Quando viajar em Ônibus é um prazer

Radim Jancura, criador da empresa de ônibus Student Agency e sua subsidiária ferroviária Regiojet, revolucionou o transporte público na República Tcheca, e em quase toda a Europa Central. Ele  introduziu novo conceito de baixo custo, com serviço impecável.

Por: Javier Mazorra

Publicado: Setembro 26, 2019

Levando em consideração a área territorial do país, que é de 78,86 mil m2  (a cidade de São Paulo tem área de 1,52 milhão de m2), e as boas condições de suas estradas, talvez a maneira mais econômica e confortável de explorar Tchéquia seja por ônibus. Principalmente porque o visionário Radim Jancura,  criador da empresa Student Agency,  implementou um serviço de ônibus que permeia grande parte do país, é eficiente, rápido, tremendamente confortável e muito econômico. Eu me tornei o fã número 1 desta empresa. Para mim, foi uma das grandes revoluções ocorridas no setor de turismo do país nos últimos anos. Ele não inventou a fórmula. No continente americano, há muito esse tipo de viagem é adotado. Contudo, na Europa ele pode ser considerado um pioneiro.

Sua espetacular frota de ônibus, na cor amarelo,  é equipada com carrocerias espanholas  de última geração, da empresa Irizar,e é um verdadeiro prazer viajar neles. Os assentos não poderiam ser mais confortáveis. O preço inclui café ou chá, além de um exemplar programa online de entretenimento a bordo – o acesso à Internet é praticamente perfeito na República Tcheca. A maioria das revistas são em tcheco, mas, certamente, à medida que os passageiros internacionais se tornarem mais numerosos, a carência de exemplares em outros idiomas acabará por ser resolvida. As anfitriãs falam inglês perfeitamente. De acordo com a minha experiência, são absolutamente eficientes para informar sobre a viagem em si, e outras questões de interesse dos passageiros. Há nos ônibus serviço de cafeteria, a preços mais do que razoáveis.

Entre as grandes e médias cidades tchecas, a circulação dos ônibus é praticamente ininterrupta, e o melhor é a flexibilidade no momento de utilizá-los. Comprar os bilhetes com antecedência é, geralmente, mais barato. Isto feito, será possível remarcar a viagem mediante pequeno acréscimo no preço, mesmo assim, inferior ao da compra no último momento.

Desde Praga, para ir a Pilsen (60 minutos), Karlovy Vary (1h30min) ou Brno (2h30min), o serviço é muito eficiente, mas deve ser considerado que para outros destinos, como Cesky  Krumlov,  a viagem pode ser lenta, com duração que chega a quase três horas.

Por outro lado, Radim Jancura está começando a revolucionar o transporte ferroviário, através de companhia REGIOJET. Começou oferecendo serviço rápido entre Praga e Ostrava, via Pardubice e Olomouc.  Também, estreou novo trem entre  Praga a Brno e Bratislava - capital de Eslováquia.

As boas conexões com Viena e outras cidades no entorno, como Cracóvia , na Polônia; e  Nuremberg, Alemanha, vêm melhorando de forma significativa o acesso a Tchéquia, a partir de qualquer parte da Europa. Já não é obrigatório aterrizar no aeroporto de Praga para chegar ao país. Desde a Espanha, por exemplo, pode resultar mais econômico  e confortável voar até uma daquelas cidades utilizando companhias aéreas como Ryanair ou Easyjet. Uma opção que facilita explorar outros pontos do país, ou entrar por um lado e sair por outro.    

Por exemplo, se pode chegar a Bratislava ou Viena, e viajar para Brno. Desde os aeroportos daquelas cidades, há ônibus diretos para Brno. Em menos de duas horas e por cerca de 15 euros você chegará ao destino, e ainda terá a oportunidade de conhecer a capital da Eslováquia, e então, seguir caminho.  Desde Brno, capital da Morávia, até Praga, você poderá ir por trem ou ônibus de maneira econômica, e desfrutar de Olomouc e Ostrava, aonde é, talvez, mais confortável ir por trem, e então retornar para casa utilizando o aeroporto de Cracóvia.

No caso de você decidir voar até Praga, Student Agency conta com terminal en Zličin, bem próximo ao aeroporto desta cidade e com parada de metrô. Deste terminal partem ônibus para várias cidades, Pilsen incluída, encurtando o tempo de viagem.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
A rota dos relógios astronômicos

Além do famoso relógio astronômico de Praga, que reúne multidões toda vez que é acionado, você pode visitar Tchéquia seguindo a trilha de sete mecanismos sofisticados que exibem precisão, história e ideologia. Olomouc, Litomyšl, Krystofovo Udolí, Prostějov e Uherský Brod... e o mais novo de todos, em Brno, inaugurado em 2010.

Experiencia de viagem
Em Praga, luxo e austeridade em duas casas funcionalistas

As vilas Müller e Rothmayer são dois excelentes exemplos da arquitetura funcionalista. Sem dúvida, elas são baseadas em ideias muito diferentes. A primeira, na excelência das matérias primas, sem a preocupação com gastos; e a segunda, na reciclagem e na economia. Ambas são abertas à visitação.

Experiencia de viagem
Tchéquia por trem

Viajar por trem através da Europa é uma experiência bem confortável, e um jeito prático de conhecer mais, a um preço razoável... e Tchéquia não é exceção.

Experiencia de viagem