Por que a República é Tcheca (e não Checa)
Acontece frequentemente. O sujeito escreve um texto e coloca em letras garrafais República Checa. Até em grandes veículos de comunicação. Sinto dizer, estão errados. A República é Tcheca, com T maiúsculo.
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Abril 09, 2020
Para demonstrar minha afirmação peremptória, fatos. E etimologia.
A palavra Tcheco se refere a uma etnia específica, os tchecos, povo de origem eslava que se estabeleceu na Europa central em algum momento do século IX ou X. Como todas as tribos eslavas, tinha seu próprio idioma, obviamente de origem eslava, como eles. E, nas línguas eslavas, existem algumas letras adicionais que representam sons específicos. Por exemplo:
O som do nosso CH (como em chave ou chuva) é representado pela letra S acentuado com um circunflexo invertido – Š.O som de RJ (como em FoRJa) é representado por um R com o circunflexo invertido – Ř.
E o som de TCH é representado por um C com o tal circunflexo – Č.
Aquele povo que se instalou perto do rio Elba, e que mais tarde viria a formar o reino da Boêmia, e depois, muito depois, uma República independente era os Čech (até hoje um sobrenome no país. Alguém lembrou de um goleiro famoso?).
Portanto, a República é dos Čechs – no alfabeto latino, TCHECOS. Se fossem checos, seriam Šech. Mas não são.
Então, por que tanta gente erra? Talvez seja por importar do espanhol, onde a República é Checa. Mas CH em espanhol tem som de TCH, então em espanhol funciona. Em português, não.
Tem gente que diz que deve ser Ch porque em português não existe TCH... O que é uma grande bobagem. Qualquer gaúcho sabe disso, tchê! Mas, se depois de toda essa explicação você ainda não me acredita... que posso dizer? TCHau, TCHau?.