Sopas, as delícias tchecas para o inverno

A gastronomia tcheca tem diversas sopas em seu cardápio – todas deliciosas. Descubra um pouco mais sobre esta parte quentinha e reconfortante da República Tcheca. E, se der água na boca, baixe o nosso especial de sopas, com oito receitas para fazer em casa.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Maio 25, 2020

Quando chega o friozinho do inverno, nada melhor para aquecer o estômago do que uma deliciosa sopa. E se o inverno é mais pronunciado do que o brasileiro – como na República Tcheca – as sopas ganham destaque ainda maior.

De fato, os tchecos são fãs de sopas, não apenas nos jantares de noites frias, mas também em almoços e, para alguns, até no café da manhã, para combater uma ressaca importada da noite anterior – dizem que a sopa de alho é um santo remédio para quem exagerou na birita...

Em comum, as sopas tchecas têm o apreço por ingredientes locais e o uso de muitas especiarias e temperos. Entre os ingredientes, os mais comuns são cogumelos frescos, colhidos nos bosques, batatas e vegetais da estação – especialmente repolho, alho-poró, abóbora... não por acaso, estes vegetais têm sua safra no outono, quando os dias começam a esfriar.

Na seção das especiarias e temperos, destaque para o cominho e o endro, mas pimenta do reino, manjerona e páprica também aparecem nas receitas.

Se você ficou com água na boca, e quer tentar seu momento chef tcheco, o blog Destino Tchéquia oferece, gratuitamente, um encarte exclusivo de sopas tchecas, com oito receitas especiais de sopas tipicamente tchecas. Basta clicar link.

Experimente preparar uma Kulajda, tradicional sopa de cogumelos com ovo pochê; uma sopa goulash, com carne e páprica; ou a já mencionada sopa de alho, deliciosa mesmo sem ressaca. Experimentar os sabores locais é descobrir o país. Então, mais que preparar uma sopa, você estará começando uma viagem. Dobrou chuť! (Bom apetite, em tcheco).

Canais relacionados

Experiencia de viagem
David Černý: nos passos de um provocador

David Černý, artista tcheco contemporâneo, conseguiu instalar mais de uma dúzia de suas controversas esculturas nas ruas de Praga. Propomos um passeio para ver as criações dele e, ao longo do caminho, esbarrar em tudo o mais.

Experiencia de viagem
Os segredos do cristal da Boêmia

Com história que remonta ao século 13 e auge alcançado durante os séculos 17 e 18, o cristal da Boêmia é um dos símbolos de excelência da Europa Central. Em especial na República Tcheca, famosas peças continuam a ser produzidas de forma inovadora.

Experiencia de viagem
Um dia em Karlovy Vary

Para quem quer ver a República Tcheca além de Praga – o que eu recomendo veementemente – existem várias opções de passeios bate-e-volta, aqueles que você vai pela manhã e volta de noitinha e, assim, não precisa trocar de hotel.

Experiencia de viagem