Oplatky, as bolachas de Karlovy Vary. Ou seriam biscoitos?

Oplatky é a palavra tcheca para "bolachas". E o nome completo é Lazenske Oplatky, ou "bolachas de balneário".

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 09, 2020

Estas iguarias surgiram lá pelo século XIX, quando Karlovy Vary e as outras cidades da região eram frequentadas pela alta sociedade para tratamentos curativos. Invariavelmente o tratamento consistia em beber água das fontes – na quantidade e frequência receitadas pelo médico – caminhar e alimentar-se de maneira leve. E justamente para esse lanchinho é que as bolachas foram criadas. Mas apesar de ser parte de um “remédio”, o gosto é muito bom! Tanto que existem até hoje.

Os sabores variam. A clássica é de baunilha. Mas também tem de chocolate, coco, nozes, amêndoas... O tamanho tradicional é de um LP, ou vinil para os mais novos (entreguei minha idade...). Mas existe uma versão mini, do tamanho de um CD. Grande ou pequeno, são sempre finas, coisa de milímetros. E mesmo assim, achatada, tem duas folhas de biscoito, tipo waffer, com recheio feito de um pó muito fino, com o sabor escolhido. Parece uma grande hóstia, mas recheada.

Na cidade, você pode comprar para comer na hora. Escolha o sabor e eles esquentam em uma chapa especial, parecida com uma sanduicheira. Se gostar, pode comprar a caixa com dez, da pequena ou da grande, e levar para casa. É gostoso, é barato e não pesa na mala.

Mas a pergunta que não cala, e que já foi discussão de inúmeros fóruns na internet é: bolacha ou biscoito? Qual é a forma correta?

Este escrevinhador humildemente propõe uma solução para a querela.

Todos concordam com o termo "biscoito de polvilho" e não bolacha; e todos concordam com o termo "bolacha Maria", e não biscoito. Daí podemos inferir que o termo biscoito se aplica à iguaria de forma mais orgânica, e com algum volume. Bolacha se aplica a versão com forma definida, geralmente redonda, e fina. Isso explicaria por que um tabefe é referido como ‘dar uma bolacha” na cara de alguém – por analogia, a palma da mão é redonda e fina. Também explica a incerteza clássica de "bolacha recheada" ou biscoito recheado – a forma é regular, mas a altura já é grande... Ok, não é nada científico, mas é um caminho. Se você aceitar essa teoria – incrivelmente inútil – as oplatky de Karlovy Vary são bolachas – redondas e finas. E não biscoitos.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Tchéquia, ao sabor das festas folclóricas

Na República Tcheca, o passado repleto de lendas está sempre presente através de festas folclóricas realizadas seja nas grandes cidades, como nos recantos mais bucólicos do país. A começar por Praga, manifestações folclóricas ocorrem nas diferentes épocas do ano. 

Experiencia de viagem
Como visitar o maior tesouro tcheco, perdido por 40 anos?

Na pequena cidade medieval de Bečov nad Teplou, região de Karlovy Vary, na República Tcheca, mora um tesouro de valor incalculável

Experiencia de viagem
Morávia do Norte e Silésia: tradição industrial e entorno natural

O turismo industrial está na moda e a região que rodeia a cidade de Ostrava está decidida a aproveitar esse interesse que surgiu entre os viajantes. Aqui a oferta se complementa, além disso, com o contraste que propõe um entorno montanhoso deslumbrante, com povoados encantadores e a opção de praticar golfe. É tempo de viver novas experiências.

Experiencia de viagem
Pacotes