Suiça boêmia: a paisagem mágica de tchéquia

A beleza natural faz da Suíça boêmia um dos lugares mais procurados pelos viajantes que visitam Praga e desejam descobrir uma paisagem fascinante, de tirar o fôlego. Lá, formações rochosas únicas, com desfiladeiros profundos e pontos de vista facilmente acessíveis são um ímã irresistível.

Por: Colaborador invitado

Publicado: Setembro 20, 2019

A Suíça Boêmia é, sem dúvida, um dos melhores parques nacionais da Europa Central. ‘Uma região repleta de espetáculos fantásticos’. ‘Uma joia natural, simplesmente linda’. Geralmente, com essas palavras os visitantes definem a impressionante exibição de beleza natural oferecida por este parque nacional tcheco. E quem visitou sabe que o louvor é justificado. Aqui, famílias com crianças, casais, ou viajantes solitários encontram atividades para muita diversão.

Entre dois países

O parque nacional está localizado em dois países: República Tcheca e Alemanha (a chamada Suíça Saxônica), para que você tenha a oportunidade de visitar a ambas em um só dia. Várias formações rochosas e de arenito podem ser encontradas nos dois lados da fronteira. Praticamente, as cenas de cartão postal aguardam o visitante a cada passo, sejam eles desfiladeiros, saliências rochosas, cachoeiras, ou a Primeira Zona - a parte mais protegida da floresta original.

Há muitos lugares que devem ser visitados na Suíça Boêmia. No entanto, se o tempo for limitado e apenas um dia estiver disponível, você não deve perder os dois lugares que listamos a seguir.

  1. Pravčická Gate - Suíça Boêmia

Parece uma formação impossível, mas é muito real. É o maior arco de rochas naturais da Europa, e é frequentemente descrito como o lugar mais fotogênico e mais bonito do parque nacional, embora tenha bons concorrentes.

O Portão Pravčická foi visitado por Hans Christian Andersen, um dos maiores escritores de contos de fadas de todos os tempos. Não é de admirar, já que o lugar é extremamente inspirador.

Com seus 27 metros de extensão, surpreende e lembra como as forças da natureza podem ser fortes. Existem três excelentes mirantes, dos quais você pode obter vistas deslumbrantes dos arredores, incluindo um bom panorama da parte alemã do parque nacional.

O Portão Pravčická fica aberto o ano todo e, definitivamente, é o principal local para conhecer durante uma visita à Suíça boêmia.

  1. Desfiladeiros do rio Kamenice - Suíça boêmia

Um cruzeiro romântico entre grandes rochas. Os desfiladeiros oferecem a oportunidade perfeita para relaxar após uma caminhada, e apreciar a paisagem verdejante, enquanto sopra uma brisa fresca.

Os visitantes podem fazer um cruzeiro em uma rota fluvial de mais de uma milha. No passado, era uma maneira prática de transportar madeira, hoje, é uma atividade turística popular que ninguém deve perder ao visitar a Suíça Boêmia. Durante o cruzeiro, o guia conta aos passageiros algo sobre a história dos desfiladeiros, a flora, a fauna e as formações rochosas.

O rio Kamenice, geralmente, nesse trecho é navegável de março a dezembro, portanto, viaje para lá durante o verão.

Mais para ver e saborear

Perto da vila Hřensko, que serve como ponto de partida para a maioria das caminhadas locais, há vários restaurantes onde você pode almoçar confortavelmente. É essencial e delicioso experimentar a cozinha local, incluindo cervejas artesanais e saborosas especialidades tchecas.

Ponte Bastei - Suíça Saxônica

Esta ponte de pedra é o símbolo mais famoso da parte alemã do parque nacional. Os habitantes locais estavam cientes do potencial turístico da região já no início do século XIX, de modo que, em 1824, construíram uma ponte de madeira entre as rochas, substituída pela atual em 1851. A ponte serve para acessar as ruínas do castelo medieval de Neurathen, e para apreciar a vista das montanhas de arenito e das torres que compõem a paisagem.

Bastei pode ser visitado em qualquer época do ano, inclusive no inverno. Além disso, é um dos lugares mais acessíveis, com um estacionamento conveniente para que,  literalmente, qualquer pessoa possa visitar, incluindo crianças e idosos. Isso faz de  Bastei uma excelente opção (junto com os desfiladeiros do rio Kamenice) para viagem em família

Desde Praga, com Northern Hikes

A Suíça Boêmia é o destino ideal para uma bem diferente viagem de um dia, a partir de Praga. Graças à excelente localização, você pode chegar ao parque nacional em apenas duas horas de carro, saindo da capital tcheca. Mas, se você não tiver tempo para procurar as informações necessárias sobre trens, ônibus e transporte público, se não souber como acessar as trilhas e o horário de funcionamento das atrações, ou se não estiver familiarizado com o idioma tcheco, é possível reservar um passeio com a equipe local da agência de viagens Northern Hikes.

Os guias levam os visitantes pelos lugares mais bonitos do parque nacional, e ajudam na transferência de/para o seu hotel em Praga. Os guias Northern Hikes conhecem todos os cantos, respondem a todas as perguntas e se tornam grandes amigos de pequenos grupos de, no máximo, oito convidados. Por outro lado, essa pequena empresa local promove um turismo mais responsável com a natureza, e cuida da região doando uma parte de seus lucros ao fundo de preservação de parques nacionais.

Contatos:

Tel +420 730 962 221

info@northernhikes.com

www.northernhikes.com

 

Canais relacionados

Dica de local
Adam Gajdoš: Pilsen necessitava um pouco de cafeína

A mais famosa cidade da cerveja tem também excelente café. É servido em uma pequena cafeteria comandada por Zdeněk e Adam Gajdoš – pai e filho. O Pappa Coffe tem ares hipsters, e é localizado junto à entrada do Museu da Cerveja. Enquanto saboreamos um expresso tonic, Adam nos revela  quais são os lugares imperdíveis em Pilsen, na opinião de um morador.

Dica de local
Daniel Tylinger compartilha segredos de Praga

O diretor geral do Hotel Boutique Jalta, em Praga, revela segredos da cidade que o fizeram crescer na carreira e se dedicar ao turismo.

Dica de local
Em tchéquia, rota da unesco é ampliada com dois lugares convidativos

A República Checa conta 14 lugares e monumentos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Essa profusão nos permite realizar rota para descobrir o país desde o ponto de vista patrimonial.

 

Dica de local