Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Agosto 23, 2021

O segredo mais bem guardado da Morávia. A cidade de Olomouc foi o centro administrativo da região e importante enclave religioso, situação que em grande medida se deve à beleza dos seus edifícios. Viajantes experientes, que buscam lugares para descobrir, começaram a colocar Olomouc em sua lista de desejos... e eles estão certos. Sugerimos dez recantos essenciais que por certo você gostará de conhecer quando for a Olomouc.

1. Portão Terezská

Bom lugar para começar a percorrer os dez recantos mais charmosos de Olomouc é o Portão Terezská, única entrada preservada da muralha que circundava a cidade. Recebeu o nome em homenagem à Imperatriz Maria Teresa da Áustria.

2. Praça Inferior

Dolní náměstí ou Praça Inferior é conectada por um dos seus extremos com a Praça Superior. Juntas, essas praças são o ponto central de Olomouc e dos dez lugares imperdíveis na cidade. Na Praça Inferior você verá as fontes de Netuno e de Júpiter, bem como a Coluna Mariana erguida no início do século 18 para demonstrar a gratidão dos que sobreviveram à peste. Próximo, destaca-se a Igreja dos Capuchinhos, em estilo barroco. Finalmente, você verá o Palácio de Hauenschild - uma das casas que circundam a praça -, que ostenta placa comemorativa da presença de Wolfgang Amadeus Mozart. O grande compositor ali se hospedou aos onze anos e compôs uma das suas belas obras – a 6ª Sinfonia em Fá Maior.

3. Praça Superior

Se você seguir até o final da Praça Inferior, onde ela se estreita, chegará ao coração de Olomouc - Horní náměstí ou Praça Superior, que tem vários pontos a exigir a atenção dos visitantes. Talvez a mais famosa de suas atrações seja a Coluna da Santíssima Trindade, que em 2000 foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. No centro da Horní náměstí fica a Prefeitura, que possui um curioso relógio astronômico. Além disso, a esplanada é decorada com três belas fontes. Nas suas margens há agradáveis ​​cafeterias, aonde se pode relaxar e ver passar a vida em Olomouc.

4. Coluna da Santíssima Trindade

Com os seus 32 metros de altura e o magnífico trabalho de vários artistas, a Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc é um dos monumentos barrocos mais importantes da Europa, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Sem dúvida, é o orgulho de Olomouc e por si justifica visita à cidade.

5. A Prefeitura e seu Relógio Astronômico

No meio da esplanada da Praça Superior se ergue o edifício que durante séculos foi o símbolo da importância política e econômica de Olomouc e até nossos dias mantém a sua função original. No seu interior é possível visitar a Capela de São Jerônimo, em estilo gótico tardio, e/ou subir à torre para colher ampla vista da cidade.

Uma das atrações mais curiosas de Olomouc ocupa importante espaço ao lado da torre da Câmara Municipal. O pulso da cidade é marcado por relógio astronômico datado de 1420, mas modificado entre 1947 e 1955, em meados da era comunista, quando as figuras religiosas foram substituídas por trabalhadores proletários. Além de ser o segundo relógio astronômico mais antigo da República Tcheca e um dos poucos heliocêntricos no mundo, é o único com tema socialista.

6. Oito fontes

É habitual mencionar Olomouc por “cidade das fontes” - possui mais de 45 delas, aí incluídos os chafarizes. Destaca-se o belíssimo e único conjunto de seis fontes barrocas e outras duas, modernas - a Fonte de Arion, inaugurada em 2002; e a Fonte da Água Viva de São João Sarcandro (ou Jan Sarkander), de 2007.

Três delas estão na Praça Superior. Ali, a Fonte de Cesar é a maior e sua decoração, a mais delicada das seis fontes barrocas da cidade. Em seguida, você verá a Fonte de Hércules, com o herói mitológico ostentando um bastão e uma águia – esta, símbolo no emblema de Olomouc. Finalmente, o renomado artista local Ivan Theimer se inspirou na lenda grega do poeta Arion (salvo por um golfinho) para esculpir a fonte que foi acrescentada em 2002 e é a favorita das crianças.

Na Praça Inferior você encontrará as fontes de Netuno e de Júpiter. Depois, o seu destino deve ser a Fonte de Mercúrio. Daí, siga o percurso do bonde elétrico e logo chegará à Fonte de Tritão, na pequena Republiky náměstí - ou Praça da República. Por fim, no pátio da Capela de San Jan Sarkander, você conhecerá a oitava no rol das mais belas fontes de Olomouc.

7. Catedral de São Venceslau

Originalmente, a Catedral de São Venceslau, um dos mais belos edifícios góticos da Europa, era parte do antigo castelo de Olomouc. A torre principal desse templo católico é a mais alta na Morávia e a segunda em altura na República Tcheca. Lá estão sepultados os bispos e arcebispos de Olomouc. Pode ser inesquecível a experiência de ouvir concerto de órgão no interior dessa magnífica catedral.

8. Museu da Arquidiocese

Em um dos lados da Catedral de São Venceslau está o Museu da Arquidiocese, que preserva de tudo, desde vestígios arqueológicos a arte sacra, carruagens e a famosa Madonna de Šternberk.

9. Igreja de São Miguel

A Igreja de São Miguel, com as suas três cúpulas e o seu estilo barroco, é outro dos atrativos essenciais em Olomouc (é possível subir até à torre sineira dessa igreja).

10. Parque Bezručovy

Para descer ao Parque Bezručovy você terá que passar pela antiga muralha medieval, depois caminhar ao longo do riacho Mlýnský, visitar o Jardim Botânico e desfrutar do nada fazer enquanto vê os alunos visitantes a escalar paredes, ler ao sol, andar em bicicleta ou tocar bateria. Lá é possível perceber o clima especial da cidade, aonde ¼ de seus 100 mil habitantes são estudantes da prestigiosa Universidade Palacký.

Bônus: Castelo Bouzov

Localizado a apenas 30 quilômetros de Olomouc, o Castelo Bouzov é astro de cinema que vale visitar. Cenário perfeito para alimentar sonhos de dragões e fadas, esse castelo foi locação para vários filmes e pode ser alugado para casamentos. O atual aspecto do Castelo Bouzov se deve a reforma feita no século 19, porém, sua história remonta ao final do século 13 e ficou nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica desde 1696. A parte mais notável do edifício é sua capela neogótica e o altar gótico, decorado com as lápides dos mestres daquela Ordem.

Bem próximo – Colina Sagrada e Basílica Menor da Visitação da Virgem Maria

A oito quilômetros de Olomouc está Svatý Kopeček ou Colina Sagrada, dominada pela Basílica Menor da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria (Menší bazilika Navštívení Panny Marie), em estilo barroco. Há séculos, o lugar é centro de peregrinação e o recanto preferido dos habitantes de Olomouc para os piqueniques de fim de semana. A igreja do século 18 foi ricamente decorada com a participação de artistas italianos, austríacos e tchecos. Desde o templo, você poderá acessar o claustro e a Capela da Virgem.

Explore mais:

O sui generis relógio astronômico de Olomouc

Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia

Morávia do Leste: arquitetura popular e muita tradição

Arcadas, colunatas e galerias

As três são soluções arquitetônicas para facilitar a vida de pedestres. E a República Tcheca tem todas, em diferentes cidades.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Funcionalismo, Bat’a e singularidades de Zlín, cidade morava na República Tcheca

Zlín, cidade funcionalista nascida do espírito empreendedor dos irmãos Bat’a, é verdadeiro paraíso para amantes da arquitetura, mas não só. Outras singularidades contribuem para fazê-la destino imperdível.

Arquitetura Cultura Dica de local
Pacotes