O Teatro preferido de Mozart, em Praga

O Teatro de Repertório é apenas uma das casas de espetáculos históricas. Mas carrega uma relação indissolúvel com Mozart.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Janeiro 04, 2021

Este artigo trata de um teatro cujo nome tcheco é Stavovské divadlo. E de saída já vamos acabar com um mal-entendido, fruto da tradução para o inglês, e desta para o português. Porque frequentemente se vê Estates Theatre, ser erradamente traduzido para o falso cognato de Teatro dos Estados. Mas Estates Theatre NÃO é o Teatro dos Estados, mas sim Teatro de Repertório, considerando a palavra inglesa ESTATES como “acervo” ou “propriedade”.

Outra confusão recorrente vem da grande quantidade de (ótimas) casas de espetáculos em Praga. Não confunda o Teatro de Repertório com...

... a Ópera do Estado (State Opera), que é uma belíssima casa, perto do Museu Nacional...

... a Ópera Gala Praga, que é outra casa, esta em Malá Strana, do outro lado do rio...

... o Teatro Nacional, onde também se encena ballet e música, mas quase nunca óperas...

... o Rudolfinum, casa da Filarmônica de Praga, onde se apresentam orquestras...

...a Sala de Smetana na Casa Municipal, também dedicada a orquestras, e não óperas.

Desfeitas as confusões, voltamos ao Stavovské divadlo, o Teatro de Repertório, o Estates Theatre, ou, como é mais conhecido, o Teatro de Mozart.

Antes que me critiquem, confirmo que Wolfgang Amadeus Mozart era austríaco, com profunda ligação com as cidades austríacas de Salzburgo e Viena. Mas ele mesmo dizia: “Minha orquestra está em Praga”, porque ao que consta, era em Praga que seu trabalho era melhor recebido e compreendido. Era lá que ele se sentia mais à vontade. E foi lá que ele decidiu encenar a première de sua mais famosa ópera, Don Giovanni. Onde? No Teatro de Repertório! E daí surgiu a ligação perpétua entre os dois.

Nem sempre o Teatro teve este nome.  Aliás, teve vários outros. O primeiro foi Teatro Conde Nostitz, que foi o entusiasta de origem alemã que construiu o edifício, em menos de dois anos. Ele queria oferecer um espaço aos cidadãos para que apreciassem espetáculos e demonstrassem o valor moral do povo através da cultura – um pensamento iluminista predominante na época. A localização ao lado da universidade é proposital, já que arte, educação e cultura eram percebidas como uma só coisa.

E apesar de ser alemão de origem, o conde nunca se opôs a encenações em outros idiomas. Com isso, o teatro recebeu várias peças em tcheco, o que atraia multidões populares. Estava honrado assim o lema do teatro, gravado na pedra de seu frontão: Patriae et Musis – para os filhos da pátria e para as musas.

Se você for a Praga e premeditar assistir uma ópera, o Teatro de Repertório é uma ótima opção. Há uma grande variedade de espetáculos o ano todo e, infalivelmente, há encenações de Don Giovanni (cheque a programação em www.estatestheatre.cz). Porém, se você não vai ter tempo para Ópera, mas quer ver o teatro por dentro, há tours guiados. Mas se você nem vai conseguir fazer o tour, recomendo o premiado filme “Amadeus”, de Milos Formam, que retrata a vida de Mozart. A cena da estréia da Ópera Don Giovanni mostra fartamente o interior do teatro. E nada ali é cenário. É exatamente o que o Teatro de Repertório é hoje – idêntico ao que era na época de Mozart.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Pavel Dvorak: a história de brno é contada em espanhol

Além de tocar piano com paixão e maestria, ensinar história na universidade e praticar esportes, Pavel adora fazer uma turnê em Brno, contando aos visitantes - em espanhol - os grandes segredos de sua cidade. "O espanhol é uma língua interessante, super divertida e segue uma lógica semelhante à do tcheco", diz ele.

Experiencia de viagem
Boêmia do Sul: A rosa de cinco pétalas e muitas outras experiências inesquecíveis

Durante séculos, os Rosenberg e depois os Schwarzenberg dominaram a Boêmia do Sul. O símbolo destas famílias era uma rosa de cinco pétalas, que se repete insistentemente na ornamentação, nos escudos e até mesmo na bandeira da região. Para fazer jus ao número, propomos cinco experiências memoráveis que deve provar em sua viagem a esta região da Tchéquia. 

Experiencia de viagem
Litomyšl: a boêmia mais boêmia

Toda uma atitude perante a vida: o clima despreocupado e a paixão pela arte distinguem esta cidade boêmia, em todos os sentidos da palavra.

Experiencia de viagem