Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia
Em Olomouc e região, no Cársico da Morávia, sobram originalidades. A começar por cavernas que guardam pinturas rupestres, uma delas, a mais antiga do gênero, em Tchéquia . “Fazenda” de borboletas e presépio mecânico high tech estão na lista de atrações de Olomouc.
Por: Colaborador Convidado
Publicado: Junho 01, 2020
A reabertura gradativa de palácios, museus, restaurantes, bem como das fronteiras com alguns países estimulam a que, por nosso lado, nos preparemos para a nossa viagem à Tchéquia, país como poucos no mundo. Sugerimos incluir no roteiro o Cársico da Morávia e uma das suas belas cidades, Olomouc.
Cársico da Morávia
Com extensão de cerca de 92 km2, o Cársico da Morávia é Reserva Natural Protegida, palco de notáveis singularidades geológicas que inclui 1.100 desfiladeiros e cavernas. Dentre elas, a Caverna Catarina (Kateřinská jeskyně), o “aconchego” da grande pedra que é o berço de pintura rupestre datada de há 7 mil anos – a mais antiga já descoberta na República Tcheca.
Caverna Catarina e as pinturas rupestres
Localizada na porção cársica que reúne a maior área de cavernas e o maior salão subterrâneo da República Tcheca aberto ao público, a Caverna Catarina é absolutamente imperdível. No seu contexto, o salão subterrâneo tem 97 metros de extensão, 44 metros de largura, e 20 metros de altura. Por conta da boa acústica que oferece, o salão é palco de shows musicais.
Os interiores da Caverna Catarina guardam várias pinturas rupestres, ali desde a Idade da Pedra ao século 18 - uma delas, bem famosa. Inicialmente, foi datada de há 6.200 anos, contudo, após novos e recentes estudos, cientistas tchecos anunciaram (maio, 2020) que, na verdade, a pintura remonta há 7 mil anos, a mais antiga de Tchéquia.
A pintura consiste em série de linhas na cor preto, gravadas na superfície de grande rocha, apelidada “Cérebro” por conta da conformação enrugada. O “Cérebro” foi fotografado pela primeira vez pelo explorador tcheco, arqueólogo e espeleólogo Karel Absolon. Dentre as descobertas desse pesquisador, está a estatueta da Vênus de Dolní Věstonice, vila que pertence ao distrito de Břeclav, cerca de 110 km de Olomouc. Até nossos dias, é a mais antiga cerâmica feita em argila e cinza queimadas já encontrada.
Estatueta da Vênus de Věstonice
A estatueta foi escavada em antigo assentamento de caçadores de mamutes, e está exposta à visitação no Museu de Arqueologia de Dolní Věstonice (cerca de 110 km de Olomouc e de 40 km de Brno). A descoberta tornou a singela vila de Dolní Věstonice em símbolo de assentamento humano mais importante do planeta, enquanto referência à Era do Gelo. Ainda, constitui o lugar de origem das mais antigas tradições artísticas da humanidade, até agora conhecido.
Curiosidade - Uma das cavernas do enorme sistema do Cársico da Morávia, chamada Caverna Imperial (Císařská jeskyně), nos dias atuais é utilizada para espeleoterapia - tratamento alternativo voltado à cura de diversos males, por exemplo, asma bronquial. A espeleoterapia é apoiada no microclima especial e no ar puro de cavernas subterrâneas.
Olomouc
Localizada a 210 km de Praga, a partir de onde é acessível, inclusive, por modernos trens e ônibus (veja detalhes de todas as opções de acesso), Olomouc ocupa terras do Cársico da Morávia, assim como Boskovice, Brno, e as respectivas vilas e comunidades de cada qual das três cidades.
Como um todo, Olomouc caminha (maio, 2020) para a normalidade, com reabertura de várias atrações, concertos e espetáculos teatrais ao ar livre.
Guardadas as precauções que nossos tempos exigem, foram abertos acessos a lugares turísticos, e voltam a funcionar os pubs, com sua ampla oferta de ótimas cervejas. Novamente, na paisagem do centro urbano brilham à luz do Sol os jorros de água das suas seis belíssimas fontes barrocas.
Fazenda” de Borboletas
Em Olomouc, espaço lindo e perfumado é formado por amigas inseparáveis – flores e borboletas. Instalado na cidade, o Centro de Jardinagem Florcenter produz flores, árvores frutíferas, ervas, e as enfeita com borboletas, muitas borboletas, que têm ali um incubatório.
Ao visitar o lugar, você poderá passear entre lindas e coloridas espécies, a sobrevoarem livres nos ambientes do “berçário”. Ali, você conhecerá a trajetória da vida desses encantadores bichinhos, desde a larva, até se tornar em linda borboleta. Há variedades tchecas, das Filipinas, Tailândia, do Quênia, e mais.
Periodicamente, O Centro de Jardinagem em Olomouc realiza a tradicional Feira de Flores, entre as quais, espécies raras ali cultivadas. Mantém um “jardim de cultivo” para observação de plantio, por exemplo, do álamo japonês, de morangos, e da “árvore da imortalidade – Gynostemma pentaphyllum, que conhecemos por Ginseng, neste exemplo, o de cinco folhas. Funciona ali agradável Café Bistrô (inclui almoço), em todos os dias da semana.
Presépio tecnológico
Formado por 230 figuras de pessoas e de animais, o presépio montado na Galeria Shopping Šantovka (Poliská, 01) ocupa 10 m2. Cenário de fundo para o presépio, 163 edifícios reproduzem trecho urbano de Olomouc, o qual, conforme previsto, será ampliado com novas edificações, a cada ano.
As peças foram criadas a partir de impressão 3D. Os movimentos - igualmente em 3D -, e a iluminação do presépio são acionados por sistema eletromecânico programável, “que funciona de forma semelhante a um relógio astronômico”, nas palavras dos seus idealizadores. Quanto ao apelo, é apresentado como conceito moderno de presépio, destinado a tornar acessível a mensagem bíblica, desde o nascimento de Jesus até a nova geração – que pretendem alcançar através da tecnologia.
O que foi aqui comentado é pequena amostra, diante do quanto Olomouc tem a oferecer. Por exemplo, deliciosa gastronomia, e nos pubs você poderá provar, por exemplo, a cerveja “de café”, “de cereja” e outras (são aromatizadas) e, claro, as cervejas tchecas tradicionais, e deliciosas. Para a sua visita a Tchéquia, programe os encantos do Cársico da Morávia e Olomouc. Visite as atrações famosas, e descubra outras. Depois, conte para nós. Boa viagem!