Morávia do leste: arquitetura popular e muita tradição

A região de Zlín, nos arredores da cidade de mesmo nome, se caracteriza por sua arquitetura popular, suas arraigadas tradições, os magníficos jardins de Kroměříž e o delicioso sabor do licor Slivovice. Há muito para explorar no leste da Tchéquia!

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Agosto 19, 2020

Arquitetura popular

O arquiteto, artista e etnógrafo eslovaco Dušan Jurkovič, também conhecido como “o poeta da madeira”, foi um dos criadores da chamada arquitetura popular (ou de secessão popular), aparentada com a art nouveau. Ainda que existam obras suas em toda a Morávia, muitos de seus trabalhos mais emblemáticos se encontram na região de Zlín. Asim, se pode fazer um interessante percurso seguindo os passos deste criativo arquiteto.

Museu Etnográfico de Rožnov pod Radhoštěm (60Km de Zlín): O maior e mais antigo museu ao ar livre da Europa central tem o objetivo de preservar o artesanato tradicional e a arte popular, além de reconstituir a vida comunitária dos habitantes da Valáquia. Durante o percurso se pode entrar nas antigas casas do Povoado de Madeira, provar delícias locais e descobrir ofícios esquecidos.

Cidade balneária de Luhačovice (25Km de Zlín): O arquiteto Jurkovič dedicou três anos de sua vida a tarefa de compor a distribuição urbanística geral do balneário e projetou 14 dos edifícios, ainda que nem todos tenham sido conservados até a atualidade. A cidade balneária, famosa por suas águas medicinais naturais, conserva exemplos da arquitetura secessionista como a casa de Jurkovič, considerado o mais belo edifício de Luhačovice, que se transformou em um alojamento muito solicitado. Também deve-se prestar atenção à Colunata, projetada pelo arquiteto Oskar Poříska como continuação da obra de Jurkovič, às casas Jestřabí e Valaška, ao Sluneční lázně (balneário do sol) e ao Hudební pavilon (pavilhão musical).

Pustevny (80Km de Zlín): Em um dos locais mais visitados das montanhas de Beskydy se encontram duas vilas (o hotel Maměnka e o restaurante Libušín) e um campanário do arquiteto Jurkovič. A palavra Pustevny significa “ermita” e conta a lenda que, em meados do século XVIII, se construiu aqui a primeira capela de madeira para um ermitão, e deste fato teria surgido o nome do local. O lugar é um importante centro de esqui durante o inverno, enquanto no verão se praticam caminhadas, ciclismo, paragliding e de fazem percursos em patins inline ou segway. Os amantes das caminhadas ao ar livre amarão percorrer a pé os quatro quilômetros que vão de Pustevny à montanha Radhošť, com magníficas vistas das montanhas Beskydy. Fora isso, o sistema de teleférico que conecta Trojanovice e Pustevny foi inaugurado em 1940 e é o mais antigo de toda Europa.

Folclore e tradição

Cavalgada dos Reis é uma das tradições tchecas mais singulares e atrativas que se pode ver e em Vlčnov (localizado a 40Km de Zlín) é celebrada a cada primavera, no fim do mês de maio.

A festa foi inscrita na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco em 2011. Trata-se de um original rito de iniciação no qual os jovens de 18 anos são recebidos entre os adultos. Cada rapaz pode atuar como membro do séquito somente uma vez na vida, enquanto o rei é um menino entre 10 e 15 anos vestido com traje de mulher que leva uma rosa na boca. O programa do evento inclui espetáculos folclóricos, concertos de grupos de charanga e címbalo, degustações de vinhos, feira de artesanato e exposições. É um ritual muito antigo que, antes da Segunda Guerra Mundial, se levava a cabo em praticamente todos os povoados da região de Slovácko, e hoje permanece em Vlčnov, Hluk, Kunovice e Skoronice (mas apenas em Vlčnov é celebrado todos os anos).

Patrimônio universal

Palácio Arcebispal de Kroměříž (localizado a 30Km de Zlín), rodeado por jardins espetaculares, também chamou a atenção da Unesco, que o incluiu em sua lista de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1998.

O Jardim das Flores foi criado em meados do século XVII, projetado com uma simetria precisa e é adornado com uma grande quantidade de esculturas e fontes. No seu centro foi instalada uma rotunda rodeada por um boulevard com esculturas de deuses da antiguidade. Por sua vez, o jardim que está ao pé do palácio é uma bela amostra de um parque muito bem conservado, com uma magnífica coleção de árvores.

O palácio barroco é o ponto dominante e conta com uma torre que oferece uma vista privilegiada da cidade, suas varandas e redondezas. O lugar costumava funcionar como residência principal dos bispos e depois dos arcebispos de Olomouc. O palácio abriga, atualmente, um extenso arquivo musical e uma biblioteca com 33 mil volumes.

Outra visita que não deve perder é o Monastério de Velehrad, em especial sua basílica (a 35Km de Zlín), já que é o centro espiritual da Tchéquia. Neste lugar começou a ser escrita a milenar história do cristianismo na Europa central a, a cada ano, se realizam romarias nacionais em que participam dezenas de milhares de pessoas. A mais importante acontece em 5 de julho para festejar a chegada dos apóstolos eslavos Cirilo e Metódio à Grã-Morávia em 863 depois de Cristo, ou seja, há 1157 anos.

Licor típico

Claro que todos estes passeios serão muito melhores de tanto em tanto você der uma paradinha para provar o tradicional licor de cereja Slivovice, de produção local. Os habitantes da região asseguram que, se a cada manhã você beber um copinho deste licor incolor, de uma potência reconhecida internacionalmente, é possível afastar todos os males do corpo e da mente. Essa crença pode vir do costume do século XIII, quando os destilados eram sinônimo de prevenção de enfermidades contagiosas.

O melhor lugar para provar a Slivovice? A destilaria de Rudolf Jelínek, que se encontra em Vizovice (a 20Km de Zlín).

Três dias fascinantes

Dedique à região de Zlín três dias e maravilhe-se com suas atrações. Sugerimos um itinerário com tudo que não pode perder:

Dia 1: Zlín - Vizovice - Luhačovice

Dia 2: Kroměříž - Velehrad -Vlčnov

Dia 3: Rožnov pod Radhoštěm - Pustevny - Radhošť

Quando? A melhor época para viajar à região de Zlín é de abril a outubro. Os fãs de esqui vão preferir visitar a região de meados de dezembro a princípios de março.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen

A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.

Experiencia de viagem
Olomouc, a pérola escondida da Morávia

Luciano Garcia, editor de turismo da Revista Go Where e apresentador do programa Turismo Jovem Pan esteve na Morávia e descobriu Olomouc, uma adorável cidade cheia de surpresas.

Experiencia de viagem
Torre de televisão de Praga: vista de 360 graus

Praga é uma cidade para ser admirada do alto, e um dos melhores lugares para tal é a partir do edifício Tower Park Praha. Além de apreciar Praga das alturas, lá é possível tomar um café, ver detalhes urbanos por telescópios, jantar delícias ou hospedar-se no hotel que oferece um único apartamento.

Experiencia de viagem