Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez
Com uso de alta tecnologia, o Planetário de Praga coloca você em ‘excursões espaciais’ que incluem dar volta à Terra junto com Yuri Gagarin, vestir traje espacial e viajar no ônibus Atlantis e, levado pelo módulo Eagle, pisar na Lua ao lado de Neil Amstrong e, como ele fez na ocasião, celebrar Dvorák.
Por: Colaborador Convidado
Publicado: Outubro 11, 2021
Na República Tcheca, o uso de tecnologias de ponta é tão presente como o mundo quase irreal emoldurado por castelos, palácios, monumentos, museus, sítios arqueológicos que remontam à pré-História e tantos mais elementos mágicos que, a cada ano, atraem ao país milhares de turistas. Falar em tecnologia tcheca faz lembrar de pronto o Planetário de Praga, que agora transforma os visitantes em astronautas.
Após duas décadas de muita dedicação dos especialistas do planetário, uma réplica fiel do ônibus espacial Atlantis está à disposição dos visitantes. No planetário, você vestirá traje espacial, embarcará no Atlantis, fará self na cabine e viajará pelo espaço. Ainda ao final de 2021, a experiência será estendida com a simulação de pouso, talvez na Lua ou mesmo em Marte.
Tem mais. Além de experimentar a emoção da ‘viagem’ no Atlantis, lançado pela Nasa em 1985 para levar sondas ao espaço e participar em ações para a construção da Estação Espacial Internacional, prepare-se para outro emocionante programa – assistir ‘ao vivo’ o cosmonauta russo Yuri Gagarin deixar o nosso planeta na pequena cápsula (menos de 2,5 metros) Vostok 1 e realizar o primeiro voo tripulado ao redor da Terra.
A detalhada reconstituição mostrará a você a versão tcheca do jovem Gagarin entrar e se acomodar na cápsula; cenas do planeta a desfilar diante dos olhos dele e, finalmente, a descida sustentada pelo paraquedas que o depositou suavemente na plantação de batatas que existia no lugar chamado Saratov.
O voo de Gagarin, primeiro homem a orbitar a Terra, aconteceu no dia 12 de abril de 1961. Em 2021, o dia e o mês foram escolhidos pelo Planetário de Praga para inaugurar a atração e homenagear o feito do cosmonauta que contou para o mundo que ‘A terra é azul”. Tem mais ainda. Você poderá conhecer e visitar réplica em tamanho real do módulo de pouso Eagle, da Apollo 11. Com auxílio da realidade virtual e de simuladores 4D (exclusivos do planetário), você fará o Tour do Módulo Lunar e caminhará na superfície lunar e na marciana.
Todos sabem que o Eagle levou à Lua Neil Amstrong e Edwin Aldrin (Buzz Aldrin). O que talvez nem todos saibam é que naquele domingo, 20 de julho de 1969, desembarcou na Lua um tcheco - não o corpo físico, mas extraordinária alma musical. Tão logo pisou no nosso satélite, Neil Amstrong acionou pequeno gravador e liberou acordes de “Novosvětská” (Novo Mundo) – a Sinfonia Nº 9 em Mi menor de Antonín Dvořák (1841–1904). Considerado um dos maiores gênios musicais da humanidade, Dvořák nasceu em Nelahozeves, Mělník, Boêmia central.
Sobre o Planetário de Praga
Um dos maiores do mundo, o Planetário de Praga oferece desde ‘excursões espaciais’, algumas interativas, a programas que levam os visitantes a protagonizar diferentes momentos da corrida espacial.
Equipado com tecnologia de última geração, uma das suas instalações é o Cosmorama, planetário digital com resolução 8k em sala que tem cúpula com diâmetro de 23,5 metros (uma das maiores do mundo), aonde é projetada a representação espacial do Universo. Outra instalação é a Starvid, sala de cinema com projeção em tela de 8 por 4 metros.
Plataforma única denominada Planetum reúne o planetário, o Observatório Štefánik, na Colina Petřín (Praga 1), com programas, em especial, para crianças desde tenra idade; e o Observatório Ďáblice (Praga 8), que entre as suas muitas atrações mantém exposição astronômica permanente.