Prazer, sou a República Tcheca. Mas pode chamar de Tchéquia.

Foi só a notícia sair e começaram a me perguntar:  - Vocês mudaram de nome?

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 16, 2020

Foi em 2018, virada para 2019. O parlamento tcheco aprovou o termo Tchéquia para se referir (oficialmente) à República Tcheca. Oficializaram algo que, em espanhol, já era bem comum. Mas em português, absolutamente desconhecido. Daí a confusão.

Então, deixe-me explicar. O país NÃO mudou de nome. Ele continua se chamando República Tcheca. A única mudança é que agora qualquer um pode, oficialmente, usar a versão simplificada Tchéquia. 

É como pessoas que tem nomes duplos ou compridos. Eduardo vira Edu. José Carlos vira Zeca, Maria Luisa vira Malu. Patrícia vira Pati. Carolina vira Carol. Ou aquela tia-avó que se chamava Ermenegilda... vira Dona Nenê. Nenhum deles perdeu seu nome original. Apenas ofereceram uma versão mais curta para quem quiser usar. Igual à Tchéquia!

O lado bonito desta decisão é que com Tchéquia ficamos mais próximos. Ninguém chama outro pelo apelido se não tiver uma boa amizade. Então, já que somos amigos, entre e fique à vontade. Somos a República Tcheca, mas pode chamar de Tchéquia!

Canais relacionados

Dica de local
Cinco razões para visitar Morávia do Sul, na República Tcheca

Aos poucos, as regiões da República Tcheca encontram lugar entre os desejos dos viajantes que já passaram pela bela Praga. No entanto, estamos cientes de que ainda existe um certo desconhecimento sobre o que cada uma delas oferece. Por isso,  selecionamos uma das regiões tchecas, a Morávia do Sul, e comentamos cinco razões pelas quais você deve fazer as malas e ir descobri-la.

Dica de local Itinerários
Rota da UNESCO na Tchéquia ganha mais duas atrações

A República Tcheca conta 14 lugares e monumentos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Essa profusão nos permite realizar rota para descobrir o país desde o ponto de vista patrimonial.

 

Dica de local Patrimônios
Funcionalismo, Bat’a e singularidades de Zlín, cidade morava na República Tcheca

Zlín, cidade funcionalista nascida do espírito empreendedor dos irmãos Bat’a, é verdadeiro paraíso para amantes da arquitetura, mas não só. Outras singularidades contribuem para fazê-la destino imperdível.

Arquitetura Cultura Dica de local
Pacotes