Prazer, sou a República Tcheca. Mas pode chamar de Tchéquia.

Foi só a notícia sair e começaram a me perguntar:  - Vocês mudaram de nome?

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 16, 2020

Foi em 2018, virada para 2019. O parlamento tcheco aprovou o termo Tchéquia para se referir (oficialmente) à República Tcheca. Oficializaram algo que, em espanhol, já era bem comum. Mas em português, absolutamente desconhecido. Daí a confusão.

Então, deixe-me explicar. O país NÃO mudou de nome. Ele continua se chamando República Tcheca. A única mudança é que agora qualquer um pode, oficialmente, usar a versão simplificada Tchéquia. 

É como pessoas que tem nomes duplos ou compridos. Eduardo vira Edu. José Carlos vira Zeca, Maria Luisa vira Malu. Patrícia vira Pati. Carolina vira Carol. Ou aquela tia-avó que se chamava Ermenegilda... vira Dona Nenê. Nenhum deles perdeu seu nome original. Apenas ofereceram uma versão mais curta para quem quiser usar. Igual à Tchéquia!

O lado bonito desta decisão é que com Tchéquia ficamos mais próximos. Ninguém chama outro pelo apelido se não tiver uma boa amizade. Então, já que somos amigos, entre e fique à vontade. Somos a República Tcheca, mas pode chamar de Tchéquia!

Canais relacionados

Dica de local
Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Arquitetura Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Bonde 22, o maior quebra-galho de Praga

Conheça o bonde que passa pelas principais atrações da cidade.

Dica de local
Pacotes