Teatro negro de Praga, magia em família

O Teatro Negro de Praga é hipnótico, tanto para adultos quanto para crianças. Tahiel, o caçula dos três membros do blog argentino Magia en el Camino, compartilha a sua experiência mágica.

Por: Aldana e Dino

Publicado: Março 23, 2020

Enquanto nós três saboreávamos delicioso trdelnik (massa de farinha doce enrolada em espeto, assada na brasa e pode ser recheada com creme, chocolate e frutas), e observávamos a igreja de Tyn, surpreendidos pela sua beleza, meus pais começaram a falar sobre o Teatro Negro de Praga.

- Temos que assistir uma peça no Teatro Negro. Não é possível que estejamos na cidade onde esse tipo de arte foi desenvolvido, e não a apreciemos, disse minha mãe.

- Vamos programar, mas eu não sei como vamos fazer com Tahiel, respondeu meu pai.

Tahiel vinha a ser eu, o filho - então com dois anos de idade – desse casal de viajantes. Naquele momento, eu não sabia que existia um teatro ao qual chamavam de ‘negro’. O que significaria esse nome? Qual teatro é ’negro’ – aquele onde nada é visto?

Como se tivesse adivinhado meu pensamento, minha mãe me disse que esse tipo de teatro é baseado na incapacidade do olho humano em distinguir preto sobre preto. Assim, aparecem em cena apenas objetos em cores distintas do preto, os atores usam trajes pretos e atuam em fundo preto. No caso de trajes em cores distintas, jogos de luzes, sombras e as acrobacias imprimem ao Teatro Negro características diferentes àquelas dos demais.

Com auxílio da iluminação, em cena aparecem (desde que não tenham a cor preto) objetos a se mover ‘no espaço’. Além disso, se objetos e atores não ostentarem esta ausência de cor, os jogos de luzes, sombras e acrobacias dão a este característica diferente a de outros tipos de teatro.

Enquanto minha mãe explicava, eu pensava que tudo estava muito bem, mas não entenderia uma palavra em tcheco. Felizmente, ela imediatamente acrescentou que a maioria dos trabalhos é silenciosa e que, portanto, o principal são a música e as mímicas encenadas.

Enquanto eu os ouvia, fiquei um pouco preocupado. Meus pais não sabiam como eu iria me comportar. Não porque eu poderia causar muitos problemas, mas eu poderia me entediar e incomodar os outros espectadores. Para evitar problemas, eles foram ao teatro mais cedo, pegaram os ingressos e disseram ao funcionário que íamos ficar na última fileira para estar mais perto da porta e, se necessário, sair o mais rápido possível.

Antes, passeamos pela praça principal de Praga, e pela décima vez cruzamos a Ponte de Carlos. Quando chegou a hora, fomos em direção ao teatro. Na pequena sala, com fraca iluminação, nos acomodamos atrás de todos, mesmo assim, estávamos próximo ao palco. Tive a sensação que, até mesmo, todos ouviram o estalo do beijo que dei em minha mãe.

Em alguns minutos, as luzes se apagaram, e eu fiquei totalmente cativado pela música, as roupas fluorescentes, danças e os objetos voadores. Não apenas não me mexi nem falei, mas aplaudi e exclamei nos mesmos momentos que os demais o fizeram.

Adorei. Gostei muito e meus pais ficaram felizes. Eu acho que não apenas eles, mas também o garoto que acomodaram na sala do teatro. À saída, compraram um doce e alguns brinquedinhos, com os quais brinquei, feliz, no hotel.

No quarto, meus pais disseram que o Teatro Negro consistia em maravilhosa experiência para desfrutar junto com a família, e o fechamento ideal para um dia divertido de passeio pela cidade.

Convido você a ler mais sobre minhas viagens na coluna: Te cuento del camino lo que vi

Informações práticas

O Teatro Negro mencionado no conteúdo, Black Light Theatre Srnec, encena como programa perene a obra Anthology, sempre atualizada com novas encenações. Endereço: Palác Savarin, Na P íkopě 10, Praga 1 - Nové Město (Cidade Nova). A duração do espetáculo é de 90 minutos, com intervalo. No link indicado, datas, horários das apresentações e preços de ingressos.

Srnec (sobrenome de Jiř í, inventor, fundador e diretor artístico) é o primeiro Teatro Negro do mundo. Fundado em 1961, funciona em pequena sala, porém, o trabalho é de grandes e excelentes dimensões. O entourage é fascinante. Os efeitos provocados sobre adereços e objetos parecem movê-los no espaço, com vida própria. Simplesmente imperdível.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Três marcas tchecas para descobrir essências nacionais

Empreendedor, engenhoso, trabalhador, espírito de comerciante e canhoto para exportação... O passado comunista da República Tcheca, à distância, muitas vezes ofusca uma essência nacional: a sua indústria e o seu espírito proativo. São exemplos as marcas Škoda, Pilsner Urquell, e Moser.

Experiencia de viagem
A fábrica de cristais Moser

Uma das regiões que formam a República Tcheca é a Boêmia. O nome pode soar familiar, seja pelo termo boemia (o comportamento notívago e festeiro dos boêmios), ou talvez pela expressão ‘cristal da Boêmia’, que significa um cristal de alta qualidade. E é mesmo.

Experiencia de viagem
Cinco atrações assombradas da República Tcheca

Lendas sobre assombrações fazem parte da história de atrativos lugares na República Tcheca. Conheça algumas.

Arquitectura Aventura Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem
Pacotes