Svatý Florian, joia da tradição cervejeira tcheca

Quem gosta de cerveja sabe que na República Tcheca esta bebida atinge o status de veneração, imersa a fundo na cultura e no cotidiano dos tchecos. Não é por acaso, portanto, que a Tchéquia seja o berço do estilo de cerveja mais popular do mundo, a Pilsen. O país é repleto de lugares com pequenas cervejarias que refletem a tradição cervejeira, a qual desperta admiração em quem tem a chance de conhecer. O contato com os pequenos produtores permite aprofundar nas raízes da cerveja no coração dos tchecos.

Por: Colaborador invitado

Publicado: Setembro 12, 2017

Próximo à cidade balneária de Karlov Vary no caminho para Cheb está Loket. Esta pequena cidade é um lugar mágico, famoso por seu castelo - um dos mais fotografados da Tchéquia. O tempo parece ter parado nas ruas calçadas com pedras, e nas coloridas fachadas que espiam os passos dos turistas.  Este charmoso enclave medieval abriga um dos maiores tesouros cervejeiros tchecos. Falamos da cervejaria Svatý Florian (São Floriano). O lugar recebeu o nome deste santo por ser ele patrono dos bombeiros, e todos sabem que nada melhor para “apagar” a sede do que uma boa cerveja.

A pequena cervejaria fica dentro do charmoso hotel familiar Císař Ferdinand de Loket, que tem também uma boa cozinha. Em antigo prédio remodelado, no abobadado porão recoberto por tijolos, a Svatý Florian reproduz uma cena comum em cervejarias checas. Mantém à vista o brilho do cobre das caldeiras onde a cerveja é fabricada. Atrás das caldeiras estão os tanques de aço inoxidável, onde ocorre o processo de fermentação.

Atualmente e desde 2004, a Família Lojín comanda a cervejaria. Até então, o lugar ficou em desuso por anos. O abandono ocorreu depois da pretensão, durante a era comunista, de usar o lugar para montar uma granja. Mas, a história desta cervejaria é muito mais antiga. Remonta ao ano de 1348, na época do famoso Carlos IV, quando um cervejeiro local obteve permissão para fabricar ali a sua cerveja. Assim, no ano de 1352 foi construída a cervejaria primitiva que deu origem à Svatý Florian.

A Svatý Florian vem produzindo apenas 80 mil litros/ano, e suas cinco variedades de cervejas são de alta qualidade. A Světlý 11 é uma lager dourada, com teor alcoólico (ABV) 4,4%; Černý 11, lager escura, ABV 4,2%; Speciál Tmavý 13, deliciosa lager defumada, ABV  5,5%; Videnska 15, lager aveludada e maltada, ABV 6,3%. Por fim, a maravilhosa Speciál Václav Polotmavý, uma lager de malte tostado com sabor que faz pensar em pão-de-ló líquido, com chocolate e passas. Seu ABV é de 11,5 %. A cervejaria emprega matérias-primas locais, como o lúpulo de Žatec;  o tradicional método de decocção tripla; e não filtra ou pasteuriza as suas cervejas. Assim, todas são "nefiltrovaný" (não filtradas), uma palavra de incorporação obrigatória no nosso vocabulário em tcheco, se quisermos aproveitar a versão mais autêntica e tradicional da cerveja típica do país.

As cervejas do Svatý Florian podem ser compradas para levar, porém, o mais aconselhável é o consumo no local, se possível acompanhadas por algum dos pratos do cardápio da cervejaria. Também, você poderá aproveitar a visita à cervejaria em Cheb para apreciar uma bela e única coleção de peças em cerâmica de Karlovy Vary. A coleção é exposta no museu adjacente à cervejaria, com acesso pela mesma rua.  

Sem dúvida, um lugar que merece uma visita quando você viajar para a receber você, República Tcheca.

 

 

Canais relacionados

Sabores
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen

A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.

Experiencia de viagem Sabores
Arquitetura do vinho, o jeito tcheco de vinícolas receberem visitantes

Além das caves tradicionais, na República Tcheca cada vez mais os fabricantes constroem edifícios e grandes complexos vitivinícolas modernos, a partir de projetos de conceituados arquitetos. Tanto pelo vinho como pela ‘arquitetura do vinho’,  agende a Morávia do Sul para a sua próxima viagem a Tchéquia.

Cultura Natureza Sabores
Pacotes