Oito lugares ideais para curtir com sua mãe na República Tcheca

Há quanto tempo você não viaja com sua mãe? Talvez tenha chegado a hora de dar a ela o que ela mais deseja: um tempo com o filho/a. Se está à procura de ideias para surpreendê-la, sugerimos locais perfeitos na República Checa, na medida certa para você desfrutar em companhia da melhor mãe do mundo.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Maio 06, 2021

Todos estamos exaustos com o bombardeio comercial do Dia das Mães, ou de tantos outros “dias”, mas sucumbimos de bom grado às propostas que nos são lançadas porque “a nossa mãe tudo merece”, mesmo que caiamos no consumismo... Agora, por que temos que limitar a festa das mães para o mês de maio, ou apenas para um dia específico? Mundo afora, a data de comemoração é diferente - Noruega, em fevereiro; Indonésia, em dezembro; Espanha, no primeiro domingo de maio; na República, segundo domingo de maio, como é comemorado no Brasil. Não existe data ideal para viajar em companhia das nossas mães. O importante é que você reserve uns dias para ficar tranquilo (e esquecer o celular), que planeje bem cada momento, principalmente se sua mãe já não é tão jovem. Pense nela na hora de escolher as visitas e os restaurantes.

Se você viajar na primavera, encontrará inúmeros espaços verdes na República Tcheca, onde as flores parecem mais esplêndidas do que nunca, mas se você viajar no verão, o frescor da vegetação também será apreciado. O que você acha se este ano, em vez de lhe enviar um buquê de flores, você lhe der o prazer de visitar oito parques e jardins tchecos repletos de flores? Se a ideia lhe parece boa, surpreenda a sua mãe (mama, mamka, maminka, maminečka) nesses belos espaços.

1. Jardins do Castelo de Praga

No recinto do Castelo de Praga há vários jardins abertos ao público, onde é um prazer admirar os primeiros brotos da primavera. Você pode começar visitando os chamados Jardins Reais, os maiores do complexo e lugar de alguns monumentos renascentistas e barrocos, como o Palácio de Verão da  Rainha Anna, a Sala de Jogos de Bola (Míčovna) e o Pátio dos Leões (Lví dvůr). Você pode continuar pelo Poço dos Cervos (Jelení příkop), vala que separa o castelo dos Jardins Reais. Este lugar é aberto ao público – área muito sossegada, de onde é possível admirar as antigas muralhas e as torres do castelo. Antes de partir, visite os Jardins do Sul para foto com sua mãe, tendo ao fundo formidáveis vistas de Praga.

2. Parques de Praga com cenários espetaculares

Poucos prazeres são tão saudáveis ​​e gratificantes como passear durante os meses de temperaturas amenas e clima agradável. Esses meses de intervalo entre o forte das estações são ideais para conhecer alguns (existem dezenas) parques e florestas de Praga. Você sabia que Praga é uma das cidades mundiais com maior percentual de vegetação? Está entre as dez cidades europeias com maior índice de área verde por morador (180m2/habitante) e em 13º no ranking mundial. Os maiores parques da capital tcheca são Letná, Stromovka e Obora Hvězda.

O Parque Letná é um dos lugares mais cobiçados para descansar, pois está localizado no centro de Praga e oferece belas vistas do rio Moldava (com suas pontes) e da cidade. Além disso, deste parque é muito fácil chegar a uma cafeteria ou bistrô para terminar o dia a saborear deliciosa sobremesa tcheca. (Nota do Editor) Se você for ao Parque Stromovka verá várias espécies de cerejeiras ornamentais e infinidade de outras belas árvores. Na Reserva (Oborá) Hvězda, conhecida por Reserva de Caça no passado remoto, além de curtir a bela natureza você verá a casa de verão que o arquiduque Fernando II da Áustria construiu para Filipina Welser, com quem se casou em segredo porque a união era indesejada pelos seus pais, o sacro imperador romano Fernando I e Anna da Boêmia e Hungria.

3. Jardim Botânico de Praga

Quase impossível encontrar alguém que não goste de jardim botânico. Esses espaços parecem reunir a flora mais espetacular do mundo para mostrá-la em um só lugar e ser apreciada sem esforço. O Jardim Botânico de Praga, que tem 70 hectares, foi fundado há 30 anos. Possui estufas adaptadas a várias zonas climáticas, vinhedos, alpinarium mediterrâneo, jardim japonês para meditação, charnecas e outras espécies de árvores e arbustos. Se a sua visita ocorrer por volta do meio-dia, aproveite para convidar sua mãe para almoçar no bistrô vegano Botanická.

4. Petřín Rose Garden

Não saia da capital sem ir ao mirante Petřín, pois perto do topo do funicular que leva à torre está o Roseiral de Praga, com cerca de oito mil tipos de rosas. Recomendamos a visita à tarde para apreciar as fragrâncias ao pôr do sol.

5. Jardim de plantas medicinais de Kuks

Uma proposta interessante fora de Praga é o jardim barroco de ervas medicinais localizado no terreno do Hospital Kuks, na Boêmia Oriental. O jardim, assim como o hospital, é do século 18. Além das ervas medicinais para as farmácias locais, desde o início este jardim serviu para cultivar frutas e vegetais. Hoje, possui cerca de 140 plantações com dezenas de plantas medicinais. Passa por remodelação que o deixará ainda mais espetacular para quando você e sua mãe o visitarem.

6. Jardim do castelo Pernštejn

A noroeste de Brno fica o Castelo de Pernštejn, uma das fortalezas mais famosas e bem preservadas do país, mas seus jardins, na parte inferior das muralhas, são menos conhecidos. Esses jardins foram revitalizados e embelezados antes de serem reabertos ao público, no início de maio (2021). Com as obras, eles foram restaurados à beleza que tinham no século 19: a encosta sul, a ermida, o pavilhão chinês, os banhos turcos, o obelisco, guarda-sol e cachoeira.

7. Roseiral de Olomouc

Apesar de figurar entre as flores mais clássicas, as rosas são o mimo certo seja para presentear ou levar a sua mãe a visitar o Roseiral de Olomouc. Esta cidade da Morávia tem cerca de quatro hectares de roseirais que fazem parte do Jardim Botânico local. Neles estão distribuídos 400 canteiros de flores com mais de dez mil rosas de diferentes tipos.

8. Rosas no Parque Průhonice

Terminamos nossas recomendações dos mais belos jardins da República Tcheca com o Parque de Průhonice, na Boêmia Central (perto de Praga). Lá você poderá admirar com sua mãe o maior roseiral do país, com mais de 4 mil tipos de rosas. Entre elas há as históricas, as trepadeiras, miniaturas, selvagens...

 

Continue lendo...

  1. Cinco belos jardins de castelos e palácios na República Tcheca
  2. Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca
  3. Cinco mirantes para ver Praga, na República Tcheca
Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Aventura Castelos e Palácios Cultura Itinerários
Cinco bibliotecas imperdíveis na República Tcheca

Na República Tcheca, bibliotecas em mosteiros, castelos e palácios guardam tesouros únicos que repousam em encantadores cenários.

Arquitectura Café literário Castillos y Palacios Cultura Cultura Experiencia de viagem Patrimonio
Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Arte Cultura Sonhe
Pacotes