardo do Rei Rodolfo II, da dinastia dos Habsburgo. Conta-se que Júlio César d'Áustria sofria de esquizofrenia e, em 1608, durante um de seus surtos acabou com a vida da sua amante, filha de um barbeiro. Ao saber do ocorrido, seu pai, o monarca, decidiu condená-lo à prisão perpétua. O jovem não sobreviveu à prisão além de um ano.

Český Krumlov. © Ladislav Renner

5. Castelo Námĕšť nad Oslavou

Se o comum no cinema é que o assassino é o mordomo, no castelo de Námĕšť nad Oslavou a tradição não se cumpre, pois foi o jardineiro. A história de horror dessa fortaleza remonta a 1927, quando, após um incêndio, foram descobertos os corpos do guarda florestal e da sua família. Embora a princípio se acreditasse que as mortes eram fruto de acidente, a culpa do jardineiro foi constatada – ele matou toda a família ao ser descoberto pilhando a casa do guarda florestal, no bosque das cercanias da fortaleza

6. Castelo Kunštát

Esse castelo também tem a sua própria narrativa sangrenta. Em 1948, nele foram encontrados os cadáveres do filho e da mãe do inventor tcheco Erich Hudec, criador do telex e o cientista por trás da primeira transmissão por tevê de Olímpiadas, no caso, as de Berlim. O assassinato, um dos maiores mistérios da criminologia tcheca, nunca foi decifrado. Ao que se some o fato de o genial Erich Hudec ter desaparecido misteriosamente e jamais ter sido encontrado.

Castelo Kunstát. © Star Bin

7. Palácio em Milotice

Dramas românticos não faltam nos palácios tchecos e o de Milotice vem acompanhado do enigma de algumas pegadas pretas que emergiram do pavimento. Elas acabaram por desaparecer, mas deram origem a muitas interpretações. Uma delas especula que as pegadas pertenciam à Dama Negra, que passeava com o capelão, assassinado pelo marido da coquete senhora, levado por ciúme.

Palácio Lednice.

8. Palácio Lednice

A bucólica imagem do Palácio Lednice se mistura com a cor negra do mistério. Diz a lenda que misterioso cavaleiro se afogou nos pântanos ao redor da mansão. Ainda há quem afirme ter visto o cavalo e ouvido o trote da cavalgada. Fique bem atento quando você andar por lá...

9. Castelo de Hodonín

Em Hodonín, quem ainda perambula pelo castelo é o Senhor de Branco, cujo espírito está preso ali desde o século 17. Diz-se que um jovem órfão, enriquecido de hora para outra após assumir as terras dos senhores da região, casou-se e morreu pouco depois. Sua esposa, única herdeira, era a principal suspeita do crime, mas seu envolvimento nunca foi comprovado. Claro, o Senhor de Branco não esqueceu.

Castelo de Velhartice.

10. Castelo Velhartice

Bem perto dessa fortaleza há pequeno cemitério e a igreja de Maria Magdalena. Esse templo é relacionado à magia negra e à concentração de energias obscuras. Em sua torre aparecem e desaparecem manchas que se identificam com o rosto de uma jovem falecida em um acidente de trânsito.

11. Castelo Zvíkov

Se a lenda de Velhartice não te dá arrepios suficientes, continue a rota visitando Zvíkov, castelo aonde as baterias das câmeras fotográficas descarregam instantaneamente e as imagens clicadas são destruídas. Esses eventos são atribuídos a Rarášek, duende zombeteiro que antes perseguia os visitantes e agora se contenta com não ser fotografado.

Castelo Zvíkov.

12. Castelo Lemberk

O mais perturbador sobre o Castelo Lemberk são os seus sons enigmáticos. Choro, ruídos de imóveis sendo movidos, notas musicais saídas de um órgão para invadir o ar no meio da noite... Até os animais detectam presenças e fogem assustados desse lugar. Você se atreveria a visitá-lo à noite?

13. Castelo Zbiroh

Nessa fortaleza, o silêncio mais absoluto estende-se ao labirinto de corredores e celas da cave. Essa área foi fechada durante a era nazista e até hoje não se sabe o que há nesses interiores.

Castelo Zbiroh.

14. Castelo Blatná

A lenda sobre o Castelo Blatná fala de tesouro templário descoberto por astuto escriba que conseguiu decifrar o enigma de pintura dependurada em uma das paredes da fortaleza, no século 17. As riquezas escondidas atrás da pintura desapareceram ao mesmo tempo que o escriba. Ainda assim, o castelo preserva e expõe muitas outras joias, um dos motivos pelos quais merece ser visitado.

Este roteiro muito original confirma que a República Tcheca guarda muitos mistérios ocultos, que serão revelados um após o outro enquanto você viaja por todas as suas regiões.

Castelo de Blatná.

Você poderá gostar...

CINCO FILMES DE TERROR GRAVADOS NA REPÚBLICA TCHECA

20 LUGARES CURIOSOS DA REPÚBLICA TCHECA

CINCO CASTELOS PARA HOSPEDAR VOCÊ NA REPÚBLICA TCHECA

 

Canais relacionados

Castelos e Palácios
Cinco belos jardins de castelos e palácios na República Tcheca

Os impressionantes castelos e palácios da República Tcheca têm jardins que com eles comungam em exuberância. Visitar esses jardins encanta os sentidos e promove viagens a tempos longínquos.

Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem Itinerários Natureza Patrimonio Sonhe
14 castelos e palácios tchecos cheios de mistérios, segredos e um ou outro crime

Há infinidade de rotas que revelam as facetas mais bucólicas ou românticas da República Tcheca. Porém, às vezes o que nos apetece é vivenciar experiências causadoras de grandes emoções. Convidamos você a visitar 14 castelos e palácios que escondem tramas e mistérios dignos da melhor ficção.

Castelos e Palácios
Cinco castelos para hospedar você na República Tcheca

Com preços de estadia para todos os bolsos, vários castelos da República Tcheca aceitam hóspedes. A seguir, cinco deles. 

Arquitetura Castelos e Palácios Castillos y Palacios Experiencia de viagem Itinerários Luxo Patrimonio Patrimônios Sonhe