Páscoa na República Tcheca e sete programas imperdíveis

Viajar para a República Tcheca durante a Páscoa dá várias recompensas imediatas. À oportunidade de conhecer as tradições e a cultura do país, somam-se saborear as iguarias típicas da Páscoa e encontrar momentos de calma e relaxamento nas florestas e balneários.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Março 11, 2025

Se você é daqueles que aproveita a mínima oportunidade para fugir da rotina, com certeza está avaliando qual é o local mais indicado para suas próximas férias. Vivenciar a Páscoa na República Tcheca é programa perfeito por vários motivos. Entre eles, porque permite conhecer as curiosas tradições (religiosas e pagãs) que rodeiam a festa e desfrutar do despertar da primavera nos muitos jardins e florestas do país, enfim, desconectar-se destes tempos convulsivos em recantos incríveis.

Na República Tcheca, a Semana Santa começa oficialmente na quinta-feira. Durante esse dia, conhecido como Quinta-feira Verde, há o costume de comer alimentos que têm essa cor, como o espinafre, e até beber cerveja verde. Entre a Quarta-feira de cinzas e a Segunda-feira de Páscoa são revividas várias tradições, algumas tão singelas como pintar ovos de Páscoa e escondê-los para as crianças encontrarem; fazer doces em forma de tranças ou nós que são chamados Judas (jidáše); assar pão doce (mazanec); ou brincar de “chicotear” as meninas com uma trança de salgueiro. Além de comemorar em casa, os tchecos saem para curtir o ambiente e encontrar familiares e amigos em mercadinhos e restaurantes.

Ovos de Páscoa decorados na República Checa. Foto: ©Jan Zalis

SETE PROGRAMAS PARA A PÁSCOA NA REPÚBLICA TCHECA

1 - Visite os mercadinhos de Páscoa em Praga

Os mercadinhos de Natal na República Tcheca ficam com toda a fama, mas os da Páscoa têm o seu encanto. Em Praga, na época da Páscoa você poderá passear nos animados espaços entre as barracas localizadas na Praça da Cidade Antiga e em outros espaços da capital. Neles, você verá lindos ovos de páscoa pintados à mão e tranças feitas com vime. Em alguns, você apreciará artesãos a trabalhar. Além de levar para casa uma lembrança, deixe-se seduzir pelos doces tradicionais - tranças, doces em forma de cordeiro (beránek) e de Judas (jidáše).

2 - Brno, música e mercadinhos

Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca, está entre os recantos tchecos que oferecem eventos especiais durante a Páscoa. Tradicionalmente, animado mercadinho é montado na Praça da Liberdade (náměstí Svobody). Artesanato, ovos de páscoa coloridos e deliciosos pastéis de Páscoa o esperam. Se você é amante de música, saiba que grupos folclóricos desfilam pelas praças de Brno, a inundar o ambiente com sons do címbalo, enquanto o vinho da Morávia do Sul o convida a saciar a sede e adicionar uma nota extra de alegria à festa. É também um privilégio visitar as igrejas e catedrais de Brno, para assistir belos concertos.

Museu ao ar livre da Valáquia. Foto: ©NMVP

3 - Museu ao ar livre da Valáquia

Como é impossível voltar no tempo, sugerimos que você faça uma imersão ao passado durante sua viagem de Páscoa à República Tcheca. Basta visitar o Museu ao Ar Livre da Valáquia para conhecer as antigas tradições e um pouco do folclore tcheco. O museu é localizado na cidade de Rožnov pod Radhoštěm, aos pés das montanhas Beskydy. É tradicional acontecerem várias apresentações em Dřevěné městečko (pequena cidade de madeira). Sem dúvida, é uma escapada de Praga que vale desfrutar, embora, devido à distância (perto de quatro horas de percurso), você deve considerar passar a noite em cidades mais próximas a Dřevěné městečko, como Olomouc (75 km), Ostrava ou Zlín (cerca de 50 km).

Palácio de Valtice. Foto: ©Ales Motejl

4 - Páscoa nos castelos e palácios

Durante parte do ano, castelos e palácios tchecos se vestem de nostalgia, contudo, no decorrer das festividades da Páscoa muitos abrem suas portas para celebrar a chegada da primavera. Seus amplos interiores, praça de armas e adegas acolhem, como no Castelo Křivoklát, variados programas de danças, oficinas de pintura de ovos de Páscoa e tranças de vime. Você pode escolher o Palácio de Valtice, na Morávia do Sul, onde é tradição para a época acontecerem na adega degustações de vinhos com música ao vivo, passeios de charrete pelo parque do palácio e visitas guiadas às instalações.

Foto: ©Lazně Poděbrady

5 - Relaxamento e cultura nos balneários de Poděbrady e Kutná Hora

Embora, para muitos, spas e balneários tenham igual interpretação, é neste último que, na Téchia, as doenças físicas são tratadas, sob supervisionamento médico. A República Tcheca tem uma longa tradição termal, reconhecida pela Unesco, e oferece inúmeros estabelecimentos que proporcionam as melhores terapias. Se você viajar durante as férias da Páscoa para a Boêmia Central, não hesite em visitar o Balneário de Poděbrady, fundado em 1908, pelo qual passam anualmente mais de 25 mil visitantes.

Catedral de Santa Bárbara em Kutna Hora. Foto: ©Josef Čáslava

Vários hotéis estão localizados no complexo, para que você possa organizar um fim de semana termal adicionando visitas às proximidades, a menos de 40 quilômetros de distância, como a bela cidade de Kutná Hora, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco; e os Estábulos Nacionais em Kladruby nad Labem.

6 - Corra maratona da República Tcheca

Alguns viajantes confessam que relaxam ouvindo música em shows, outros percorrendo cervejarias e há aqueles que são fascinados pela arte e se sentem realizados ao bater suas próprias marcas em maratonas. A Meia Maratona de Praga; a Corrida em Família, evento tradicional que acontece no Centro Histórico de České Budějovice; as maratonas no autódromo de Brno; as maratonas da popular NightRun em Ostrava e as demais do gênero que ocorrem na Tchéquia são divulgadas com datas  e informações atualizadas anualmente no site da RunCzech.

Meia Maratona de Praga. Foto: ©RunCzech PRG

7 - Chateau Mcely, desconexão total

Para finalizar as dicas de imperdíveis programas durante as festividades de Páscoa na República Tcheca, sugerimos o Chateau Mcely, rodeado por bela floresta. Esse castelo é localizado na cidade de Mcely (65 km de Praga) e é local ideal para relaxar. Tem apenas 24 quartos, divididos em dois pisos e cada qual com decoração peculiar. O chilrear dos pássaros da floresta Svatojířský entram por suas janelas, enquanto os aromas florais dos jardins competem para perfumar a paisagem. Não é necessário sair da propriedade para comer. O restaurante Piano Nobile serve menus requintados, preparados com produtos locais ou cultivados na horta do castelo. Para pouco mais de mimo, experimente os tratamentos de aromaterapia no Spa Mcely Bouquet.

Para saber sobre datas e eventos em pauta, durante a Páscoa ou outros festividades, consulte os calendários nos sites oficiais das cidades que deseja visitar.

Bluebells no Chateau Mcely na primavera.

Continue lendo em Destino Tchéquia

Cinco motivos para visitar Olomouc

Atrações do inverno tcheco para quem viaja com crianças

Cinco passeios a menos de 100 km de Praga

Arcadas, colunatas e galerias

As três são soluções arquitetônicas para facilitar a vida de pedestres. E a República Tcheca tem todas, em diferentes cidades.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Bibliotecas da República Tcheca, tesouros escondidos em mosteiros e palácios

As bibliotecas mais bonitas da República Tcheca estão localizadas em locais privilegiados e em salas repletas de história. Durante a sua próxima viagem à Tchéquia, aceite nosso convite e conheça cinco das mais espetaculares delas, abrigadas em palácios e mosteiros.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Quatro rotas de outono para curtir e relaxar nas florestas tchecas

O outono, estação que revoluciona nossas retinas com a multiplicação dos tons amarelos e acobreados, chega a todos os recantos da República Tcheca. Para mostrar como brilham de tão esplêndidas as florestas tchecas, escolhemos quatro espaços naturais nos quais a natureza é protagonista absoluta.

Aventura Cultura Itinerários
Pacotes