Prazer, sou a República Tcheca. Mas pode chamar de Tchéquia.

Foi só a notícia sair e começaram a me perguntar:  - Vocês mudaram de nome?

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 16, 2020

Foi em 2018, virada para 2019. O parlamento tcheco aprovou o termo Tchéquia para se referir (oficialmente) à República Tcheca. Oficializaram algo que, em espanhol, já era bem comum. Mas em português, absolutamente desconhecido. Daí a confusão.

Então, deixe-me explicar. O país NÃO mudou de nome. Ele continua se chamando República Tcheca. A única mudança é que agora qualquer um pode, oficialmente, usar a versão simplificada Tchéquia. 

É como pessoas que tem nomes duplos ou compridos. Eduardo vira Edu. José Carlos vira Zeca, Maria Luisa vira Malu. Patrícia vira Pati. Carolina vira Carol. Ou aquela tia-avó que se chamava Ermenegilda... vira Dona Nenê. Nenhum deles perdeu seu nome original. Apenas ofereceram uma versão mais curta para quem quiser usar. Igual à Tchéquia!

O lado bonito desta decisão é que com Tchéquia ficamos mais próximos. Ninguém chama outro pelo apelido se não tiver uma boa amizade. Então, já que somos amigos, entre e fique à vontade. Somos a República Tcheca, mas pode chamar de Tchéquia!

Canais relacionados

Dica de local
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Manual básico para cervejeiros novatos

Se você gosta de cerveja mas não é especialista, nós o convidamos a conhecer algumas características da cerveja tcheca antes de viajar ao país. Além disso, se o seu itinerário inclui Praga, você poderá desfrutar de passeio guiado pelas melhores microcervejarias da capital. Você está disposto a saborear esta bebida amada pelos tchecos e pelo mundo todo?

Dica de local Sabores
Adam Gajdoš: Pilsen necessitava um pouco de cafeína

A mais famosa cidade da cerveja tem também excelente café. É servido em uma pequena cafeteria comandada por Zdeněk e Adam Gajdoš – pai e filho. O Pappa Coffe tem ares hipsters, e é localizado junto à entrada do Museu da Cerveja. Enquanto saboreamos um expresso tonic, Adam nos revela  quais são os lugares imperdíveis em Pilsen, na opinião de um morador.

Dica de local Sabores
Pacotes