Ostrava das lendas e da tecnologia

Lendário ‘castelo mal-assombrado’ e seu museu de bruxas, lazer sazonal para todas as Estações do ano, inúmeros festivais, torneios internacionais, a criação da primeira scooter do mundo impressa em 3D. Bem-vindo a Ostrava, a cidade tcheca que é estudantil, tecnológica e turística. Tudo ao mesmo tempo.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Novembro 26, 2019

Localizada no vale entre as montanhas Beskydy e Jeseník, na região conhecida como “Portão da Morávia”, Ostrava tem em comum com a grande maioria das cidades tchecas os lendários monumentos arquitetônicos – um deles, o castelo ‘assombrado’  Slezkoostravský hrade; e os naturais, dentre os quais três Reservas Protegidas, duas no contexto urbano da cidade – as florestas Polanský e a Polanecká Niva.

Quanto aos diferenciais, um bom início para a abordagem está nos monumentos técnicos de Ostrava. Um deles é o edifício de antiga central elétrica, remanescente do complexo de mineração Jáma Karolina, que pertenceu à Família Rothschild. O edifício restaurado e seu entorno constituem uma área histórica aonde foi criado um espaço multifuncional para moradores e visitantes.

Batizado de Trojhalí Karolina Ostrava, o novo complexo tem conceito de praça coberta. Ali são realizados concertos, exposições, apresentações teatrais e gama de eventos sociais e culturais, e há uma ala reservada para as diferentes atividades esportivas. O espaço é grande atração turística, e um verdadeiro paraíso para os mais de 20 mil estudantes que vivem em Ostrava – os tchecos e os originários dos mais diferentes países

As universidades de Ostrava têm por prática envolver ativamente os seus alunos em projetos de pesquisa e soluções tecnológicas  inovadoras, em cooperação com empresas privadas. Exemplo: uma equipe da Universidade Técnica de Ostrava (VŠB – Technické univerzity Ostrava) criou a  primeira scooter do mundo impressa em 3D, em colaboração com a fabricante britânica Renishaw. O protótipo, inspirado em estruturas esqueléticas de peixes e de aves, é divulgado como mais forte e mais leve do que os modelos convencionais.

Poruba - Uma ótima pedida para quando você visitar Ostrava é conhecer o lugar aonde está a sede e o maior campus da VŠB. É um singular distrito da cidade, a começar pelo nome – Poruba, que parece nome indígena (puruba, seu similar em tupi, significa eco). Não é muito dizer que Poruba é a porção nostálgica de Ostrava, que é chamada “Coração de Aço” da República Tcheca por conta da sua tradição mineradora.

À distância de 7,5 km do centro de Ostrava, Poruba não foi impactada pela explosão industrial ocorrida na virada do século 19. Manteve o seu caráter agrícola, e possui um centro histórico com raízes na idade média. Nele está a Zámek Poruba, uma bela mansão renascentista chamada de Castelo de Poruba. Esta mansão pode ser locada para hospedagem, eventos e casamentos.

Se a sua visita a Poruba for no inverno, você poderá patinar no gelo em uma das pistas do estádio RT Torax Arena, pavilhão esportivo multiuso. No verão, será possível conhecer e usar a maior piscina natural da República Tcheca e de toda a Europa Central. O espelho d’água mede  41,2 mil m2, e é cercado  por restaurantes, barzinhos e comodidades para frequentadores. Tem um grande tobo água, escorregadores menores e plataformas aquáticas para descanso, piscinas para não-nadadores e para crianças, com escorregador. Ali são possíveis todas as práticas de esportes aquáticos, e outros. Esta piscina está em meio a um parque florestal com 19,7mil metros quadrados, com trilhas para caminhadas. O ingresso é pago.

 

Serviço

Acesso a Ostrava, a partir de Praga

Trem diurno = 3h24min, a partir de 6,65 euros (Praha Hl.n. - Prague Main Station)

Trem noturno = 3h47 min, a partir de 11,46 euros (Praha Hl.n. - Prague Main Station)

Ônibus = 5h30min, a partir de 17,19 euros (Aeroporto de Praga; Estação Rodoviária Hradanská, que fica na Městský okruh 169 00 Praha 6; e várias paradas na cidade. Informe-se na recepção do hotel).

Carro = 3h30min (aproximado), a partir de 34,40 euros/dia (preço de locação em Praga; Informe-se sobre locadoras na recepção do hotel).

 

Acesso a Poruba, a partir do centro de Ostrava = utilize o monotrilho, linha Ostrava-Poruba  Kyjovice- Budišovice. A segunda parada dá acesso à área da piscina natural.

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
O Teatro preferido de Mozart, em Praga

O Teatro de Repertório é apenas uma das casas de espetáculos históricas. Mas carrega uma relação indissolúvel com Mozart.

Experiencia de viagem
Os adoráveis mercadinhos de Natal

Várias cidades da República Tcheca têm mercadinhos de Natal. Descubra por que eles são tão adoráveis.

Experiencia de viagem
Minha experiência em Tchéquia

Há muito eu ouvia sobre a República Tcheca, especialmente Praga, que estava na minha lista de pendências.

Experiencia de viagem