Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Fevereiro 23, 2021

Por certo, você nunca imaginou que pudesse conhecer o ficcional e mágico Reino de Nárnia, mas a verdade é que pode, sim. Basta visitar a Boêmia do Norte, na República Tcheca, aonde foram filmadas cenas da versão cinematográfica de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, um dos sete romances de As Crônicas de Nárnia, série escrita pelo irlandês CS Lewis (Clive Staple Lewis), aclamada no mundo inteiro.

Uma vez na Boêmia do Norte, visite a Reserva Protegida de  Broumov, que fica na região de Ústí nad Labem. Mais um pulinho e você chegará a Nárnia, quer dizer, às rochas Adršpach-Teplice, a ‘cidade-caverna’ de arenito que serviu de cenário para o filme. Há diferentes roteiros para explorar o lugar. Você caminhará pelos lugares mágicos que transportam para a República Tcheca  porções de recantos do nosso  planeta, e além.

No trajeto para Cachoeira Grande, pronto para ver o leão ou a feiticeira, você dará de cara com Johann Wolfgang Goethe. Não que ele seja personagem do filme, o que você bem sabe. É que Goethe, que sempre visitava a República Tcheca, em 1790 ‘descobriu’ a Cachoeira Grande, por isso há ali a escultura do busto do famoso literato alemão.

Um caso real... de encanto!

Outro destino frequente para cineastas, os estrangeiros e também os da República Tcheca, é Kroměříž, que até hoje foi cenário para mais de 40 filmes e documentários. Alguns filmes, como Um Caso Real (A Royal Affair, 2012, vencedor do 70º Globo de Ouro para filme estrangeiro), foram totalmente locados em Kroměříž, enquanto outros têm cenas parciais, como Amadeus  (8 Oscars, 1984), em grande parte gravado no Teatro de Repertório em Praga, mas com tomadas feitas em Kroměříž, no Palácio do Arcebispo.

Ao visitar essa atrativa cidade da República Tcheca, você terá por opção fazer o programa Filmová Kroměříž, que o levará a seguir os passos de tomadas de vários filmes. Os lugares das locações são marcados com painéis informativos, imagens dos filmes e singularidades das gravações. Você encontrará os painéis, por exemplo, no Castelo do Arcebispo, no Jardim das Flores e no Jardim Podzámecká, que remetem às cenas de Um Caso Real.

República Tcheca sem Ilusões

É enorme a lista de filmes rodados na República Tcheca, mas há um, em especial, que pode ser considerado um passeio pelo país. Olha só a relação dos lugares das locações - Castelo Konopiště, na vila de igual nome, hoje parte da cidade de Benešov, e Castelo Dobříš, em Dobříš, duas cidades na Boêmia Central; Teatro Oskar Nedbal, em Tábor, na Boêmia do Sul; Pec pod Sněžkou, vilazinha encantadora e badalada estação de esqui que fica na região de Hradec Králové, ao sopé da Sněžka, a mais alta montanha da República Tcheca, na Cordilheira Krkonoše - ou Montanhas Gigantes. E não para por aí. As filmagens avançaram até a capital da República Tcheca, Praga, com tomadas no Teatro Vinohrady , Café Imperial, Palácio Schebkův e Praça Hradčanské. Falamos do filme O Ilusionista, com trama que se desenrola  em Viena, na virada do século 19, baseado no conto Eisenheim, do norte-americano Steven Millhauser, vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção em 1997 pelo romance Martin Dressler

 

Com informações de Radio Prague International | Vychodni-Morava | Novinky.cz | Mojekromeriz Magazin

Canais relacionados

Arte Cultura Sonhe
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Arte Café literário Cultura Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio Sonhe
Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe
Filmes que levam você de Nárnia até Viena, sem sair da Tchéquia

Por toda a República Tcheca, cidades e vilas foram e são cenários para filmes famosos, como As Crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; e o Ilusionista, que coloca Viena em diferentes recantos de Tchéquia. Várias localidades tchecas criaram roteiros que levam a conhecer os belos cenários que conhecemos através dos filmes.

Arte Cultura Sonhe