10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Por: Pepa Garcia

Publicado: Abril 12, 2021

A Praga mais monumental nos conquista com sua aura mágica, a nos envolver em atmosfera que permanece alheia ao passar do tempo. Um primeiro passeio na capital tcheca pode se concentrar na Rota da Unesco ou em Praga Alternativa, mas antes ou durante essas visitas sugerimos que você se lance a essas experiências que levam a vivenciar Praga.

10 experiências para vivenciar Praga em dois ou três dias

O tamanho da cidade de Praga permite que você explore seus bairros com calma e a pé, atento a cada detalhe e conhecendo  suas histórias e lendas. No entanto, às vezes precisamos de incentivo que nos motive a visitar determinado lugar. Lista de dez programas para fazer em Praga pode nos ajudar a focar e organizar a programação da nossa viagem.

1. Diga olá a São João Nepomuceno na Ponte Carlos

A Ponte Carlos é visita obrigatória em Praga, tanto por ter se tornado o maior ícone da capital tcheca, como por sua galeria de 20 esculturas ao ar livre. Dentre elas há uma muito especial, que devemos homenagear – a estátua do mártir tcheco São João Nepomuceno. Segundo a lenda, ele foi jogado no rio depois de se recusar a contar ao rei Venceslau IV a confissão da rainha da Boêmia, Sofia da Baviera. Bem ao lado da estátua do santo há placa com uma cruz arcebispal para lembrar a morte dele. Diz a  lenda que se você a tocar na cruz com os cinco dedos e fizer um pedido, seu desejo será realizado.

2. Emocione-se ao assistir ópera no Teatro Nacional

Este é um capricho que deve ser planejado antes de chegar a Praga, e vale incluí-lo em sua lista de atividades na cidade. É  aconselhável por dois motivos: pela beleza deste edifício de finais do século 19, tanto exterior como interior e para assistir ópera, espetáculos de balé ou de teatro. Experiência inesquecível é a de se emocionar com as vozes de grandes cantores tchecos em um belo salão dourado, com assentos forrados por veludo.

3. Assista à troca da guarda no Castelo de Praga

Antes de tudo, bom saber que o Castelo de Praga, construído no século 9, não corresponde à imagem que habitualmente temos de um “castelo”, mas antes, é uma cidadela que reúne série de edifícios. Um passeio por este conjunto é outro programa a fazer em Praga de forma obrigatória. No interior da cidadela há várias visitas fundamentais - Catedral de San Vito, Wenceslau e Adalberto, Basílica de São Jorge, o Beco do Ouro e o antigo Palácio Real. Este último foi o lar dos reis tchecos e, mais tarde, de alguns presidentes. No castelo é aconselhável assistir à troca da guarda - a mais completa acontece na porta principal às 12 horas, mas também é realizada a cada hora redonda.

4. Saboreie cerveja tcheca no U Supa

U Supa, que data do século 15, é a cervejaria pub mais antiga de Praga. É um prazer saborear pratos tradicionais tchecos e tomar algumas cervejas naquele restaurante de época, com belas abóbadas do renascimento gótico tardio. Além de experimentar uma de suas especialidades, a cerveja lager semiescura filtrada Sup, é interessante conhecer a cervejaria onde o tanque principal é feito de vidro, para que o processo seja observado.

Por fim, se visitar essa cervejaria no verão, poderá optar por relaxar no jardim interior ao som das águas da fonte ou, a partir do terraço, desfrutar da animação da rua Celetná.

5. Recupere o romantismo na ilha de Kampa

Dizem que essa ilha é um dos locais mais românticos de Praga, por isso, se viajar em casal (ou conhece alguém em Praga), ela é daqueles espaços especiais que criam memória inesquecível. Coloque na sua agenda de o que fazer em Praga a “declaração de amor em Kampa”. A ilha é um pequeno oásis urbano com vista para o Canal Certovka (ou Canal do Diabo).

Por algum tempo, os trabalhadores que construíram a Ponte Carlos moraram na ilha. Agora, é lugar ideal para desfrutar da cultura nos museus Kampa e Franz Kafka, ver os exteriores do Moinho do Grande Prior e passear sem pressa. Aqui também está a Ponte do Amor ou dos Cadeados, bom lugar para fotografar e levar como lembrança (o cadeado não é necessário).

6. Encontre o seu lado literário na biblioteca Klementinum

O complexo Klementinum, um dos maiores monumentos históricos da Europa, abriga série de espaços surpreendentes. Visitá-la é, sem dúvida, um dos passeios para fazer em Praga, mesmo se você ficar apenas um fim de semana. Passear pela Capela dos Espelhos, escalar sua Torre Astronômica e acabar por acalmar o olhar sobre milhares de incunábulos em sua biblioteca barroca, com seus globos históricos, é uma experiência que você tem que viver. Ao passar pela antessala da biblioteca, dê boa olhada no fac-símile do Código de Vyšehrad. O livro é formado por 108 folhas de  pergaminho, ilustradas com iluminuras de evangelistas, da família de Cristo etc. Datado do século 11, é considerado um dos mais valiosos do gênero, no período.

7. Desfrute de jantar e vista panorâmica na Torre Žižkov

Como você já leu em muitos lugares, a capital tcheca é chamada de “Cidade das Cem Torres”. Para você conferir, recomendamos acrescentar aos seus passeios em Praga a visita ao topo da Torre Žižkov. O lugar chama a atenção por vários motivos. O primeiro é a altura - com 216 metros, é a torre mais alta da cidade. E em segundo lugar porque ao seu redor estão dez figuras de bebês engatinhando, esculturas chamativas criadas pelo artista tcheco David Černý.

Vá ao observatório de 360 ​​graus (das 9h às 23h), a 93 metros de altura, para apreciar a vista e tirar fotos das famosas “poltronas bolhas balançantes” que acomodam os visitantes. Ótima pedida é jantar no restaurante panorâmico enquanto, aos poucos, as luzes da cidade se acendem.

8. Aprecie um coquetel ou durma na Casa Dançante

Desde 1996, um edifício mudou a paisagem arquitetônica de Praga e deu muito o que falar em uma cidade eminentemente histórica. O projeto da Casa Dançante foi executado por dois renomados arquitetos: Vlado Milunić e Frank O. Gehry. A curiosa arquitetura da Casa Dançante - dois edifícios abraçados - é inspirada nos famosos dançarinos e atores norte-americanos Fred Astaire e Ginger Rogers, ícones nas décadas 1940-1970.

O mais comum é que os turistas façam fotos da fachada e sigam adiante, mas nossa recomendação é para você conhecer os interiores da Casa Dançante. Ali você poderá visitar galeria de arte; observar belas vistas em 360 graus desde o terraço; fazer  refeição no restaurante que oferece vistas para o Castelo de Praga e o bairro Malá Strana; bebericar no Glass Bar (das 10h às 23h); e hospedar-se no moderno hotel Casa Dançante. As amplas janelas dos quartos de hóspedes descortinam vista de 180 graus.

9. Conheça a Torre da Câmara Municipal

Aproveite o passeio pela Praça da Cidade Antiga para entrar na Câmara Municipal, onde poderá fazer uma visita guiada para ver a surpreendente decoração interior, o plenário e a capela. Mas não pare por aí - suba à Torre da Câmara Municipal. Nela, desde 70 metros do solo, vista panorâmica de todo o centro histórico de Praga é inesquecível.

10. Surpreenda-se com o Relógio Astronômico

Antes de subir ou após descer da Torre da Câmara Municipal, vá até a fachada sul para apreciar belo espetáculo. Ver o carrilhão do Relógio Astronômico funcionar é algo a fazer em Praga, sim ou sim. O desfile dos 12 apóstolos a cada hora redonda (das 9 às 23 horas) atrai um bom número de espectadores. Tente chegar em tempo de conseguir lugar na primeira fila para melhor apreciar a performance oferecida por aquele imenso relógio do início do século 15.

Canais relacionados

Itinerários Patrimônios
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Itinerários Patrimônios
Cinco belos jardins de castelos e palácios na República Tcheca

Os impressionantes castelos e palácios da República Tcheca têm jardins que com eles comungam em exuberância. Visitar esses jardins encanta os sentidos e promove viagens a tempos longínquos.

Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem Itinerários Natureza Patrimonio Sonhe
As 10 estações de trem históricas mais incríveis da República Tcheca

As estações de trem da República Tcheca refletem a evolução histórica das regiões ou cidades onde estão localizadas, as modas, estilos e até mesmo o poder econômico da área. Escolhemos dez que se destacam no conjunto, por vários motivos.

Experiencia de viagem Itinerários