Suíça boêmia, a paisagem mágica de tchéquia

A beleza natural faz da Suíça Boêmia um dos lugares mais procurados pelos viajantes que visitam Praga e desejam descobrir, a curta distância,  uma paisagem fascinante, de tirar o fôlego. Lá, formações rochosas únicas, com desfiladeiros profundos e mirantes facilmente acessíveis são ímãs irresistíveis.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Dezembro 19, 2019

A Suíça Boêmia é, sem dúvida, um dos melhores parques nacionais da Europa Central. "Região plena de espetáculos fantásticos”; “joia natural, simplesmente linda” – geralmente, com essas e outras frases similares os visitantes definem a impressionante exibição de beleza natural oferecida por este parque nacional tcheco. Quem visitou sabe que o louvor é justificado. Aqui, tanto as famílias com crianças, como casais ou viajantes solitários encontram atividades para se divertir, além, claro, da impressionante natureza.

Entre dois países

O Parque Nacional Suíça Boêmia é localizado em dois países - República Tcheca e Alemanha (aqui, denominada Suíça Saxônica), o que dá oportunidade de visitar a ambos, em passeio de único dia a partir de Praga. Várias formações rochosas e formas de arenito podem ser encontradas nos dois lados da fronteira. Praticamente, as cenas de cartão postal aguardam o visitante a cada passo, sejam elas desfiladeiros, saliências rochosas, cachoeiras, ou a Primeira Zona - parte mais protegida da floresta original.

Há muitos lugares que devem ser visitados na Suíça Boêmia. No entanto, se o tempo for limitado e apenas um dia estiver disponível, você não deve perder dois pontos cruciais, listados a seguir.

  1. Portão Pravčická - Suíça Boêmia

Parece miragem, mas é muito real. Maior arco de rochas naturais da Europa, o Portão Pravčická, com frequência,  é descrito como o lugar mais fotogênico e mais bonito do Parque Nacional, embora tenha bons concorrentes. Na verdade, esse singular portão é extremamente inspirador. Não é de admirar que tenha sido visitado por Hans Christian Andersen, um dos maiores escritores de contos de fadas de todos os tempos.

Com seus 27 metros de extensão, esse arco natural de rochas surpreende, e lembra como as forças da natureza podem ser fortes. Há ali três excelentes mirantes, dos quais você pode colher vistas deslumbrantes dos arredores, incluído bom panorama da parte alemã.

O Portão Pravčická é aberto à visitação durante o ano todo. Definitivamente, na visita à Suíça Boêmia esse é o principal lugar para conhecer.

  1. Gargantas do rio Kamenice - Suíça Boêmia

Cruzeiro romântico em meio a grandes rochas. Os desfiladeiros oferecem a oportunidade perfeita para relaxar após uma caminhada, e apreciar a exuberante paisagem verde do entorno, enquanto fresca brisa sopra, a nos acariciar.

Os visitantes podem fazer o cruzeiro por rota fluvial com extensão superior a uma milha (por volta de dois quilômetros). No passado, a rota era destinada ao transporte de madeira, hoje, é caminho aquático turístico que ninguém deve perder ao visitar a Suíça Boêmia. Durante o cruzeiro, o guia conta aos passageiros algo sobre a história dos desfiladeiros, a flora, a fauna e as formações rochosas.

Informação para quem pretende desfrutar desse inesquecível passeio: historicamente, no trecho em referência, o rio Kamenice é navegável entre março a novembro.

Mais para ver, e para saborear

Perto de Hřensko, vila que serve como ponto de partida para a maioria das caminhadas pelo Parque Nacional, há vários restaurantes onde você poderá almoçar confortavelmente. É essencial e delicioso experimentar a cozinha local, incluindo cervejas artesanais e saborosas especialidades tchecas.

Ponte Bastei - Suíça Saxônica

A Ponte Bastei, construída em pedra, é o símbolo mais famoso da parte alemã do Parque Nacional. Já no início do século 19, os habitantes locais eram cientes do potencial turístico da região. Tanto que, em 1824, construíram uma ponte de madeira entre as rochas, substituída  em 1851 pela atual. A ponte é utilizada para acesso às ruínas do castelo medieval de Neurathen, e para apreciar a vista das montanhas de arenito e das torres que compõem a paisagem.

Bastei pode ser visitado em qualquer época do ano, inclusive no inverno. É um dos lugares mais acessíveis, com estacionamento conveniente para que, literalmente, qualquer pessoa possa visitá-lo, incluídos os idosos e crianças. Somado ao passeio pelos desfiladeiros do rio Kamenice, Bastei é excelente opção para viagem em família.

De Praga, com Northern Hikes

Suíça Boêmia é o destino ideal para viagem singular de um dia, a partir de Praga. Graças à  excelente localização, você pode chegar ao Parque Nacional em apenas duas horas de carro, desde a capital tcheca. Mas, se você não tiver tempo para procurar as informações necessárias sobre trens, ônibus e transporte público, se não souber como acessar as trilhas, os horário de funcionamento das atrações, ou se você não é familiarizado com o idioma tcheco é possível reservar excursão com a equipe da agência de viagens local, Northern Hikes.

Os guias levam os visitantes pelos lugares mais bonitos do Parque Nacional, e auxiliam a transferência de/para o hotel em Praga. Os guias Northern Hikes conhecem todos os recantos, reúnem informações para responder a todas as perguntas, e acabam por tornar-se grandes amigos dos participantes nos grupos, formados, no máximo, por oito pessoas. Essa pequena empresa local promove um turismo responsável com a natureza, e cuida da região de onde é nativa doando parte dos seus lucros ao Fundo de Preservação do Parque Nacional.

Contatos

Fone: +420 730 962 221

E-mail: info@northernhikes.com

Web: https://www.northernhikes.com/

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Em Praga, luxo e austeridade em duas casas funcionalistas

As vilas Müller e Rothmayer são dois excelentes exemplos da arquitetura funcionalista. Sem dúvida, elas são baseadas em ideias muito diferentes. A primeira, na excelência das matérias primas, sem a preocupação com gastos; e a segunda, na reciclagem e na economia. Ambas são abertas à visitação.

Arquitetura Cultura Experiencia de viagem
Pardubice, destino muito atrativo e pouco conhecido

Por trem ou carro, em uma hora desde Praga, sentido leste, você chegará a Pardubice (a menos de três horas de Alicante, na Espanha, em voo direto de companhia low cost). É muito interessante conhecer esta cidade, devido a tudo que oferece, e utilizá-la como ponto de partida para visitar toda a República Tcheca, pois ela possui ampla rede de entroncamentos ferroviários, que distribui viajantes pelo país.

Experiencia de viagem
Cinco motivos para visitar Brno

A segunda maior cidade da Tchéquia é tudo, menos convencional. Atrações insólitas, noites ferventes e um senso de humor peculiar esperam você em Brno.

Cultura Dica de local Experiencia de viagem
Pacotes