Lembrei-me de você na república tcheca: os presentes mais originais

Na sua viagem à República Tcheca, você gostaria de comprar uma lembrança típica e muito original? Tome nota de opções que causam admiração, delícias ao paladar e sorrisos de agradecimento no rosto dos presenteados.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Novembro 13, 2019

Marionetes tchecas: estes bonecos representam um dos importantes trabalhos artesanais da República Tcheca. Tanto que foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Os personagens têm seus papéis inspirados em lendas locais e histórias de princesas. Os turistas podem escolher entre pequenos bonecos, até trabalhos tão minuciosos e perfeitos que dão a impressão de ser em carne e ossos, ainda que feitos em madeira. Quem viaja com crianças pode visitar a loja e a oficina de marionetes Marionety Truhlar. No caso de a viagem pelo país incluir Pilsen, nesta cidade, ao lado da praça central, está o Museu de Marionetes, que homenageia Josef Skupa, criador dos personagens mais amados dos tchecos - Spejbl e Hurvínek.

A toupeira Krteček: outro personagem cativante, presente em todas as casas onde vendem lembranças, é a toupeira Krteček, protagonista de uma série popular de desenhos animados tchecos, produzidos nos anos 60 e 70. Filmes podem ser encontrados no YouTube.

Cristal da Boêmia: reconhecido mundialmente por sua qualidade e criatividade, o cristal tcheco possui níveis impressionantes de sofisticação e de classe. Marcas de luxo, como Moser, permanecem ao longo dos anos no gosto das casas reais e na aristocracia. Mas, nem todos os produtos têm preços elevados – há opções para diferentes orçamentos. Um presente muito interessante pode ser a lixa de unhas de cristal (pequena, leve, bonita e prática); ou um ‘porquinho da sorte’. Quem visitar Karlovy Vary terá a oportunidade de conhecer a fábrica da marca Moser, onde são produzidas as peças mais exclusivas, ver o museu, observar como o vidro é soprado artesanalmente, e até comprar algo.

Biscoitos e guloseimas: os tradicionais biscoitos recheados com doce, vendidos quentinhos por todo o centro de Karlovy Vary são um presente delicioso, e uma maneira de levar para casa um pouco do sabor da viagem. Versões embaladas podem ser compradas em supermercados de todo o país, a bom preço. Ao visitar supermercados, você deve ficar de olho nas ofertas de guloseimas, porque todas são deliciosas. Quanto aos biscoitos, os mais populares entre turistas são o polomacene susenky (metade coberto com chocolate), as Fidorkas de sabores variados, as Tradicni oplatky Kolonada, o Zlaté oplatky e, quem procura algo ‘mais saudável’, pode escolher os biscoitos BeBe Dobre Rano ou Corny, em vários sabores.

Chocolates: há alguns anos, em Praga nasceu a Prague Chocolate (Pražská čokoláda), em tcheco), empresa especializada em chocolate com amêndoas, e extensa variedade de sabores - canela, pimenta (sim, eles ardem!), rábano... Hoje, eles têm quatro lojas no centro de Praga, e uma no aeroporto. Além disso, em Mala Strana (Rua Nerudova, 44), eles abriram um Café & Bistro. Entre os chocolates que podem ser comprados em qualquer supermercado se destaca se o Studentská pečeť, em vários sabores, enquanto o mais tradicional é o chocolate ao leite com frutas secas e mirtilo. Tão saborosa é a tábua de chocolate Margot (sabor coco), Milena ou Kofila (sabor de café).

Cerveja: cada cidade ou vila tcheca, por pequena que seja, certamente tem a sua própria cervejaria. Para homenagear o fervor dos tchecos pela cerveja (não devemos esquecer que é o país onde mais litros são consumidos ao ano, por habitante), é boa ideia visitar uma fábrica que ofereça visitas guiadas. Ao final do passeio, além de provar alguma variedade, você poderá optar por comprar latinhas ou garrafas para colocar na mala (sim, elas resistem ao voo!). Além disso, você poderá obter toda a ‘mercadotecnia’ da sua marca favorita, incluídos os jarros. Para quem planeja visitar a cidade de Pilsen, a dica é conhecer a fábrica da Pilsner Urquell, que oferece visitas guiadas, com duração de quase duas horas. Aqueles que viajam pelo sul de Tchéquia podem visitar a cervejaria Budweiser Budvar, em České Budějovice; ou a Regent, em Třeboň, entre muitas outras.

Becherovka: a tradicional bebida de Karlovy Vary foi introduzida no mercado em 1807 e, desde então, tem extraordinária popularidade. Tem alto teor alcoólico, e peculiar sabor amargo conferido pelas águas minerais da cidade. Inicialmente, o licor foi comercializado como medicamento - sua mistura secreta inclui 32 ervas e especiarias. Porém, logo esse licor alcançou fama internacional. Em Karlovy Vary, é muito interessante visitar o Museu Becherovka e, ao final, participar na degustação das diferentes variedades.

Slivovice: é um licor - ou melhor, uma bagaceira frutada. Mais tradicional é aquela com sabor ameixa, mas há também os sabores pêssego, pera, mirtilo e outros. É uma bebida bem típica da região da Morávia e, geralmente, contém mais de 35 graus de álcool (os caseiros, muito mais). Em Vizovice está a destilaria Rudolf Jelinek – dentre todas, a mais famosa produtora dessa bagaceira. No site da destilaria você pode solicitar visita e degustação.

Vinho: a região da Morávia é famosa também por seus excelentes vinhos brancos. Lá, é possível visitar algumas vinhedos e conhecer o Salão Nacional dos Vinhos Tchecos. Está instalado no Palácio Valtice (40 quilômetros ao sul de Brno e 90 quilômetros ao norte de Viena) e, ao visitá-lo, você poderá provar e comprar bons vinhos brancos tchecos.

Granada Tcheca: a pedra de sangue, com sua impressionante cor vermelho, tem uma longa história relacionada às joias. Na Idade Média, eram exibidas nos adornos de reis e nobres. Atualmente, são oferecidas diferentes montagens dessa pedra, das mais tradicionais às mais inovadores, com designs bem interessantes.

Moldavita: Cesky Krumlov, além de ser uma cidade encantadora, é o lugar perfeito para comprar moldavita – pedra verde translúcida, originada do impacto de um meteorito que caiu nesta parte da Europa Central, há milhões de anos. Alguns artesãos fazem trabalhos notáveis com engastes dessa interessante pedra, para criar joias em ouro e prata.

Cosméticos naturais: enquanto você caminha pelos lugares turísticos do país, por certo terá a atenção atraída pelas lojas de produtos tchecos Manufaktura. Além de jogos lúdicos, brinquedos de madeira, cerâmica e jogos de toalhas de mesa, a marca oferece excelente variedade de cosméticos naturais, feitos com matérias-primas tchecas, incluído o lúpulo, é claro. Sabonetes, géis de banho, cremes para o rosto e mãos, xampus e loções para homens e mulheres compõem as linhas de produtos. Igualmente apreciados são os produtos da marca Botanicus. Ao visitar acidade termal de Karlovy Vary, verá que as águas das fontes termais minerais são usadas também para fazer cosméticos, como é o caso da marca Vřídlo.

Livros: nas lojas dos museus tchecos há séries de livros interessantes em espanhol, especialmente, para crianças. Por exemplo, há uma bela edição ilustrada de contos tchecos tradicionais, compilada por Božena Němcová e Karel Jaromír Erben, além de biografias infantis de personagens tchecos famosos, como Franz Kafka; ou lendas - como a de Golem.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Quando viajar em Ônibus é um prazer

Radim Jancura, criador da empresa de ônibus Student Agency e sua subsidiária ferroviária Regiojet, revolucionou o transporte público na República Tcheca, e em quase toda a Europa Central. Ele  introduziu novo conceito de baixo custo, com serviço impecável.

Experiencia de viagem
Tchéquia, ao sabor das festas folclóricas

Na República Tcheca, o passado repleto de lendas está sempre presente através de festas folclóricas realizadas seja nas grandes cidades, como nos recantos mais bucólicos do país. A começar por Praga, manifestações folclóricas ocorrem nas diferentes épocas do ano. 

Experiencia de viagem
Tchéquia sobrenatural

Para os amantes do sobrenatural e da fenomenologia à beira do impossível, sugerimos um itinerário por toda a República Tcheca, que também permite descobrir recantos de tirar o fôlego, e alguns dos monumentos menos conhecidos do rico patrimônio cultural deste país centro-europeu, sempre surpreendente.

Experiencia de viagem