Medieval com traços modernos, Holašovice é uma das mais atraentes vilas da República Tcheca

Traçado medieval preservado e restauração das habitações ao estilo barroco camponês conferiram à Holašovice a inclusão na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade. Essa histórica vila tcheca é exemplo vivo de urbanismo de aldeia durante o auge da colonização medieval.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Agosto 18, 2023

Graças à sua singularidade, Holašovice foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Unesco, principalmente por extraordinários valores arquitetônicos e urbanos que remontam à  época medieval. Esses valores são representados por conjunto único de fazendas preservadas, que foram modificadas estrutural e artisticamente no decorrer do século 19, no  estilo barroco camponês da Boêmia do Sul.

O fato de as construções medievais permanecerem intactas deve-se a Holašovice ter ficado deserta após a Segunda Guerra Mundial. Foi restaurada e repovoada em 1990 e inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1998. Conhecer Holašovice é conhecer exemplo vivo de urbanismo de aldeia da fase do auge  da colonização medieval.

As casas que circundam a praça de traçado medieval original são caracterizadas por fachadas brancas caiadas com decorações encantadores e tetos em palha. Tal arquitetura única transporta os visitantes de volta no tempo. É mostra vívida da vida rural e cultural que marcou e ainda marca as cercanias de České Budějovice, cidade turística da qual Holašovice dista apenas 15 quilômetros.

Cercada por florestas e lagos, a histórica Holašovice tem atmosfera encantadora. Contribuem para a volta ao passado peças que podem ser vistas por toda parte, como antiga forja decorada com escudos das fazendas, os portões e as entradas em arco, cercas, muros. Na praça se destaca a capela barroca em homenagem a São João Nepomuceno.

Construída em meados do século 18, a capela tem interferências de hábitos construtivos mais recentes, adotados nas aldeias regionais. Exemplo é o portal de entrada à capela, com o seu nicho virado para o sentido contrário ao habitual, ou seja, para o exterior – hábito criado para proteger das intempéries tanto a porta como a pessoa que a destrancava.

Visitar Holašovice é atrativo inclusive para as pessoas que apreciam lugares misteriosos. Para estes, a dica é visitar o Stonehenge de Holašovice, a quem muitos atribuem “possuir energia  cósmica”. Com origem na cultura celta e construído em 2008, trata-se de círculo de pedra que fica na colina acima do vilarejo e oferece esplendidas vistas.

Além de Holašovice, você apreciará a silhueta de um dos palácios tchecos mais bonitos, localizado em Hluboká nad Vltavou, cidadezinha a 20 quilômetros de Holašovice. É no ambiente do Stonehenge de Holašovice que os moradores se reúnem durante para as Celebrações de Solstício e a Noite da Fogueira Celta, realizada na data de início do verão tcheco, em junho.

É na praça medieval que anualmente, na penúltima semana de julho, Holašovice realiza o festival folclórico apontado entre os principais da República Tcheca, que é internacionalizado. Os visitantes têm a oportunidade de comparar as diferenças culturais e conhecer os costumes populares das regiões da República Tcheca e de outros países.

 

O festival é enriquecido com programação cultural de espírito popular, com muita música, danças típicas e outras manifestações artísticas.  Vestidos em trajes folclóricos, artesãos mostram as habilidades para produzir artesanato com uso de técnicas que remontam há séculos.

Como não poderia faltar, a festa tem ampla ofertas das mais variadas iguarias e bebidas típicas das regiões tchecas e estrangeiras, que anualmente marcam forte presença no festival.

Canais relacionados

Cultura
Cinco cidades tchecas que você provavelmente nunca ouviu falar – mas devia conhecer

Há cidades que são pouco conhecidas. Mas isso não significa que sejam menos interessantes que suas primas famosas. Só porque você nunca ouviu falar, não significa que não deve ver! Veja cinco dessas pequenas joias da República Tcheca

Cultura Experiencia de viagem
Aqui nasceu Ferdinand Porsche, sobrenome que batiza um dos automóveis mais cobiçados do mundo

O famoso engenheiro e designer de automóveis Ferdinand Porsche nasceu em 1875 no distrito de Vratislavice nad Nisou, cidade de Liberec, então parte do Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca. A casa onde viveu seus primeiros 18 anos foi transformada pela Škoda em interessante museu.

Cultura Experiencia de viagem
Arcadas, colunatas e galerias

As três são soluções arquitetônicas para facilitar a vida de pedestres. E a República Tcheca tem todas, em diferentes cidades.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Pacotes