Páscoa na República Tcheca e sete programas imperdíveis

Viajar para a República Tcheca durante a Páscoa dá a você várias recompensas imediatas. À oportunidade de conhecer as tradições e cultura deste país da Europa Central somam-se saborear as iguarias típicas da Páscoa e encontrar momentos de calma e relaxamento nas florestas e balneários. Escolha entre os sete programas relatados a seguir e configure a melhor escapada para atender aos seus desejos.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Abril 04, 2022

Se você é daqueles que aproveita a mínima oportunidade para fugir da rotina, com certeza está avaliando qual é o local mais indicado para suas próximas férias. Vivenciar a Páscoa na República Tcheca é programa perfeito por vários motivos. Entre eles, porque permite conhecer as curiosas tradições (religiosas e pagãs) que rodeiam a festa e desfrutar do despertar da primavera nos muitos jardins e florestas do país, enfim, desconectar-se destes tempos convulsivos em recantos incríveis.

Curiosidades da Páscoa na República Tcheca

Na República Tcheca, a Semana Santa começa oficialmente na Quinta-feira Santa. Durante esse dia, conhecido como Quinta-feira Verde, há o costume de comer alimentos que têm essa cor, como o espinafre, e até beber cerveja verde. Entre a Quarta-feira de cinzas e a Segunda-feira de Páscoa são revividas várias tradições, algumas tão bonitas como pintar ovos de Páscoa e escondê-los para as crianças encontrarem, fazer doces em forma de tranças ou nós que são chamados Judas (jidáše), assar pão doce (mazanec) ou brincar de “chicotear” as meninas com uma trança de salgueiro. Além de comemorar em casa, os tchecos saem para curtir o ambiente e encontrar familiares e amigos em mercadinhos e restaurantes.

Ovos de Páscoa decorados na República Checa. ©Jan Zalis

Sete programas para a sua Páscoa na República Tcheca em 2022

 
1. Visite os mercadinhos de Páscoa em Praga

Os mercadinhos de Natal na República Tcheca ficam com toda a fama, mas os da Páscoa têm o seu encanto. Se você viajar para Praga entre os dias 2 e 24 de abril, poderá passear nos animados espaços entre as barracas localizadas na Praça da Cidade Antiga e em outros espaços da capital. Neles, você verá lindos ovos de páscoa pintados à mão e tranças feitas com vime. Em alguns, você apreciará artesãos a trabalhar. Além de levar para casa uma lembrança, deixe-se seduzir pelos doces tradicionais - tranças, doces em forma de cordeiro (beránek) e de Judas (jidáše).

Os meninos tentam chicotear as meninas com trança de salgueiro ou de tiras de tecido. © Vendula Burgrova

2. Brno, música e mercadinhos

Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca, está entre os recantos tchecos que oferecem eventos especiais durante a Páscoa. Entre 8 e 17 de abril, você poderá passear entre as mais de 40 barracas do animado mercadinho montado na Praça da Liberdade (náměstí Svobody). Artesanato, ovos de páscoa coloridos e deliciosos pastéis de Páscoa o esperam. Se você é amante de música, saiba que grupos folclóricos desfilam pelas praças de Brno, a inundar o ambiente com sons do címbalo, enquanto o vinho da Morávia do Sul o convida a saciar a sede e adicionar uma nota extra de alegria à festa. É também um privilégio visitar as igrejas e catedrais de Brno entre os dias 10 e 24 de abril, para assistir aos concertos realizados durante o Festival de Páscoa da Música Sacra em Brno.

Museu ao ar livre da Valáquia. ©NMVP

3. Museu ao ar livre da Valáquia

Como é impossível voltar no tempo, sugerimos que você faça uma imersão ao passado durante sua viagem de Páscoa à República Tcheca. Basta visitar o Museu ao Ar Livre da Valáquia para conhecer as antigas tradições e um pouco do folclore tcheco. O museu é localizado na cidade de Rožnov pod Radhoštěm, aos pés das montanhas Beskydy. Entre 16 e 18 de abril acontecem várias apresentações em Dřevěné městečko (pequena cidade de madeira). Sem dúvida, é uma escapada de Praga que vale desfrutar, embora, devido à distância (quase 4 horas de percurso), você deve considerar passar a noite em cidades mais próximas a Dřevěné městečko, como Olomouc (75 km), Ostrava ou Zlín (cerca de 50 km).

Palácio de Valtice. ©Ales Motejl

4. Páscoa nos castelos e palácios

Durante parte do ano, castelos e palácios tchecos se vestem de nostalgia, contudo, no decorrer das festividades da Páscoa muitos abrem suas portas para celebrar a chegada da primavera. Seus amplos interiores, praça de armas e adegas acolhem, como no castelo Křivoklát, variados programas de danças, oficinas de pintura de ovos de Páscoa e tranças de vime (fim de semana de 15 a 17 de abril). Você pode escolher o Palácio de Valtice, na Morávia do Sul, que de 15 a 18 de abril oferecerá degustações de vinhos em sua adega com música ao vivo, passeios de charrete pelo parque do palácio e visitas guiadas às instalações.

©Lazně Poděbrady.

5. Relaxamento e cultura: balneário de Poděbrady e Kutná Hora

Embora para muitas pessoas os spas e balneários tenham igual interpretação, é neste último que as doenças físicas são tratadas e os tratamentos, supervisionados por médicos. A República Tcheca tem uma longa tradição termal, reconhecida pela Unesco, e oferece inúmeros estabelecimentos que proporcionam as melhores terapias. Se você viajar durante as férias da Páscoa para a Boêmia Central, não hesite em visitar o Balneário de Poděbrady, fundado em 1908, pelo qual passam anualmente mais de 25 mil visitantes.

Catedral de Santa Bárbara em Kutna Hora. ©Josef Čáslava

Vários hotéis estão localizados no complexo, para que você possa organizar um fim de semana termal adicionando visitas às proximidades, a menos de 40 quilômetros de distância, como a bela cidade de Kutná Hora , declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e os Estábulos Nacionais em Kladruby nad Labem.

Cavalos de Kladruby nad Labem. ©Jakub Kyncl

6. Corra uma maratona na República Tcheca 

Alguns viajantes confessam que relaxam ouvindo música em shows, outros percorrendo cervejarias e há aqueles que são fascinados pela arte e se sentem realizados ao bater suas próprias marcas em maratonas. Todos eles encontram um lugar na República Tcheca, mas este ano os maratonistas poderão ser felizes novamente. A primeira corrida do RunCzech, a Meia Maratona de Praga, já aconteceu (2 de abril) e no dia 9 a alegria e confraternização se fazem presente na Corrida em Família, evento tradicional que acontece no Centro Histórico de České Budějovice. As datas das maratonas no autódromo de Brno; da popular NightRun em Ostrava – a primeira corrida noturna de 2022 e de várias previstas em calendário você encontra no site da RunCzech.

Meia Maratona de Praga. ©RunCzech PRG

7. Chateau Mcely, desconexão total

Para finalizar as dicas de imperdíveis programas durante as festividades de Páscoa na República Tcheca, sugerimos o Chateau Mcely, rodeado por bela floresta. Esse castelo é localizado na cidade de Mcely (65 km de Praga) e é local ideal para relaxar. Tem apenas 24 quartos, divididos em dois pisos e cada qual com decoração peculiar. O chilrear dos pássaros da floresta Svatojířský les entra por suas janelas, enquanto os aromas florais dos jardins competem para perfumar a paisagem. Não é necessário sair da propriedade para comer - o restaurante Piano Nobile serve menus requintados, preparados com produtos locais ou cultivados na horta do castelo. E se você gosta de um pouco mais de mimo, experimente os tratamentos de aromaterapia no Spa Mcely Bouquet.

© Bluebells no Chateau Mcely na primavera.


Continue lendo em Destino Tchéquia

Cinco motivos para visitar Olomouc

Atrações do inverno tcheco para quem viaja com crianças

Cinco passeios a menos de 100 km de Praga

Canais relacionados

Cultura
Na República Tcheca, visitar Stará Kouřim é viajar à pré-história

A 40 km de Praga, Stará Kouřim, uma das maiores fortificações do país que datam da pré-história, é rodeada por singularidades, tais como a torre com sinos de cabeça para baixo e a rocha que marca o Centro Astronômico da Europa Central.

Cultura
Prepare-se para sonhar nos mercadinhos de Natal da República Tcheca

Os mercadinhos de Natal da República Tcheca, como prelúdio do Advento, são um micromundo aonde a alegria se instala de forma perene. Eles representam a felicidade das coisas simples e previsíveis - percorrer as barracas, comprar alguns enfeites artesanais, saborear ponche e doce de canela, ouvir um coro de vozes angelicais cantando uma canção de natal... e passar o tempo com seus entes queridos. Pois é disso que se trata. Visitar os mercados para ver a vida continuar como sempre, com as suas luzes, a sua árvore de natal, a sua música tradicional, as suas risadas e aquele frio que te faz sentir vivo.

Cultura Experiencia de viagem
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Arte Café literário Cultura Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio Sonhe
Pacotes