Tchéquia por trem
Viajar por trem através da Europa é uma experiência bem confortável, e um jeito prático de conhecer mais, a um preço razoável... e Tchéquia não é exceção.
Por: Jess Garbarino
Publicado: Setembro 02, 2019
Seguro, conveniente, prático, econômico... Se você gosta de viagens por trem, saiba que a República Tcheca está perfeitamente conectada por este meio de transporte. Seja para chegar a Praga a partir de países vizinhos, como explorar em profundidade outras belas cidades e vilas tchecas.
Quando o plano é atravessar vários países europeus, a República Tcheca é conectada por via férrea com as cidades mais atraentes de seus países vizinhos. De Berlim (Alemanha), o trem leva cinco horas para cobrir os 350 quilômetros que separam aquela capital de Praga. A partir de Viena (Áustria), o percurso leva cerca de quatro horas. A viagem entre Varsóvia (Polônia) e Praga pode ser feita em uma das duas partidas diárias, e leva oito horas e trinta minutos. Budapeste (Hungria), outro destino popular no centro europeu, está ligado por trem a Praga por sete horas e trinta minutos. Você também pode fazer viagens diretas entre Tchéquia, Suíça e Eslováquia.
Tempo e distância
- Praga - Berlim (Alemanha): 5 horas e 350 quilômetros.
- Praga - Viena (Áustria): 4 horas, 330 quilômetros.
- Praga - Varsóvia (Polônia): 8 horas e 30 minutos, 680 quilômetros.
- Praga - Budapeste (Hungria): 7 horas e 30 minutos, 525 quilômetros.
A opção em se deslocar por trem entre diferentes cidades europeias tem a vantagem de permitir economizar com transferências. Você pode comprar um dos diferentes passes oferecidos pela Rail Europe (empresa que agrupa ferrovias nacionais europeias). Crianças com até 11 anos de idade viajam gratuitamente, e há desconto para idosos. Então, dependendo do tipo de viagem que você planeja fazer, poderá escolher as opções que melhor se adaptam ao seu trajeto, tempo e orçamento.
Eurail Global Pass: a partir de janeiro (2019), o Eurail Select Pass está substituído pelo Eurail Global Pass. Esta opção permite escolher entre 31 países europeus fronteiriços. O bilhete tem validade para cinco dias (não, necessariamente, contínuos), no decorrer de um mês.
Preço: por exemplo, três países, três dias, 282 euros. Grátis para até duas crianças, com idades limitadas a 11 anos; há desconto para idosos.
Europa Central Triangle Pass: uma das conexões oferecidas é Viena, Budapeste, Praga/Viena. Preço: 124 euros; grátis para crianças até quatro anos.
Mergulho na República Tcheca
Mas, se o seu objetivo é conhecer a República Checa em profundidade, e visitar lugares como Karlovy Vary, Pilsen, Ostrava, Olomouc, Brno e muitos mais, você também poderá fazê-lo confortavelmente por trem, em percursos que não excedem quatro horas. České dráhy, rede ferroviária nacional tcheca, é associada à Rail Europe e liga os diferentes destinos turísticos tchecos.
Bilhete da República Tcheca: permite viajar pelo país em planos de 3, 4, 5 ou 8 dias, para utilizar no decorrer de um mês. Os preços são bem variados, a depender do pacote selecionado. Consultas de opções oferecidas pela České dráhy.