Oplatky, as bolachas de Karlovy Vary. Ou seriam biscoitos?

Oplatky é a palavra tcheca para "bolachas". E o nome completo é Lazenske Oplatky, ou "bolachas de balneário".

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 09, 2020

Estas iguarias surgiram lá pelo século XIX, quando Karlovy Vary e as outras cidades da região eram frequentadas pela alta sociedade para tratamentos curativos. Invariavelmente o tratamento consistia em beber água das fontes – na quantidade e frequência receitadas pelo médico – caminhar e alimentar-se de maneira leve. E justamente para esse lanchinho é que as bolachas foram criadas. Mas apesar de ser parte de um “remédio”, o gosto é muito bom! Tanto que existem até hoje.

Os sabores variam. A clássica é de baunilha. Mas também tem de chocolate, coco, nozes, amêndoas... O tamanho tradicional é de um LP, ou vinil para os mais novos (entreguei minha idade...). Mas existe uma versão mini, do tamanho de um CD. Grande ou pequeno, são sempre finas, coisa de milímetros. E mesmo assim, achatada, tem duas folhas de biscoito, tipo waffer, com recheio feito de um pó muito fino, com o sabor escolhido. Parece uma grande hóstia, mas recheada.

Na cidade, você pode comprar para comer na hora. Escolha o sabor e eles esquentam em uma chapa especial, parecida com uma sanduicheira. Se gostar, pode comprar a caixa com dez, da pequena ou da grande, e levar para casa. É gostoso, é barato e não pesa na mala.

Mas a pergunta que não cala, e que já foi discussão de inúmeros fóruns na internet é: bolacha ou biscoito? Qual é a forma correta?

Este escrevinhador humildemente propõe uma solução para a querela.

Todos concordam com o termo "biscoito de polvilho" e não bolacha; e todos concordam com o termo "bolacha Maria", e não biscoito. Daí podemos inferir que o termo biscoito se aplica à iguaria de forma mais orgânica, e com algum volume. Bolacha se aplica a versão com forma definida, geralmente redonda, e fina. Isso explicaria por que um tabefe é referido como ‘dar uma bolacha” na cara de alguém – por analogia, a palma da mão é redonda e fina. Também explica a incerteza clássica de "bolacha recheada" ou biscoito recheado – a forma é regular, mas a altura já é grande... Ok, não é nada científico, mas é um caminho. Se você aceitar essa teoria – incrivelmente inútil – as oplatky de Karlovy Vary são bolachas – redondas e finas. E não biscoitos.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Paola Salas: amor, trabalho, magia e ar puro

Desde o Chile, aonde nasceu, à  Áustria, aonde conheceu o marido... e de lá a Praga, com um bom contrato de trabalho. Paola viajou alguns tantos quilômetros procurando realizar seus sonhos. Hoje, é diretora de vendas e desenvolvimento de negócios no Mandarin Oriental em Praga, "um esplêndido hotel em um lugar mágico". Ela  nos dá seus conselhos para nossa visita a Praga, incluindo uma fuga ao Parque Kampa, para respirar ar fresco.

Experiencia de viagem
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe
Lembrei-me de você na república tcheca: os presentes mais originais

Na sua viagem à República Tcheca, você gostaria de comprar uma lembrança típica e muito original? Tome nota de opções que causam admiração, delícias ao paladar e sorrisos de agradecimento no rosto dos presenteados.

Experiencia de viagem