O fantástico mundo paralelo criado em Litomyšl

Litomyšl, Boêmia do Leste, é onde está o Portmoneum, mundo fantástico criado por pinturas de Josef Váchal. No teto, paredes e móveis, entes sobrenaturais espreitam os visitantes como se desejassem transportá-los para multicolorido mundo paralelo.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 16, 2021

Ao selecionar Litomyšl para conhecer durante a sua visita à República Tcheca, certamente tem peso a expectativa de conhecer o espetacular castelo da cidade, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. Para além do castelo, um dos mais belos edifícios renascentistas da Europa Central, há tanto a mais para ver em Litomyšl.

Depois de se encantar com a visita ao castelo (sugerimos incluir nos passeios aos interiores a rota turística que leva a conhecer um autêntico home theater de 1797), boa pedida é seguir em direção aos Jardins do Mosteiro (11 mil m2, mirante, piscina com nevoeiro, grupo escultórico). Desde os jardins, continue pela viela Prkená, vire à direita na rua Nováková e pronto – você estará em frente à Portmonia, casa hoje chamada Portmoneum – Museu de Josef Váchal.

Portmonia é singela casa térrea, que observada a partir da fachada nem de longe permite imaginar a riqueza artística dos interiores, decorados com excêntricas pinturas que mantêm rica coloração, mesmo com o passar de décadas. São obras de Josef Váchal criadas entre 1920 a 1924 que reproduzem fadas, goblins, duendes e várias outras criaturas fantásticas.

Originalmente, a casa era residência do colecionador Josef Portman, daí ser chamada Portmonia. Conturbada amizade uniu Váchal e Portman, grande admirador do artista. A amizade se dissipou, mas quando tal ocorreu Váchal já havia transformado em obra de arte dois cômodos da casa do colecionador.

Nos 90 m2 decorados, incluído o mobiliário (cama, guarda-roupa, mesa, cadeiras), tudo está coberto por variedades de duendes, fantasmas e monstros. Ali, os atores desse mundo fantástico espreitarão você do teto às paredes, como se desejassem transportá-lo para mundo paralelo.

Definir Josef Váchal (1884 – 1969) é tarefa complicada. Pintor, artista gráfico, entalhador, encadernador, editor são as suas qualidades tangíveis, acompanhadas de adjetivos que o rotularam como visionário, místico e até satanista. Na República Tcheca ele é identificado como grande artista pela série de magníficos livros ilustrados que produziu como autor, redator, ilustrador, editor, impressor e “inclusive leitor”, como ele próprio teria declarado.

Mais para você

20 Lugares Curiosos na República Tcheca

Estruturas incomuns. Bares bizarros. Galerias de arte inusitadas. A República Tcheca está repleta de lugares bem curiosos.

Cinco filmes de terror gravados na República Tcheca

A República Tcheca é cheia de belezas, mas a arquitetura milenar preservada oferece arrepiantes cenários cinematográficos.

As joias secretas da República Tcheca

Para você conhecer encantos que estão além da famosa Praga, selecionamos excursões a lugares secretos na República Tcheca.

Canais relacionados

Cultura
David Černý: Uma rota irreverente por Praga

Polémico, controverso e ousado, o escultor tcheco David Černý  instalou boa parte de sua obra nos espaços públicos de Praga, de modo que costuma surpreender os visitantes com sua irreverência e sentido crítico. Suas famosas esculturas são uma excelente desculpa para percorrer  as ruas da capital tcheca, e ir além do comum.

Arte Cultura
David Černý: nos passos de um provocador

David Černý, artista tcheco contemporâneo, conseguiu instalar mais de uma dúzia de suas controversas esculturas nas ruas de Praga. Propomos um passeio para ver as criações dele e, ao longo do caminho, esbarrar em tudo o mais.

Cultura Experiencia de viagem
Cinco castelos clássicos da República Tcheca

Se você gosta de castelos, seu destino tem que ser a República Tcheca. São centenas deles, em todos os modelos, tamanhos e estados de conservação. Aqui, uma lista com cinco dos mais procurados no país.

Castelos e Palácios Cultura Cultura
Pacotes