Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia

Em Olomouc e região, no Cársico da Morávia, sobram originalidades. A começar por cavernas que guardam pinturas rupestres, uma delas, a mais antiga do gênero, em Tchéquia . “Fazenda” de borboletas e presépio mecânico high tech estão na lista de atrações de Olomouc.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Junho 01, 2020

A reabertura gradativa de palácios, museus, restaurantes, bem como das fronteiras com alguns países estimulam a que, por nosso lado, nos preparemos para a nossa viagem à Tchéquia, país como poucos no mundo. Sugerimos incluir no roteiro o Cársico da Morávia e uma das suas belas cidades, Olomouc.

Cársico da Morávia

Com extensão de cerca de 92 km2, o Cársico da Morávia é Reserva Natural Protegida,  palco de notáveis singularidades geológicas que inclui 1.100 desfiladeiros e cavernas. Dentre elas, a Caverna  Catarina (Kateřinská jeskyně), o “aconchego” da grande pedra que é o berço de pintura rupestre datada de há 7 mil anos – a mais antiga já descoberta na República Tcheca.

Caverna Catarina e as pinturas rupestres

Localizada na porção cársica que reúne a maior área de cavernas e o maior salão subterrâneo da República Tcheca aberto ao público, a Caverna Catarina é absolutamente imperdível. No seu contexto, o salão subterrâneo tem 97 metros de extensão, 44 metros de largura, e 20 metros de altura. Por conta da boa acústica que oferece, o salão é palco de shows musicais.

Os interiores da Caverna Catarina guardam várias pinturas rupestres, ali desde a Idade da Pedra ao século 18 - uma delas, bem famosa. Inicialmente, foi datada de há 6.200 anos, contudo, após novos e recentes estudos, cientistas tchecos anunciaram (maio, 2020) que, na verdade, a pintura remonta há 7 mil anos, a mais antiga de Tchéquia.

A pintura consiste em série de linhas na cor preto, gravadas na superfície de grande rocha, apelidada “Cérebro” por conta da conformação enrugada. O “Cérebro” foi fotografado pela primeira vez pelo explorador tcheco, arqueólogo e  espeleólogo Karel Absolon. Dentre as descobertas desse pesquisador, está a estatueta da Vênus de Dolní Věstonice, vila que pertence ao distrito de Břeclav, cerca de 110 km de Olomouc. Até nossos dias, é a mais antiga cerâmica feita em argila e cinza queimadas já encontrada.

Estatueta da Vênus de Věstonice

A estatueta foi escavada em antigo assentamento de caçadores de mamutes, e está  exposta à visitação no Museu de Arqueologia de Dolní Věstonice (cerca de 110 km de Olomouc e de 40 km de Brno). A descoberta tornou a singela vila de Dolní Věstonice em símbolo de assentamento humano mais importante do planeta, enquanto referência à Era do Gelo. Ainda, constitui  o lugar de origem das mais antigas tradições artísticas da humanidade, até agora conhecido.

Curiosidade - Uma das cavernas do enorme sistema do Cársico da Morávia, chamada Caverna Imperial (Císařská jeskyně), nos dias atuais é utilizada para espeleoterapia - tratamento alternativo voltado à cura de diversos males, por exemplo, asma bronquial. A espeleoterapia é apoiada no microclima especial e no ar puro de cavernas subterrâneas.

Olomouc

Localizada a 210 km de Praga, a partir de onde é acessível, inclusive, por modernos trens e ônibus (veja detalhes de todas as opções de acesso), Olomouc ocupa terras do Cársico da Morávia,  assim como Boskovice, Brno, e as respectivas vilas e comunidades de cada qual das três cidades.

Como um todo, Olomouc  caminha (maio, 2020) para a normalidade, com reabertura de várias  atrações, concertos e espetáculos teatrais ao ar livre.

Guardadas as precauções que nossos tempos exigem, foram abertos acessos a lugares turísticos,  e voltam a funcionar os pubs, com sua ampla oferta de ótimas cervejas. Novamente, na paisagem do centro urbano brilham à luz do Sol os jorros de água  das suas seis belíssimas fontes barrocas.

Fazenda” de Borboletas

Em Olomouc, espaço lindo e perfumado é formado por amigas inseparáveis – flores e borboletas. Instalado na cidade, o Centro de Jardinagem Florcenter produz flores, árvores frutíferas, ervas, e as enfeita com borboletas, muitas borboletas, que têm ali um incubatório.

Ao visitar o lugar, você poderá passear entre lindas e coloridas espécies,  a sobrevoarem livres nos ambientes do “berçário”. Ali, você conhecerá a trajetória da vida desses encantadores bichinhos, desde a larva, até se tornar em linda borboleta. Há variedades tchecas, das Filipinas, Tailândia, do Quênia, e mais.

Periodicamente, O Centro de Jardinagem em Olomouc realiza a tradicional Feira de Flores, entre as quais, espécies raras ali cultivadas. Mantém um “jardim de cultivo” para observação de plantio, por exemplo, do álamo japonês, de morangos, e da “árvore da imortalidade – Gynostemma pentaphyllum, que conhecemos por Ginseng, neste exemplo, o de cinco folhas. Funciona ali agradável Café Bistrô (inclui almoço), em todos os dias da semana.

Presépio tecnológico

Formado por 230 figuras de pessoas e de animais, o  presépio montado na Galeria Shopping Šantovka (Poliská, 01) ocupa 10 m2.  Cenário de fundo para o presépio,  163 edifícios reproduzem trecho urbano de Olomouc, o qual, conforme previsto, será ampliado com novas edificações, a cada ano.

As peças foram criadas a partir de impressão 3D. Os movimentos - igualmente em 3D -, e a iluminação do presépio são acionados por sistema eletromecânico programável, “que funciona de forma semelhante a um relógio astronômico”, nas palavras dos seus idealizadores. Quanto ao apelo, é apresentado como conceito moderno de presépio, destinado a tornar acessível a mensagem bíblica, desde o nascimento de Jesus até a nova geração – que pretendem alcançar através da tecnologia.

O que foi aqui comentado é pequena amostra, diante do quanto Olomouc tem a oferecer. Por exemplo, deliciosa gastronomia, e nos pubs você poderá provar, por exemplo, a cerveja “de café”, “de cereja” e outras (são aromatizadas) e, claro, as cervejas tchecas tradicionais, e deliciosas. Para a sua visita a Tchéquia, programe os encantos do Cársico da Morávia e Olomouc. Visite as atrações famosas, e descubra outras. Depois, conte para nós. Boa viagem!

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Buscando Alfons Mucha pela República Tcheca

Nas famosas capitais mundiais você verá exposições das obras que tornaram famoso o pintor, ilustrador e designer gráfico tcheco Alfons Mucha, um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau.

Experiencia de viagem
Royal Golf Club Mariánské Lázně swing real

Em Mariánské Lázně, o swing, a rotação do corpo para golpear a bolinha de golfe tem por cenário campo sofisticado. Fundado em 1905, o Royal Golf Club Mariánské Lázně, reconhecido como o melhor percurso na República Tcheca, é um dos poucos no mundo com o selo “Royal”, fora da Grã-Bretanha. Além das feras no esporte, aprendizes têm vez e oportunidade para provar o gostinho de praticar golfe.

Experiencia de viagem
Pardubice, destino muito atrativo e pouco conhecido

Por trem ou carro, em uma hora desde Praga, sentido leste, você chegará a Pardubice (a menos de três horas de Alicante, na Espanha, em voo direto de companhia low cost). É muito interessante conhecer esta cidade, devido a tudo que oferece, e utilizá-la como ponto de partida para visitar toda a República Tcheca, pois ela possui ampla rede de entroncamentos ferroviários, que distribui viajantes pelo país.

Experiencia de viagem