Třeboň: diabruras encantadoras

Cada aspecto da bela e bucólica cidade de Třeboň, na Boêmia do Sul, está relacionado ao sofisticado sistema de lagoas e canais que a cercam e onde, garantem as lendas, até o diabo passou, mas, para o bem.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 19, 2019

Os viveiros de peixes construídos em torno de Třeboň são surpreendentes obras de engenharia, com vários séculos de antiguidade, e foram responsáveis por tornar a paisagem,  antes árida e inóspita, em ambiente natural extraordinário, onde gostaríamos de viver ou, ao menos, passar férias relaxantes.

Além de fornecer alimento para a região com pescados e outros produtos, os espelhos artificiais de água e as florestas alimentam a imaginação dos habitantes, contadores de lendas fantásticas que sempre têm algo a ver com o diabo.

Beleza infernal

Três construtores tchecos de lagos artificiais entraram na história por seus trabalhos de engenharia na região de Třeboň - Štěpánek Netolický, Mikuláš Rutard e Jakub Krčín, que desenvolveram a titânica tarefa entre os séculos 15 a 16.

Krčín, conhecido como o "Gerente" por desenvolver essa função nos domínios da família Rožmberk, construiu o lago Svět (Mundo, em português), junto ao qual se desenvolveu a bela Třeboň. A tarefa levada a cabo pelo Gerente foi considerada sobre-humana, porquanto várias lendas garantem que o construtor se entendia muito bem com o diabo - até mesmo a ponto de vencer uma ou outra animada partida de jogo de cartas. As fábulas dão conta que alguns dos lagos são portais para o inferno, e que ao redor deles é possível encontrar seres diabólicos e carvalhos mágicos.

Em Třeboň, estátua nas margens do lago Svět e placa no número 114 na rua Krčínova, onde Krčín morava, prestam homenagem ao polêmico engenheiro. Por certo, uniu-se à homenagem a famosa cervejaria local, que optou pela marca Bohemia Regent.

Aliás, a cerveja Regent combina perfeitamente com os pratos preparados a base do item gastronômico local mais procurado – a carpa, peixe criado nas lagoas da região e que você deve experimentar quando visitar Třeboň.

Mas, antes de percorrer as pitorescas ruas da cidade e saborear sua culinária, é necessário aproveitar, com relativa facilidade, uma proeza notável: ‘dar a volta ao mundo’, ou seja, percorrer o caminho de 12 quilômetros que circunda a lagoa de Svět, onde os passeios em bicicleta são muito populares.

No lado sul da lagoa, a cerca de 1.200 metros do centro urbano está um dos marcos arquitetônicos de Třeboň - a luxuosa cripta dos Schwarzenberg, construída em estilo neogótico, onde foram sepultados 25 membros dessa família nobre. Os Schwarzenberg assumiram o então feudo ao final do século 17, algumas décadas após a morte de Petr Vok, o último dos Rožmberk, ocorrida lá mesmo, no Castelo de Třeboň, aonde ele morava.

Doce Coração

Com os olhos repletos do verde intenso dos arredores, é hora de entrar no pequeno centro histórico da cidade de Třeboň, que pode ser acessado por uma das suas quatro portas - Novohradská, Svinenská, Hradecká, Budějovická, sentinelas das ruas de paralelepípedos desde a antiguidade.

O coração da cidade é a Praça Masaryk, cercada por casas com belas fachadas nos estilos barroco e renascentista. No centro da esplanada há a Coluna de Maria e uma fonte de pedra. Em um dos lados está a torre do relógio da Antiga Prefeitura, com 31 metros de altura – você poderá subir até o topo e divisar as melhores vistas de Třeboň e arredores (se a entrada estiver fechada, vá ao Posto de Informações Turísticas, que fica ao lado, e alguém o acompanhará para carregar o pesado molho de chaves que abrem o acesso às escadarias).

No lado oposto à torre, é impressionante a casa convertida no hotel Bílý Koníček (Cavalo Branco), datada de 1544 e a primeira construída em Třeboň em estilo renascentista. Lá encontramos lembrança de outro dos construtores de lagoas - desta vez, Štěpánek Netolický, cuja casa se tornou interessante museu interativo, onde você poderá  aprender sobre seu legado e a engenhosa tecnologia por trás da sua obra.

A gastronomia de Třeboň, marcada por especialidades à base de carpas e acompanhadas pela dourada cerveja Regent, pode ser saboreada na Praça Masaryk com um delicioso lanche doce – maçapão, feito com massa de marzipan. A poucos metros do Posto de Turismo, há lanchonete que, ao mesmo tempo,  é fábrica de marzipan e divertida galeria. Nela, você poderá aprender sobre a qualidade dessa guloseima e ver figuras representativas das lendas diabólicas da cidade, da sua história e dos pontos turísticos - todos feitos com massa de marzipan. A propósito, o lugar oferece oficina para você tentar fazer suas próprias obras de arte em massa doce. Experiência muito interessante.

Passado nobre

Para continuar a descobrir Třeboň é preciso caminhar alguns passos até o belo e aconchegante teatro Josef Kajetán Tyl, construído em 1833 e recentemente restaurado - expoente da longeva tradição teatral da cidade. As dependências do teatro incluem sala para apresentações das tradicionais marionetes tchecas.

Depois, momento de caminhar pela rua semicircular Husova, charmosa e colorida, e chegar à Rua Březanova e a outra torre que se destaca no horizonte de Třeboň. A torre pertence à Igreja Nossa Senhora Maria Rainha e São Giles (Kostel Panny Marie Královny a sv. Jiljí a Agustiniánský Klášter), localizada junto ao Mosteiro Agostiniano construído em estilo gótico. No interior, destaca-se a escultura de Nossa Senhora  de Třeboň. Notável obra de arte, o altar dessa igreja é atualmente um dos orgulhos da Galeria Nacional de Praga. Foi esculpido em 1380 por artista anônimo, conhecido como o ‘Mestre do Altar de Třeboň’.

Após o caminhar pela Rua Březanova, hora de visitar o Castelo Třeboň, um dos maiores de Tchéquia. O castelo foi completamente remodelado sob estilo renascentista italiano, por ordem de Vilém Petr Vok Rožmberk. Em 1611, após a morte de Petr Vok, que morava no castelo, a propriedade foi herdada pelos Švamberks. Em 1660, passou para as mãos da poderosa família Schwarzenberg, e hoje é Monumento Cultural Nacional. Oferece três visitas guiadas - interiores renascentistas dos Rožmberk; salas privadas dos Schwarzenberg; e a excursão que ocorre apenas no verão, através do sistema de fortificação e dos estábulos.

A poucos passos do castelo há outro grande marco da cidade - a fábrica da cervejaria Bohemia Regent, uma das mais antigas do país, cujos antecedentes feudais remontam a 1379 e que, no início do século 20, chegou a produzir cem mil hectolitros por ano. Os fãs de cerveja não devem perder a festa nas instalações dessa cervejaria – por ocasião desses eventos (consulte o calendário), da fonte do pátio central brota cerveja, ao invés de água. No caso de a sua visita não coincidir com as datas festivas, em qualquer época você poderá fazer o passeio guiado às instalações da Regent, encerrado com chave de ouro – a degustação.

Terapias celestiais

A excursão ao centro histórico de Třeboň pode continuar seguindo o curso do Canal Dourado (Zlatá Stoka), magnífica obra de engenharia com 45 quilômetros de extensão - espinha dorsal do sistema de gerenciamento de água da região. Logo, você chegará ao Bertiny Lázně (Spa Berta), um dos dois centros especializados em tratamentos com lama curativa que tornaram Třeboň famoso. O outro é o Aurora Spa, por sua vez localizado a 1,5 km do centro histórico, rodeado por enormes jardines fronteiriços à  margem da Lagoa Svět.

As caminhadas, o ciclismo, a pesca e tantas outras atividades físicas favoritas entre os que visitam Třeboň têm o complemento perfeito na proposta de relaxamento e bem-estar de ambos os spas. Portanto, uma terapia celestial pode ser a chave de ouro para a caminhada que começa em torno dos lagos de beleza infernal.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Royal Golf Club Mariánské Lázně swing real

Em Mariánské Lázně, o swing, a rotação do corpo para golpear a bolinha de golfe tem por cenário campo sofisticado. Fundado em 1905, o Royal Golf Club Mariánské Lázně, reconhecido como o melhor percurso na República Tcheca, é um dos poucos no mundo com o selo “Royal”, fora da Grã-Bretanha. Além das feras no esporte, aprendizes têm vez e oportunidade para provar o gostinho de praticar golfe.

Experiencia de viagem
Fique em casa, e viaje à Tchéquia através de belos filmes

O cinema nos faz sonhar, e nos transporta mentalmente no espaço e no tempo. Além de provocar emoções intensas, nos dá a oportunidade de praticar o “turismo cinematográfico” sem sair da sala de estar. Junte-se a nós para descobrir histórias e paisagens tchecas através de ótimos filmes.

Experiencia de viagem
Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia

Em Olomouc e região, no Cársico da Morávia, sobram originalidades. A começar por cavernas que guardam pinturas rupestres, uma delas, a mais antiga do gênero, em Tchéquia . “Fazenda” de borboletas e presépio mecânico high tech estão na lista de atrações de Olomouc.

Experiencia de viagem