Minhas experiências tchecas favoritas

Há uma crença tácita entre os viajantes: quem visita mais países, ganha. No entanto, o viajante encontra verdadeira grandeza em momentos, lugares e sensações completas. É isso que o leva a obter sucesso na viagem. Os destinos são contados por memórias inesquecíveis.

Por: Joaquín del Palacio

Publicado: Março 05, 2020

A República Tcheca figura entre os melhores destinos para proporcionar sensações em lugares singulares, e viver momentos muito especiais, tanto nas cidades quanto na natureza, em hotéis e em restaurantes.

Felizes sonhos!

Nunca esquecerei das noites que passei em um hotel de cinema. Sim, porque no Grandhotel Pupp, no centro da cidade termal de Karlovy Vary, o Festival Internacional de Cinema é realizado todos os anos e fotos de estrelas de Hollywood adornam suas paredes. Não é apenas um excelente hotel, é quase um palácio, mas também me fez sentir especial e me transportou para outra era... Seu cassino, o spa ou seu belo teatro de bolso, além de seu estilo elegante e sua bela sala ficaram gravados na minha memória.

Na República Tcheca, dormi nas nuvens... Uma experiência difícil de conseguir! Muito perto de Liberec está o pico Ještĕd e, no seu topo, o icônico e cônico hotel Ještĕd, que parece ser uma nave espacial. Seus brilhos metálicos são visíveis a quilômetros. Localizado no pico que a ele empresta o nome, é acessado por uma estrada panorâmica.

É um edifício único, que ganhou prêmios. Permanece praticamente intacto desde a sua inauguração, incluídos alguns quartos, que mantêm a decoração original. As vistas, em 360 graus, mudam a cada momento, de acordo com a luz vinda do céu. Mas, o melhor da estadia chegou com o meu  acordar, abrir a cortina e olhar pela janela... Tudo estava branco! Estava nublado. Uma grande nuvem de algodão fora meu edredom.

Boa mesa

A gastronomia é um estímulo para viajar através da República Tcheca. Caracteriza-se pelo excelente custo-benefício, e pela excelência de alguns de seus pratos - como goulash, truta e  pato. Esta ave é preparada com esmero, tanto que é quase impossível evitar escolhê-lo, ao abrir o cardápio. Durante viagem de quatro dias, eu o saboreei quatro vezes! E, claro, com vinho da Morávia ou cerveja. Que delícia!

A loira do tipo Pilsen tem sido a mais consumida na Espanha. Ao final da visita à fábrica, na cidade de Pilsen, aumenta o desejo de prová-la: uma cerveja não filtrada, em sua temperatura ideal, não tão gelada quanto na Espanha, e nas dependências de onde é fabricada. Ninguém pensaria que esse momento fosse inesquecível. Aquele aroma, o sabor rico que permanece no paladar por longo tempo e, inclusive, a aparência, com aquela curiosa turbidez, formaram uma das surpresas da minha viagem.

Natureza selvagem

A natureza tcheca deslumbra por sua boa conservação, e impressiona pela quantidade de paisagens protegidas que possui. É por isso que se torna fácil acumular experiências únicas. Dentre todas as lembranças, escolho uma rota, um muro de pedras e uma tempestade.

No Parque Nacional da Boêmia Suíça há um itinerário que parte de Hřensko, transcorre junto ao rio Kamenice e, inclusive, permite navegar entre um desfiladeiro que, de outra forma, é intransitável. Depois, o itinerário leva até uma vila que se afigura como um “refresco”. Após longa caminhada através de bosques, finalmente, é alcançado lugar verdadeiramente impressionante: a Porta de Pravčice. Um espetacular arco de pedra com 21 metros de altura e 27 metros de largura, que causa admiração a todos. É uma das paisagens mais bonitas da Europa.

A cidade de Dĕčín tem uma via ferrata única – é urbana, pois inicia em uma das ruas da cidade, e sobe 90 metros por um muro de pedra com diferentes níveis de dificuldade, adaptados para diferentes públicos. Subir por essa via quando o Sol se põe sobre a cidade, e ter por pano de fundo as músicas de um concerto a soar desde a margem oposta do rio Elba, compõe um momento impossível de se repetir em qualquer outro lugar.

Os bosques ao redor de Dĕčín escondem muitas surpresas... Ao procurar acomodações, vejo emergir entre as árvores um velho hotel – um prédio em madeira, aparentando ruínas, digno de um filme de terror, ao lado de um lago repleto de patos, onde eu me banhei a observar os últimos raios de Sol refletidos na água. No entanto, ao anoitecer, tudo mudou. Da janela, se vislumbrava a chegada de uma tempestade sobre o bosque, aproximando-se lentamente. Raios, trovões e relâmpagos sacudiam as paredes do hotel.

Imagens urbanas

Possivelmente, a cidade mais bela é Praga. Embora geralmente lotada de turistas, às 5 horas da manhã está completamente vazia, inclusive, a Ponte de Carlos. Nela, caminhei a admirar os detalhes arquitetônicos, atravessei o rio Moldava e subi até o castelo, para ver o nascer do Sol, a iluminar os telhados com seus primeiros raios.

Outro cartão postal que acho inesquecível é o proporcionado pelo festival musical Cores de Ostrava, que tem lugar aonde, no passado, funcionavam altos-fornos. As imagens desses antigos prédios de aço e o cadinho (para derreter o metal), bem como a vista panorâmica desde o topo da torre, que se eleva acima do forno principal e deixa ver os 11 palcos do concerto, formam uma imagem futurista de ficção científica.

A memória me faz...

Há muitos outros momentos para recordar: o dia quando entrei na cidade de Omolouc fazendo rafting, a caminhada pelo labirinto de pedras do Paraíso Tcheco, a imagem de Loket e seu castelo, o relaxamento proporcionado pelas fontes das cidades termais, a maravilhosa biblioteca do mosteiro Strahov...

Mas vou lhe contar essas preciosas lembranças em outro momento.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Brno uma descoberta a cada movimento

Brno é uma das cidades tchecas que mais repercutem na mídia. Muito é escrito sobre suas atrações turísticas, de palácios aos subterrâneos. Mas, Brno tem outro lado atrativo – o da tecnologia. No mais, as inúmeras facilidades para locomoção animam vivenciar cada diferente aspecto da cidades e arredores.

Experiencia de viagem
Seis excelentes razões para viajar pela boêmia do sul

Castelos, vilas encantadoras, lagoas criadas por grandes engenheiros, deliciosa gastronomia, muita cerveja e aventuras ao ar livre são algumas das propostas irresistíveis do sul de Tchéquia.

Experiencia de viagem
Liberec, encanto cercado pela natureza

Nesta cidade e seus arredores, em qualquer época do ano você poderá praticar vários esportes, explorar as rotas da natureza a pé ou em esquis, e conhecer um marco arquitetônico que, inclusive, permitirá hospedagem e refeições.

Experiencia de viagem