Ostrava das lendas e da tecnologia

Lendário ‘castelo mal-assombrado’ e seu museu de bruxas, lazer sazonal para todas as Estações do ano, inúmeros festivais, torneios internacionais, a criação da primeira scooter do mundo impressa em 3D. Bem-vindo a Ostrava, a cidade tcheca que é estudantil, tecnológica e turística. Tudo ao mesmo tempo.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Novembro 26, 2019

Localizada no vale entre as montanhas Beskydy e Jeseník, na região conhecida como “Portão da Morávia”, Ostrava tem em comum com a grande maioria das cidades tchecas os lendários monumentos arquitetônicos – um deles, o castelo ‘assombrado’  Slezkoostravský hrade; e os naturais, dentre os quais três Reservas Protegidas, duas no contexto urbano da cidade – as florestas Polanský e a Polanecká Niva.

Quanto aos diferenciais, um bom início para a abordagem está nos monumentos técnicos de Ostrava. Um deles é o edifício de antiga central elétrica, remanescente do complexo de mineração Jáma Karolina, que pertenceu à Família Rothschild. O edifício restaurado e seu entorno constituem uma área histórica aonde foi criado um espaço multifuncional para moradores e visitantes.

Batizado de Trojhalí Karolina Ostrava, o novo complexo tem conceito de praça coberta. Ali são realizados concertos, exposições, apresentações teatrais e gama de eventos sociais e culturais, e há uma ala reservada para as diferentes atividades esportivas. O espaço é grande atração turística, e um verdadeiro paraíso para os mais de 20 mil estudantes que vivem em Ostrava – os tchecos e os originários dos mais diferentes países

As universidades de Ostrava têm por prática envolver ativamente os seus alunos em projetos de pesquisa e soluções tecnológicas  inovadoras, em cooperação com empresas privadas. Exemplo: uma equipe da Universidade Técnica de Ostrava (VŠB – Technické univerzity Ostrava) criou a  primeira scooter do mundo impressa em 3D, em colaboração com a fabricante britânica Renishaw. O protótipo, inspirado em estruturas esqueléticas de peixes e de aves, é divulgado como mais forte e mais leve do que os modelos convencionais.

Poruba - Uma ótima pedida para quando você visitar Ostrava é conhecer o lugar aonde está a sede e o maior campus da VŠB. É um singular distrito da cidade, a começar pelo nome – Poruba, que parece nome indígena (puruba, seu similar em tupi, significa eco). Não é muito dizer que Poruba é a porção nostálgica de Ostrava, que é chamada “Coração de Aço” da República Tcheca por conta da sua tradição mineradora.

À distância de 7,5 km do centro de Ostrava, Poruba não foi impactada pela explosão industrial ocorrida na virada do século 19. Manteve o seu caráter agrícola, e possui um centro histórico com raízes na idade média. Nele está a Zámek Poruba, uma bela mansão renascentista chamada de Castelo de Poruba. Esta mansão pode ser locada para hospedagem, eventos e casamentos.

Se a sua visita a Poruba for no inverno, você poderá patinar no gelo em uma das pistas do estádio RT Torax Arena, pavilhão esportivo multiuso. No verão, será possível conhecer e usar a maior piscina natural da República Tcheca e de toda a Europa Central. O espelho d’água mede  41,2 mil m2, e é cercado  por restaurantes, barzinhos e comodidades para frequentadores. Tem um grande tobo água, escorregadores menores e plataformas aquáticas para descanso, piscinas para não-nadadores e para crianças, com escorregador. Ali são possíveis todas as práticas de esportes aquáticos, e outros. Esta piscina está em meio a um parque florestal com 19,7mil metros quadrados, com trilhas para caminhadas. O ingresso é pago.

 

Serviço

Acesso a Ostrava, a partir de Praga

Trem diurno = 3h24min, a partir de 6,65 euros (Praha Hl.n. - Prague Main Station)

Trem noturno = 3h47 min, a partir de 11,46 euros (Praha Hl.n. - Prague Main Station)

Ônibus = 5h30min, a partir de 17,19 euros (Aeroporto de Praga; Estação Rodoviária Hradanská, que fica na Městský okruh 169 00 Praha 6; e várias paradas na cidade. Informe-se na recepção do hotel).

Carro = 3h30min (aproximado), a partir de 34,40 euros/dia (preço de locação em Praga; Informe-se sobre locadoras na recepção do hotel).

 

Acesso a Poruba, a partir do centro de Ostrava = utilize o monotrilho, linha Ostrava-Poruba  Kyjovice- Budišovice. A segunda parada dá acesso à área da piscina natural.

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Suíça da boêmia, a maravilha natural

A pouco mais de uma hora a noroeste de Praga há um território natural que oferece tudo o que é necessário para ser feliz desfrutando do meio ambiente. É a Suíça da Boêmia, com paisagens que estão entre as mais atrativas da Europa.

Experiencia de viagem
Na rota de Adolf Loos em Tchéquia, luxo sem ornamentos

O genial arquiteto autodidata, originário de Brno, viveu em Viena durante a maior parte da vida. Os vários trabalhos por ele realizados em Tchéquia são conservados, e abertos a quem deseja conhecer as revolucionárias ideias de Loos.

Experiencia de viagem
Em meio à natureza porções da história de Brno

Você tem várias formas para conhecer de perto a atraente natureza de Brno. Caminhadas, ciclismo, pequenos navios turísticos levam a lugares encantadores, com o verde entremeado por castelos, monumentos e histórias de um passado distante que renasce diante dos olhos.

Experiencia de viagem