Na República Tcheca, Ústí nad Labem é cidade com atrações recordistas e seis castelos

No coração da Área de Paisagem Protegida da Cordilheira Central da Boêmia, Ústí nad Labem é absolutamente singular. A menos de 90 km de Praga, guarda encantos que surpreenderão você.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Novembro 22, 2021

No cinema de verão, um telhado de aço do tamanho de meio campo de futebol (sem similar) pende sobre as cabeças dos espectadores. Perto dele, a Ponte Mariana eleita a mais bonita do mundo na década de 90. Caminhe pouco mais e verá o maior mosaico da República Tcheca e, entre os modernos, um dos maiores do mundo – tem 450 m2.

Tudo isso e muito mais você encontrará em Ústí nad Labem, cidade tcheca localizada no coração da Área de Paisagem Protegida da Cordilheira Central da Boêmia, formada por cones típicos de colinas de vulcões há muito extintos. Ústí nad Labem tem seu aconchego no Vale do rio Elba, a região do Portão da Boêmia. As belezas do vale e arredores podem ser curtidas a partir dos mirantes Erbenova vyhlídka, Větruše e muitos outros.

Ao norte de Ústí nad Labem, à curta distância, o cume das Montanhas Ore se eleva no horizonte e a cerca de 40 km você poderá visitar o Parque Nacional da Suíça Boêmia e os labirintos de rocha dos arenitos do Elba. A vida na cidade sempre foi associada à água – o rio Elba é importante via navegável europeia, convite para você desfrutar de inesquecível cruzeiro. Ainda nas proximidades da cidade, numerosos riachos que convergem para o Elba criaram belas cascatas e cachoeiras – uma das mais famosas e visitadas é a cachoeira Vaňovský.

Em Ústí nad Labem e arredores é enorme a oferta de atrações naturais e lazer, com opções para todos os desejos. Não é para menos. Uma vez nessa cidade, você estará na Região Turística da Boêmia Central - Área Turística Montanhas de Minério e Contrafortes. Para quem ama visitar castelos, Ústí nad Labem é pedida sensacional - oferece acesso a seis deles. Aí vai um pouquinho sobre cada qual.

Castelo Větruše

Localizado em promontório rochoso, o Castelo Větruše é um dos marcos de Ústí nad Labem. Excursões com diferentes apelos são ofertadas para o castelo, cuja importância reside no seu valor histórico e social, porquanto retrata o estilo de vida na virada do século 19. O terraço é criado por paredes de pedra de retenção, na borda do Vale do Elba. Parte do edifício principal do Castelo Větruše é hotel com restaurante, terraço panorâmico, salão de dança e outros, para conferências.

A torre do castelo, com altura de 30 metros, funciona como mirante e proporciona vistas inesquecíveis do Vale do Elba e da cidade de Ústí nad Labem. A torre está aberta o ano todo e a entrada é grátis. Outras atrações na área do castelo são o playground e recanto infantil com escaladas, quadra poliesportiva e o labirinto natural de espelhos – concorrida e divertida atração.

Castelo Střekov

Ao sul de Ústí nad Labem, acima da margem direita do Elba, a 100 metros de altura e bem no topo da rocha Znělcov, as ruínas do Castelo Střekov são um dos monumentos mais visitados da cidade. Estão preservados o Salão do Cavaleiro, a torre gótica cilíndrica, a capela e o Castelo do Palácio. A partir do terraço você colherá lindas vistas da cidade e do Vale do Elba.

Castelo Trmice

Em 1994, as instalações do Castelo Trmice foram renovadas para servir como centro cultural e abrigar sala cerimonial e sala de concertos. Durante a visita, você poderá ver a exposição permanente sobre a história da indústria regional. A exposição ocupa várias salas e inclui modelos de locomotivas.

Castelo Velké Březno

Ao redor do Castelo Velké Březno há um parque inglês com 130 árvores e arbustos raros. Os seus interiores guardam parte do mobiliário original e trazem memórias da família do conde Karel Chotek, que o construiu nos anos 1842 a 1845, no estilo do final do Império. Em meados de 1900, o castelo foi reconstruído em sua forma neorrenascentista atual. Regularmente, no Castelo Velké Březno há concertos de música de câmara e exposições sazonais. Quem desejar pode fazer a cerimônia de casamento no castelo – há sala especial reservada.

Castelo Krásné Březno

O Castelo Krásné Březno é localizado em Březník, bucólica vila de Ústí nad Labem. A primeira menção escrita ao lugar data de 1057 e faz referência a uma fortaleza que, nos anos 1600, cedeu lugar ao castelo em estilo renascentista. A ala antiga é ligada à Igreja de São Florian – no corredor, há relógio de Sol com data de 1603. O castelo foi reconstruído no estilo barroco em 1730, em meados do século 19 foi ampliado e recebeu nova ala com varanda. Hoje, o Castelo Krásné Březno pertence ao Instituto Nacional de Monumentos de Ústí nad Labem.

Ruínas do Castelo Blansko

Conforme a história, a primeira menção ao Castelo Blansko é de 1401, quando era chamado Blankenstein. Está em ruínas desde a Guerra dos 30 anos, quando serviu como prisão. São preservadas algumas porções do palácio do castelo, com torsos de bastiões e torres. Uma vez na plataforma de observação, é possível visão circular das montanhas da Lusácia e as Muralhas de Tisza.

Ústí nad Labem é localizada a menos de 90 km da capital tcheca e a 66 km de Dresden, Alemanha. Importante centro cultural, esportivo e comercial, a cidade está no entroncamento de importantes rotas tchecas e internacionais de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial. É diretamente ligada à Rodovia Berlim – Praga (D8).

As atrações culturais e históricas se somam às dezenas, tais como os castelos, galerias, museus – destaque para o Museu ao Ar Livre de Zubrnice, monumentos sacros, os campos de batalhas napoleônicas perto de Chlumec e a lendária Vila Stadice.

 

 

 

 

Canais relacionados

Aventura
Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca

Além da bela vegetação, cascatas, desfiladeiros, ricas flora e fauna, e recantos para repouso, os parques da República Tcheca têm castelos, rochas que formam monumentos naturais e mirantes que descortinam inusitadas e inesquecíveis paisagens.

Aventura Experiencia de viagem
PlanTchequia: o canal de podcasts da República Tcheca

A República Tcheca lança PlanTchequia, seu canal de podcasts para trazer informações, dicas e sugestões das melhores atrações do país. Faça Seu Plano e Papo Tcheco já têm episódios disponíveis nas principais plataformas de áudio, e também no YouTube.

Aventura Experiencia de viagem Itinerários Sonhe
Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Aventura Castelos e Palácios Cultura Itinerários