Guia básico - o que ver em Praga

Os dez locais essenciais na área da Unesco em Praga. Se você planeja viajar para a capital tcheca e quer saber o que ver, anote estas recomendações.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Junho 15, 2021

O centro histórico de Praga, que compreende a Cidade Antiga (Staré Město), a Cidade Nova (Nove Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana), foi construído entre os séculos 11 e 18, tornando-se um dos mais belos conjuntos arquitetônicos na Europa. Para garantir sua preservação, em 1992 a Unesco decidiu incorporá-lo à lista de Patrimônio Cultural da Humanidade. Quando você viajar a Praga, não deixe de visitar esses dez lugares essenciais, onde encontrará atividades divertidas e inesquecíveis.

1. Castelo

O Castelo de Praga é o conjunto arquitetônico mais famoso da área da Unesco na cidade e o principal dos dez lugares essenciais durante sua visita à cidade. Inclui a Catedral de São Vito, o Convento de São Jorge e o Palácio Real, dentre outros edifícios. Ali viveram os reis da Boêmia, imperadores e presidentes tchecos. Os visitantes podem escolher diferentes circuitos para visitar os edifícios que compõem o complexo, a depender do tempo de que dispõem.

2. Beco Dourado

Casinhas coloridas pontilham o pitoresco beco que deve o seu nome aos ourives que o habitaram por longo tempo, embora, na origem, foram construídas para abrigar os guardas reais. Hoje, no Beco Dourado (Zlatá ulička), você encontrará lojas que oferecem marionetes (grande tradição tcheca), cristais da Boêmia e sem-fim de artesanatos. Uma das casas funciona como espécie de museu que reúne antigos objetos relacionados ao cinema. Além do mais, na casa de número 22 morou a irmã de Franz Kafka.

3. Jardins do Senado

Um tanto escondidos, o Palácio e os Jardins de Wallenstein, conhecidos como Jardins do Senado, foram construídos com toda a opulência – o intento foi ofuscar o Castelo (cujo topo pode ser avistado). A entrada para esse refúgio de tranquilidade fica ao lado da estação Malostranská do metrô (linha A, seção IA, Klárov, sob a encosta Leste do Castelo de Praga).

4. Mosteiro Strahov

Se você subir ao Monte Petřín, deixando o Castelo para trás, terá vista espetacular da cidade e chegará ao Mosteiro Strahov. Ao visitar esse que é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da República Tcheca, é obrigatório conhecer a magnífica Biblioteca Strahov, a Sala Teológica e a Sala Filosófica, além dos belíssimos afrescos.

5. Ponte de Carlos

Essencial na lista dos dez locais a visitar em Praga. É a ponte mais antiga, icônica e bela de Praga, aonde músicos, artistas, fotógrafos de casamento e grande número de turistas se encontram todos os dias. Com 16 arcos, 30 estátuas barrocas e três torres, a Ponte de Carlos atravessa o rio Moldava para ligar Malá Strana a Staré Město. Diz a lenda que é proveitoso colocar a mão esquerda sobre a estátua de João Nepomuceno e fazer um pedido.

6. Ilha de Kampa

Um dos recantos mais charmosos da cidade, Kampa é espécie de ilha artificial. Localizada às margens do rio Moldava, está cercada por canal em cujas margens são preservados antigos moinhos construídos em madeira. Além do Moinho do Grão-Prior, é possível ver o Muro de John Lennon, que se tornou símbolo da liberdade durante o comunismo; o Museu Franz Kafka; o Museu Kampa de Arte Contemporânea e a famosa “rua mais estreita no mundo”, com semáforo para evitar congestionamento de pedestres.

7. Praça da Cidade Antiga

O centro nevrálgico de Praga, sempre agitado por atividades, é lugar por onde passam, sem exceção, todos os turistas que visitam a cidade. Talvez o edifício mais bonito ao redor da praça seja a Igreja de Nossa Senhora de Týn, com as agulhas das torres apontando para o céu. Porém, o prédio da Prefeitura, com seu famoso relógio astronômico do século 15, é a joia que mais chama a atenção, visita imperdível durante o seu passeio pela área protegida pela Unesco.

8. Torre da Pólvora e Câmara Municipal

Enegrecida pelo passar do tempo, a torre gótica datada de 1475 foi uma das entradas da Cidade Antiga. Passou a ser chamada Torre da Pólvora quando transformada em paiol, ainda no século 17. Uma ponte coberta liga a torre a um dos mais belos edifícios Art Nouveau de Praga - a Câmara Municipal, aonde o nascimento da Tchecoslováquia foi anunciado, em 1918.

9. Josefov e o Cemitério Judaico

De um lado da Pařížská - avenida com as lojas mais exclusivas de Praga - fica o antigo bairro judeu da cidade, também conhecido como Josefov. Além das Sinagogas Espanholas, em estilo mourisco, e a Velha-Nova, uma das mais antigas na Europa, é obrigatório conhecer o famoso Cemitério Judaico, onde foram sepultadas mais de 100 mil pessoas em covas verticais, com profundidades de até 12 andares.

10. São Venceslau

O coração da Cidade Nova é a enorme Praça Venceslau, em cujo extremo está o Museu Nacional. No centro da praça está a estátua equestre do padroeiro tcheco, São Venceslau e ao redor, a área mais comercial de Praga. Ali estão sediados vários hotéis, restaurantes e outros pontos de interesse, como a Ópera Estatal e a Passagem de Lucerna, onde o artista David Černý recriou a estátua de São Venceslau em seu estilo muito polêmico.

Explore mais

ONDE A MAGIA NUNCA TERMINA

CINCO LUGARES PARA DANÇAR EM PRAGA

PRAGA, COM NOME E SOBRENOME

 

Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Cultura Cultura Experiencia de viagem Sonhe
As cinco principais atrações da República Tcheca

Quando alguém diz que vai viajar à República Tcheca, é normal escutar a pergunta: “Mas o que você vai fazer lá?”.  Para responder definitivamente a essa pergunta, aqui vão as cinco principais atrações do país.

Arquitetura Cultura
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios