Guia básico - o que ver em Olomouc
O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.
Por: Jess Garbarino
Publicado: Agosto 23, 2021
O segredo mais bem guardado da Morávia. A cidade de Olomouc foi o centro administrativo da região e importante enclave religioso, situação que em grande medida se deve à beleza dos seus edifícios. Viajantes experientes, que buscam lugares para descobrir, começaram a colocar Olomouc em sua lista de desejos... e eles estão certos. Sugerimos dez recantos essenciais que por certo você gostará de conhecer quando for a Olomouc.
1. Portão Terezská
Bom lugar para começar a percorrer os dez recantos mais charmosos de Olomouc é o Portão Terezská, única entrada preservada da muralha que circundava a cidade. Recebeu o nome em homenagem à Imperatriz Maria Teresa da Áustria.
2. Praça Inferior
Dolní náměstí ou Praça Inferior é conectada por um dos seus extremos com a Praça Superior. Juntas, essas praças são o ponto central de Olomouc e dos dez lugares imperdíveis na cidade. Na Praça Inferior você verá as fontes de Netuno e de Júpiter, bem como a Coluna Mariana erguida no início do século 18 para demonstrar a gratidão dos que sobreviveram à peste. Próximo, destaca-se a Igreja dos Capuchinhos, em estilo barroco. Finalmente, você verá o Palácio de Hauenschild - uma das casas que circundam a praça -, que ostenta placa comemorativa da presença de Wolfgang Amadeus Mozart. O grande compositor ali se hospedou aos onze anos e compôs uma das suas belas obras – a 6ª Sinfonia em Fá Maior.
3. Praça Superior
Se você seguir até o final da Praça Inferior, onde ela se estreita, chegará ao coração de Olomouc - Horní náměstí ou Praça Superior, que tem vários pontos a exigir a atenção dos visitantes. Talvez a mais famosa de suas atrações seja a Coluna da Santíssima Trindade, que em 2000 foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. No centro da Horní náměstí fica a Prefeitura, que possui um curioso relógio astronômico. Além disso, a esplanada é decorada com três belas fontes. Nas suas margens há agradáveis cafeterias, aonde se pode relaxar e ver passar a vida em Olomouc.
4. Coluna da Santíssima Trindade
Com os seus 32 metros de altura e o magnífico trabalho de vários artistas, a Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc é um dos monumentos barrocos mais importantes da Europa, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Sem dúvida, é o orgulho de Olomouc e por si justifica visita à cidade.
5. A Prefeitura e seu Relógio Astronômico
No meio da esplanada da Praça Superior se ergue o edifício que durante séculos foi o símbolo da importância política e econômica de Olomouc e até nossos dias mantém a sua função original. No seu interior é possível visitar a Capela de São Jerônimo, em estilo gótico tardio, e/ou subir à torre para colher ampla vista da cidade.
Uma das atrações mais curiosas de Olomouc ocupa importante espaço ao lado da torre da Câmara Municipal. O pulso da cidade é marcado por relógio astronômico datado de 1420, mas modificado entre 1947 e 1955, em meados da era comunista, quando as figuras religiosas foram substituídas por trabalhadores proletários. Além de ser o segundo relógio astronômico mais antigo da República Tcheca e um dos poucos heliocêntricos no mundo, é o único com tema socialista.
6. Oito fontes
É habitual mencionar Olomouc por “cidade das fontes” - possui mais de 45 delas, aí incluídos os chafarizes. Destaca-se o belíssimo e único conjunto de seis fontes barrocas e outras duas, modernas - a Fonte de Arion, inaugurada em 2002; e a Fonte da Água Viva de São João Sarcandro (ou Jan Sarkander), de 2007.
Três delas estão na Praça Superior. Ali, a Fonte de Cesar é a maior e sua decoração, a mais delicada das seis fontes barrocas da cidade. Em seguida, você verá a Fonte de Hércules, com o herói mitológico ostentando um bastão e uma águia – esta, símbolo no emblema de Olomouc. Finalmente, o renomado artista local Ivan Theimer se inspirou na lenda grega do poeta Arion (salvo por um golfinho) para esculpir a fonte que foi acrescentada em 2002 e é a favorita das crianças.
Na Praça Inferior você encontrará as fontes de Netuno e de Júpiter. Depois, o seu destino deve ser a Fonte de Mercúrio. Daí, siga o percurso do bonde elétrico e logo chegará à Fonte de Tritão, na pequena Republiky náměstí - ou Praça da República. Por fim, no pátio da Capela de San Jan Sarkander, você conhecerá a oitava no rol das mais belas fontes de Olomouc.
7. Catedral de São Venceslau
Originalmente, a Catedral de São Venceslau, um dos mais belos edifícios góticos da Europa, era parte do antigo castelo de Olomouc. A torre principal desse templo católico é a mais alta na Morávia e a segunda em altura na República Tcheca. Lá estão sepultados os bispos e arcebispos de Olomouc. Pode ser inesquecível a experiência de ouvir concerto de órgão no interior dessa magnífica catedral.
8. Museu da Arquidiocese
Em um dos lados da Catedral de São Venceslau está o Museu da Arquidiocese, que preserva de tudo, desde vestígios arqueológicos a arte sacra, carruagens e a famosa Madonna de Šternberk.
9. Igreja de São Miguel
A Igreja de São Miguel, com as suas três cúpulas e o seu estilo barroco, é outro dos atrativos essenciais em Olomouc (é possível subir até à torre sineira dessa igreja).
10. Parque Bezručovy
Para descer ao Parque Bezručovy você terá que passar pela antiga muralha medieval, depois caminhar ao longo do riacho Mlýnský, visitar o Jardim Botânico e desfrutar do nada fazer enquanto vê os alunos visitantes a escalar paredes, ler ao sol, andar em bicicleta ou tocar bateria. Lá é possível perceber o clima especial da cidade, aonde ¼ de seus 100 mil habitantes são estudantes da prestigiosa Universidade Palacký.
Bônus: Castelo Bouzov
Localizado a apenas 30 quilômetros de Olomouc, o Castelo Bouzov é astro de cinema que vale visitar. Cenário perfeito para alimentar sonhos de dragões e fadas, esse castelo foi locação para vários filmes e pode ser alugado para casamentos. O atual aspecto do Castelo Bouzov se deve a reforma feita no século 19, porém, sua história remonta ao final do século 13 e ficou nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica desde 1696. A parte mais notável do edifício é sua capela neogótica e o altar gótico, decorado com as lápides dos mestres daquela Ordem.
Bem próximo – Colina Sagrada e Basílica Menor da Visitação da Virgem Maria
A oito quilômetros de Olomouc está Svatý Kopeček ou Colina Sagrada, dominada pela Basílica Menor da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria (Menší bazilika Navštívení Panny Marie), em estilo barroco. Há séculos, o lugar é centro de peregrinação e o recanto preferido dos habitantes de Olomouc para os piqueniques de fim de semana. A igreja do século 18 foi ricamente decorada com a participação de artistas italianos, austríacos e tchecos. Desde o templo, você poderá acessar o claustro e a Capela da Virgem.
Explore mais:
O sui generis relógio astronômico de Olomouc