Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez

Com uso de alta tecnologia, o Planetário de Praga coloca você em ‘excursões espaciais’ que incluem dar volta à Terra junto com Yuri Gagarin, vestir traje espacial e viajar no ônibus Atlantis e, levado pelo módulo Eagle, pisar na Lua ao lado de Neil  Amstrong e, como ele fez na ocasião, celebrar Dvorák.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 11, 2021

Na República Tcheca, o uso de tecnologias de ponta é tão presente como o mundo quase irreal emoldurado por castelos, palácios, monumentos, museus, sítios arqueológicos que remontam à pré-História e tantos mais elementos mágicos que, a cada ano, atraem ao país milhares de turistas. Falar em tecnologia tcheca faz lembrar de pronto o Planetário de Praga, que agora transforma os visitantes em astronautas.

Após duas décadas de muita dedicação dos especialistas do planetário, uma réplica fiel do ônibus espacial Atlantis está à disposição dos visitantes. No planetário, você vestirá traje espacial, embarcará no Atlantis, fará self na cabine e viajará pelo espaço. Ainda ao final de 2021, a experiência será estendida com a simulação de pouso, talvez na Lua ou mesmo em Marte.

Tem mais. Além de experimentar a emoção da ‘viagem’ no Atlantis, lançado pela Nasa em 1985 para levar sondas ao espaço e participar em ações para a construção da Estação Espacial Internacional, prepare-se para outro emocionante programa – assistir ‘ao vivo’ o cosmonauta russo Yuri Gagarin deixar o nosso planeta na pequena cápsula (menos de 2,5 metros) Vostok 1 e realizar o primeiro voo tripulado ao redor da Terra.

A detalhada reconstituição mostrará a você a versão tcheca do jovem Gagarin entrar e se acomodar na cápsula; cenas do planeta a desfilar diante dos olhos dele e, finalmente, a descida sustentada pelo paraquedas que o depositou suavemente na plantação de batatas que existia no lugar chamado Saratov.

O voo de Gagarin, primeiro homem a orbitar a Terra, aconteceu no dia 12 de abril de 1961. Em 2021, o dia e o mês foram escolhidos pelo Planetário de Praga para inaugurar a atração e homenagear o feito do cosmonauta que contou para o mundo que ‘A terra é azul”. Tem mais ainda. Você poderá conhecer e visitar réplica em tamanho real do módulo de pouso Eagle, da Apollo 11. Com auxílio da realidade virtual e de simuladores 4D (exclusivos do planetário), você fará o Tour do Módulo Lunar e caminhará na superfície lunar e na marciana.

Todos sabem que o Eagle levou à Lua Neil Amstrong e Edwin Aldrin (Buzz Aldrin). O que talvez nem todos saibam é que naquele domingo, 20 de julho de 1969, desembarcou na Lua um tcheco - não o corpo físico, mas extraordinária alma musical. Tão logo pisou no nosso satélite, Neil Amstrong acionou pequeno gravador e liberou acordes de “Novosvětská” (Novo Mundo) – a Sinfonia Nº 9 em Mi menor de Antonín Dvořák (1841–1904). Considerado um dos maiores gênios musicais da humanidade, Dvořák nasceu em Nelahozeves, Mělník, Boêmia central.

Sobre o Planetário de Praga

Um dos maiores do mundo, o Planetário de Praga oferece desde ‘excursões espaciais’, algumas interativas, a programas que levam os visitantes a protagonizar diferentes momentos da corrida espacial.

 

 

Equipado com tecnologia de última geração, uma das suas instalações é o Cosmorama, planetário digital com resolução 8k em sala que tem cúpula com diâmetro de 23,5 metros (uma das maiores do mundo), aonde é projetada a representação espacial do Universo. Outra instalação é a Starvid, sala de cinema com projeção em tela de 8 por 4 metros.

Plataforma única denominada Planetum reúne o planetário, o Observatório Štefánik, na Colina Petřín (Praga 1), com programas, em especial, para crianças desde tenra idade; e o Observatório Ďáblice (Praga 8), que entre as suas muitas atrações mantém exposição astronômica permanente.

Canais relacionados

Arte Cultura
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe
Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez

Com uso de alta tecnologia, o Planetário de Praga coloca você em ‘excursões espaciais’ que incluem dar volta à Terra junto com Yuri Gagarin, vestir traje espacial e viajar no ônibus Atlantis e, levado pelo módulo Eagle, pisar na Lua ao lado de Neil  Amstrong e, como ele fez na ocasião, celebrar Dvorák.

Arte Cultura
Cinco filmes de terror gravados na República Tcheca

A República Tcheca é cheia de belezas. Mas graças a arquitetura milenar bem preservada, também possui cenários arrepiantes. Ideal para filmes de terror, como estes que listamos.

Arte