Sopas, as delícias tchecas para o inverno

A gastronomia tcheca tem diversas sopas em seu cardápio – todas deliciosas. Descubra um pouco mais sobre esta parte quentinha e reconfortante da República Tcheca. E, se der água na boca, baixe o nosso especial de sopas, com oito receitas para fazer em casa.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Maio 25, 2020

Quando chega o friozinho do inverno, nada melhor para aquecer o estômago do que uma deliciosa sopa. E se o inverno é mais pronunciado do que o brasileiro – como na República Tcheca – as sopas ganham destaque ainda maior.

De fato, os tchecos são fãs de sopas, não apenas nos jantares de noites frias, mas também em almoços e, para alguns, até no café da manhã, para combater uma ressaca importada da noite anterior – dizem que a sopa de alho é um santo remédio para quem exagerou na birita...

Em comum, as sopas tchecas têm o apreço por ingredientes locais e o uso de muitas especiarias e temperos. Entre os ingredientes, os mais comuns são cogumelos frescos, colhidos nos bosques, batatas e vegetais da estação – especialmente repolho, alho-poró, abóbora... não por acaso, estes vegetais têm sua safra no outono, quando os dias começam a esfriar.

Na seção das especiarias e temperos, destaque para o cominho e o endro, mas pimenta do reino, manjerona e páprica também aparecem nas receitas.

Se você ficou com água na boca, e quer tentar seu momento chef tcheco, o blog Destino Tchéquia oferece, gratuitamente, um encarte exclusivo de sopas tchecas, com oito receitas especiais de sopas tipicamente tchecas. Basta clicar link.

Experimente preparar uma Kulajda, tradicional sopa de cogumelos com ovo pochê; uma sopa goulash, com carne e páprica; ou a já mencionada sopa de alho, deliciosa mesmo sem ressaca. Experimentar os sabores locais é descobrir o país. Então, mais que preparar uma sopa, você estará começando uma viagem. Dobrou chuť! (Bom apetite, em tcheco).

Aonde iniciar-se no mundo do vinho tcheco

Para os amantes da enogastronomia, um dos grandes prazeres de uma viagem a Tchéquia é, sem dúvida, a oportunidade de descobrir sua enorme variedade de vinhos. Para este objetivo, o ideal é visitar o sul da Morávia, aonde são produzidos mais de 96% dos vinhos tchecos.

Experiencia de viagem Sabores
Pardubice, destino muito atrativo e pouco conhecido

Por trem ou carro, em uma hora desde Praga, sentido leste, você chegará a Pardubice (a menos de três horas de Alicante, na Espanha, em voo direto de companhia low cost). É muito interessante conhecer esta cidade, devido a tudo que oferece, e utilizá-la como ponto de partida para visitar toda a República Tcheca, pois ela possui ampla rede de entroncamentos ferroviários, que distribui viajantes pelo país.

Experiencia de viagem
Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca

Além da bela vegetação, cascatas, desfiladeiros, ricas flora e fauna, e recantos para repouso, os parques da República Tcheca têm castelos, rochas que formam monumentos naturais e mirantes que descortinam inusitadas e inesquecíveis paisagens.

Aventura Experiencia de viagem
Pacotes