O teatro preferido de Mozart, em Praga

O Teatro de Repertório é apenas uma das casas de espetáculos históricas. Mas carrega uma relação indissolúvel com Mozart.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Janeiro 04, 2021

Este artigo trata de um teatro cujo nome tcheco é Stavovské divadlo. E de saída já vamos acabar com um mal-entendido, fruto da tradução para o inglês, e desta para o português. Porque frequentemente se vê Estates Theatre, ser erradamente traduzido para o falso cognato de Teatro dos Estados. Mas Estates Theatre NÃO é o Teatro dos Estados, mas sim Teatro de Repertório, considerando a palavra inglesa ESTATES como “acervo” ou “propriedade”.

Outra confusão recorrente vem da grande quantidade de (ótimas) casas de espetáculos em Praga. Não confunda o Teatro de Repertório com...

... a Ópera do Estado (State Opera), que é uma belíssima casa, perto do Museu Nacional...

... a Ópera Gala Praga, que é outra casa, esta em Malá Strana, do outro lado do rio...

... o Teatro Nacional, onde também se encena ballet e música, mas quase nunca óperas...

... o Rudolfinum, casa da Filarmônica de Praga, onde se apresentam orquestras...

...a Sala de Smetana na Casa Municipal, também dedicada a orquestras, e não óperas.

Desfeitas as confusões, voltamos ao Stavovské divadlo, o Teatro de Repertório, o Estates Theatre, ou, como é mais conhecido, o Teatro de Mozart.

Antes que me critiquem, confirmo que Wolfgang Amadeus Mozart era austríaco, com profunda ligação com as cidades austríacas de Salzburgo e Viena. Mas ele mesmo dizia: “Minha orquestra está em Praga”, porque ao que consta, era em Praga que seu trabalho era melhor recebido e compreendido. Era lá que ele se sentia mais à vontade. E foi lá que ele decidiu encenar a première de sua mais famosa ópera, Don Giovanni. Onde? No Teatro de Repertório! E daí surgiu a ligação perpétua entre os dois.

Nem sempre o Teatro teve este nome.  Aliás, teve vários outros. O primeiro foi Teatro Conde Nostitz, que foi o entusiasta de origem alemã que construiu o edifício, em menos de dois anos. Ele queria oferecer um espaço aos cidadãos para que apreciassem espetáculos e demonstrassem o valor moral do povo através da cultura – um pensamento iluminista predominante na época. A localização ao lado da universidade é proposital, já que arte, educação e cultura eram percebidas como uma só coisa.

E apesar de ser alemão de origem, o conde nunca se opôs a encenações em outros idiomas. Com isso, o teatro recebeu várias peças em tcheco, o que atraia multidões populares. Estava honrado assim o lema do teatro, gravado na pedra de seu frontão: Patriae et Musis – para os filhos da pátria e para as musas.

Se você for a Praga e premeditar assistir uma ópera, o Teatro de Repertório é uma ótima opção. Há uma grande variedade de espetáculos o ano todo e, infalivelmente, há encenações de Don Giovanni (cheque a programação em www.estatestheatre.cz). Porém, se você não vai ter tempo para Ópera, mas quer ver o teatro por dentro, há tours guiados. Mas se você nem vai conseguir fazer o tour, recomendo o premiado filme “Amadeus”, de Milos Formam, que retrata a vida de Mozart. A cena da estréia da Ópera Don Giovanni mostra fartamente o interior do teatro. E nada ali é cenário. É exatamente o que o Teatro de Repertório é hoje – idêntico ao que era na época de Mozart.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
PlanTchequia: o canal de podcasts da República Tcheca

A República Tcheca lança PlanTchequia, seu canal de podcasts para trazer informações, dicas e sugestões das melhores atrações do país. Faça Seu Plano e Papo Tcheco já têm episódios disponíveis nas principais plataformas de áudio, e também no YouTube.

Aventura Experiencia de viagem Sonhe
Em Ostrava, buscando o código de solomon

Você logo descobrirá que Ostrava não é menos espetacular, mas completamente diferente de todas as demais cidades. E garanto que ela se envolve muito bem com o cenário pós-industrial.

Experiencia de viagem
David Černý: nos passos de um provocador

David Černý, artista tcheco contemporâneo, conseguiu instalar mais de uma dúzia de suas controversas esculturas nas ruas de Praga. Propomos um passeio para ver as criações dele e, ao longo do caminho, esbarrar em tudo o mais.

Cultura Experiencia de viagem
Pacotes