Guia Básico sobre o que ver em Opava

Tão bela como o pavão real que originou seu nome, a cidade de Opava, na região da Silésia, oferece dez recantos encantadores para você conhecer quando visitar a República Tcheca.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Junho 07, 2022

Com o coração atravessado por algumas cicatrizes de guerra, a cidade de Opava, na Silésia Tcheca, entretanto, conseguiu preservar o encanto dos seus anos prósperos e tirar partido das vicissitudes históricas. Orgulhosos de si, a cidade e seus habitantes vivem seus dias longe do turismo de massa, contudo, há ali verdadeiro leque com recantos encantadores. Destes, apontamos dez que entendemos como destaques a esperar por você na República Tcheca.

1. Hláska - Palácio da Câmara Municipal

O edifício mais emblemático de Opava é o Palácio da Câmara Municipal, conhecido como Hláska, nome que vem de "hlásit" e se traduz como "avisar" ou "denunciar" – no passado, servia de vigia para detectar incêndios ou para observar e informar qualquer evento que viesse a ocorrer na cidade. Com 60 metros de altura, a torre do Hláska é o primeiro dos dez recantos imperdíveis em Opava. Desde a torre, é possível ter um panorama geral do entorno, descobrir onde se localizava a antiga muralha – espaço hoje ocupado por extensos parques; ver onde caíram as bombas que deixaram suas cicatrizes durante a guerra; e vislumbrar rica arquitetura, com magníficos exemplos barrocos, renascentistas e góticos.

Mais informações, infocenter Opava

2. Teatro da Silésia

Bem em frente ao Hláska, junto à praça principal (Horní náměstí) está o Teatro da Silésia, em estilo neorrenascentista. Inaugurado em 1805, embora modificado e reconstruído em várias ocasiões devido aos incêndios, aos danos em sua fachada por bomba que caiu próximo ou ainda por conta dos modismos de cada época. A Casa de reúne companhias de teatro, de ópera e realiza regularmente apresentações para públicos de todas as idades.

Mais informações, Divadlo Opava

3. Co-Catedral Nossa Senhora da Assunção

O edifício dessa co-catedral (assim chamada por ser templo e bispado), o mais antigo de Opava, remonta ao século 14. É o maior da Silésia no estilo gótico silesiano - construído com tijolos e detalhes em pedra. A Co-Catedral Nossa Senhora da Assunção foi construída às expensas dos Cavaleiros Teutônicos e agora é Monumento Cultural Nacional protegido. Nos seus interiores está preservada a magnífica tumba em mármore de Karel de Liechtenstein (primeiro príncipe soberano e criador da Casa de Liechtenstein), datada de 1767.

Mais informações, Co-Catedral Nossa Senhora da Assunção

4. Câmara Municipal

A agradável caminhada pelos parques que se estendem por onde antes ficava a muralha da cidade leva ao quarto dentre os dez recantos mais charmosos de Opava - a Câmara Municipal, hoje transformada em interessante centro cultural. Duas esculturas que celebram Mercúrio e Ceres adornam a varanda principal do edifício neobarroco, originalmente construído para funcionar como banco. Hoje abriga várias exposições e um café, ótima pedida para uma parada e pequeno repouso para depois continuar o passeio pela cidade.

Mais informações, Cesta mesta

5. Rua Pedonal Ostrožná

A primeira rua pedonal de Opava é a quinta atração que sugerimos como visita obrigatória quando você for àquela encantadora cidade. Com extensão de pouco mais de 200 metros, essa rua, que une a Casa Municipal com a Horní náměstí (Praça Principal), possibilita passeio descontraído e agradável. A Nossa sugestão para você é desacelerar, curtir o ambiente e observar as casas que margeiam a Ostrožná.

Mais informações, Ostrožná ulice

6. Biblioteca Petr Bezruč

O belo edifício da Câmara de Comércio abriga a Biblioteca Municipal Opava (Knihovna Petra Bezruče), a qual homenageia Petr Bezruč, poeta nascido na cidade. O exterior, adornado com 16 baixos-relevos e quatro esculturas, assim como os interiores, onde os sons de órgão brindam com belos concertos, fazem da Biblioteca Petr Bezruč o sexto dentre os dez recantos mais encantadores de Opava.

Mais informações, Knihovna Petra Bezruče

7. Museu Regional da Silésia

O Museu Regional da Silésia em Opava (Slezské zemské museum Opava) é nada menos do que o museu público mais antigo da República Tcheca. Fundado em 1814 (quase quatro anos antes do Museu Nacional de Praga) como museu educacional, atualmente ocupa belo edifício neorrenascentista, datado de 1895. Na história recente, recebeu por acréscimo uma nova secção, constituída por edifício restaurado que originalmente fez parte de um dos castelos Liechtenstein. As exposições no interior estão focadas em cobrir tudo o que tem a ver com a região da Silésia, desde os aspectos naturais aos culturais, históricos, geológicos, arqueológicos e artísticos.

Mais informações, Slezské zemské museum Opava

8. Igreja de Santo Adalberto

O percurso para conhecer as atrações top 10 em Opava agora nos leva à praça inferior (Dolní náměstí), onde se destaca a bela igreja barroca de Santo Adalberto. A história dela remonta ao século 15, quando era conhecida como Igreja de São Jorge. Foram os jesuítas que lhe deram a arquitetura atual - ao final do século 17, depois de demolirem o antigo edifício gótico, os jesuítas construíram uma nova igreja e mosteiro à imagem e semelhança da igreja romana do Sacro Nome de Jesus. Na praça, você também verá uma coluna mariana original, onde a Virgem é representada de pé sobre um crescente e um globo entrelaçado com uma cobra.

Mais informações, Kostel sv. Vojtěcha

9. A Casa do Cavalo Branco

Neste ponto do passeio pelos dez recantos mais charmosos de Opava você pode sentir vontade de comer algo tipicamente silesiano, em um lugar histórico. Localizado em um dos lados da Dolní náměstí, o restaurante U bílého koníča ocupa o térreo de uma casa unifamiliar do século 16, tem entrada característica e fachada adornada com a imagem de um cavalo branco. Lá você poderá experimentar a cozinha tradicional tcheca, talvez acompanhada por uma cerveja local, como a Radegast.

Mais informações, Restaurante U bílého koníča

10. Mosteiro Dominicano de São Wenceslau

Para fechar com chave de ouro o passeio pelos dez recantos mais charmosos de Opava é preciso visitar o convertido Mosteiro Dominicano de São Wenceslau e sua igreja. A estátua Girl Running, do escultor local Kurt Gebauer, acima de pequeno jardim, indica que você chegou ao lugar que procurava. O mosteiro teve extenso e agitado percurso ao longo da história. Registros da existência desse mosteiro datam do século 13 contam como o edifício sobreviveu a várias tentativas de demolição. Na década de 1970, o prédio foi ocupado por uma galeria - a Dům umění (Casa das Artes). Até os dias atuais, essa galeria apresenta excelentes exposições de arte moderna. A igreja adjacente é um espaço muito interessante, onde, apesar do tempo e dos altos e baixos históricos, ainda se conservam alguns afrescos antigos (n. r.: todos os links informados no texto remetem a originais em tcheco, porém, a tradução instantânea é de boa qualidade).

Mais informações, Dům umění

 

Explore mais:

Todas as estações do ano são tempos de lazer e encanto na Morávia do Norte-Silésia

 

Em Ostrava, buscando o talismã de Solomon

 

Morávia do Norte e Silésia: tradição industrial e ambiente natural

 

Canais relacionados

Itinerários
Cinco belos jardins de castelos e palácios na República Tcheca

Os impressionantes castelos e palácios da República Tcheca têm jardins que com eles comungam em exuberância. Visitar esses jardins encanta os sentidos e promove viagens a tempos longínquos.

Castelos e Palácios Cultura Cultura Experiencia de viagem Itinerários Natureza Patrimonio Sonhe
Cinco castelos para hospedar você na República Tcheca

Com preços de estadia para todos os bolsos, vários castelos da República Tcheca aceitam hóspedes. A seguir, cinco deles. 

Arquitetura Castelos e Palácios Castillos y Palacios Experiencia de viagem Itinerários Luxo Patrimonio Patrimônios Sonhe
20 lugares curiosos da República Tcheca

Estruturas incomuns. Bares bizarros. Galerias de arte inusitadas. A República Tcheca está repleta de lugares curiosos e aqui separamos vinte deles para você.

Itinerários
Pacotes