Por que a República é Tcheca (e não Checa)

Acontece frequentemente. O sujeito escreve um texto e coloca em letras garrafais República Checa. Até em grandes veículos de comunicação. Sinto dizer, estão errados. A República é Tcheca, com T maiúsculo.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 09, 2020

Para demonstrar minha afirmação peremptória, fatos. E etimologia.

A palavra Tcheco se refere a uma etnia específica, os tchecos, povo de origem eslava que se estabeleceu na Europa central em algum momento do século IX ou X. Como todas as tribos eslavas, tinha seu próprio idioma, obviamente de origem eslava, como eles. E, nas línguas eslavas, existem algumas letras adicionais que representam sons específicos. Por exemplo:

O som do nosso CH (como em chave ou chuva) é representado pela letra S acentuado com um circunflexo invertido – Š.O som de RJ (como em FoRJa) é representado por um R com o circunflexo invertido – Ř.

E o som de TCH é representado por um C com o tal circunflexo – Č.

Aquele povo que se instalou perto do rio Elba, e que mais tarde viria a formar o reino da Boêmia, e depois, muito depois, uma República independente era os  Čech (até hoje um sobrenome no país. Alguém lembrou de um goleiro famoso?).

Portanto, a República é dos Čechs – no alfabeto latino, TCHECOS. Se fossem checos, seriam Šech. Mas não são.

Então, por que tanta gente erra? Talvez seja por importar do espanhol, onde a República é Checa. Mas CH em espanhol tem som de TCH, então em espanhol funciona. Em português, não.

Tem gente que diz que deve ser Ch porque em português não existe TCH... O que é uma grande bobagem. Qualquer gaúcho sabe disso, tchê! Mas, se depois de toda essa explicação você ainda não me acredita... que posso dizer? TCHau, TCHau?.

Canais relacionados

05 Historia y Patrimonio
Bibliotecas da República Tcheca, tesouros escondidos em mosteiros e palácios

As bibliotecas mais bonitas da República Tcheca estão localizadas em locais privilegiados e em salas repletas de história. Durante a sua próxima viagem à Tchéquia, aceite nosso convite e conheça cinco das mais espetaculares delas, abrigadas em palácios e mosteiros.

05 Historia y Patrimonio
A rota dos relógios astronômicos

Além do famoso relógio astronômico de Praga, que reúne multidões toda vez que é acionado, você pode visitar Tchéquia seguindo a trilha de sete mecanismos sofisticados que exibem precisão, história e ideologia. Olomouc, Litomyšl, Krystofovo Udolí, Prostějov e Uherský Brod... e o mais novo de todos, em Brno, inaugurado em 2010.

05 Historia y Patrimonio
As 10 estações de trem históricas mais incríveis da República Tcheca

As estações de trem da República Tcheca refletem a evolução histórica das regiões ou cidades onde estão localizadas, as modas, estilos e até mesmo o poder econômico da área. Escolhemos dez que se destacam no conjunto, por vários motivos.

05 Historia y Patrimonio
Pacotes