Na região de Pilsen, Bor é sede de um dos mais icônicos castelos da República Tcheca
A região é Pilsen, o distrito é Tachov e a vila é Bor, aonde está preservado valioso complexo histórico que constitui importante documento sobre o desenvolvimento dos castelos na Boêmia.
Por: Colaborador Convidado
Publicado: Janeiro 10, 2022
Certamente você já leu sobre as atrações de Pilsen (Plzeň, Oeste da Boêmia), a quarta maior cidade tcheca, conhecida no mundo pela produção (desde 1842) da cerveja Pilsner Urquell. O que talvez você não saiba é que a somente 52 km de Pilsen e a 20 km da fronteira tcheca com a Alemanha está a graciosa vila Bor u Tachova, que guarda valioso tesouro – o Castelo em Bor.
Construído em meados do século 13, originalmente como castelo de água (rodeado por corpo de água que servia como elemento defensivo), o Castelo em Bor constitui valioso complexo histórico que exemplifica praticamente todos os períodos estilísticos dos castelos que permeiam as terras tchecas, do início da Idade Média até o século 19.
Várias e importantes intervenções físicas ocorreram desde a fundação do Castelo em Bor. No início do século 16, extensa reconstrução gótico-tardia transformou o antigo conjunto medieval em magnífico complexo de edifícios. O remanescente mais importante é a preservada torre original (30 metros de altura), enquanto o edifício mais importante do complexo é a sede feudal, em estilo gótico-tardio.
Ao visitar o complexo, importante documento sobre o desenvolvimento dos castelos na Boêmia, você conhecerá históricos interiores. Fazem parte do roteiro de visita o Salão Suábio, com abóboda e adega; a capela de São Lourenço; os salões – dentre eles, grande salão classicista - e, para colher lindas vistas, a galeria da torre do castelo.
Vale destacar a abóboda da adega, no grande salão do rés-do-chão da ala sul do castelo, bem como a abóboda na capela de São Lourenço, com pintura renascentista. O esplendor dos interiores do Castelo em Bor tem eco no belíssimo parque que o rodeia – um dos mais importantes parques históricos da Boêmia Ocidental, na categoria paisagem natural da segunda metade do século 19.
Uma das qualidades desse belíssimo parque é que ele vai além de oferecer lazer contemplativo. Anualmente, em especial, de março a dezembro, extenso calendário de eventos abrange desde concertos a atividades voltadas para crianças, a exemplo da Viagem de Conto de Fadas pelo Parque, usualmente realizada no mês de junho. O Castelo em Bor é, sem dúvida, a grande atração da cidade, mas há outros monumentos valiosos a conhecer na graciosa, ordenada e hospitaleira Bor u Tachova, vilazinha tcheca que tem menos de cinco mil habitantes.
Tachov, o distrito de Bor
Na região de Pilsen, Bor ocupa terras do distrito Tachov que, ao Norte, faz fronteira com a região de Karlovy Vary (em Cheb) e, a Oeste, se estende por cerca de 50 km na fronteira da República Tcheca com a Alemanha.
A principal cidade da região, igualmente chamada Tachov, está a apenas 22 km de Mariánské Lázně que, por sua vez, faz parte do triângulo termal da Boêmia Ocidental (ao lado de Karlovy Vary e Františkovy Lázně), reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Enquanto seus famosos vizinhos têm grande repercussão entre viajantes, a região de Tachov é de projeção discreta, contudo, reúne considerável número de notáveis monumentos arquitetônicos, técnicos e históricos. Exemplos são as fortificações da Cidade Antiga de Tachov, sede do belíssimo Museu da Floresta da Boêmia (Muzeum Českého lesa v Tachově) e o centro de equitação pseudo-românico, no Vale do rio Mže.
Em termos de belezas naturais, a região de Tachov tem cinco parques naturais – Valcha, Sedmihoří, Kosí potok Hadovka e Úterský potok. A área natural mais valiosa da região é a Floresta da Boêmia (parte dela avança para a região de Domažlice), paraíso para ciclistas graças a extensa rede de ciclovias em estradas retas, herdadas da logística que apoia a Guarda da Fronteira.
Leia mais sobre belezas da República Tcheca
Encantos do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental, Patrimônio Mundial pela Unesco