Em Prachatice, ciclismo de luxo até para os acomodados

O Sul da Boêmia é um festival de lagos e regiões úmidas, que avançam por ricas florestas e vilas repletas de encanto. Nestas, as casas ostentam fachadas de autêntico estilo barroco popular. Não obstante suas belezas, esta porção da Tchéquia passa despercebida, por ter como vizinhos dois destinos internacionais dentre os mais famosos do país – as célebres cidades termais de Karlovy Vary e a mágica Český Krumlov. Contudo, o Sul da Boêmia é um dos lugares favoritos dos tchecos, para desfrutar das férias. Então, vamos saber o que eles sabem.

Por: Colaborador invitado

Publicado: Setembro 04, 2019

Muitos dos tchecos que vêm ao Sul da Boêmia em férias ficam no convés de um barco, a desfrutar do Sol. Outros, mais ativos, preferem remar, velejar, praticar caminhadas ou ciclismo. Para estes, em especial, é mágica a região de Šumava, já quase na fronteira com a Áustria e Alemanha. Montanhosa, repleta de florestas e remota, esta região é a menos povoada do país, e parte dela tem status de Parque Nacional.

Agora, vamos desvendar Prachatice,pequena capital distrital ao sopé de montanhas. A cidade fica bem próximo à  famosa floresta de Boubín - um dos poucos remanescentes intocados, em toda a Europa. O centro antigo é fabuloso, com casario a exibir fachadas em estilo renascentista, decoradas com técnica em relevo, dignas de típica capital medieval. Também, conserva boa parte da sua muralha, o que ajuda a reforçar a sensação de lugar preso no tempo. É por isso que Prachatice é um dos melhores "campos de base" para conhecer Šumava. Além da herança singular, a cidade tem boa infraestrutura turística e gastronômica que prima pela qualidade, e está em evolução. Tal ocorre porque alguns dos seus nativos, atentos ao potencial da região, estão criando ofertas cada vez mais atraentes.

É nas novas ofertas que entram em jogo o ciclismo, o luxo e uma Hana – tcheca amável e ativa, que fala espanhol perfeito.  Em 2018, Hana abriu o Prachatice B&B no centro da cidade, com apartamentos que têm vistas únicas para a praça central, e preços razoáveis. Você se sentirá tão bem como em sua própria casa - serviços e acomodações são excelentes. Ao fazer reserva, você poderá optar por pacotes para programas em patins ou em bikes elétricas produtos top de linha, das melhores marcas. Portanto, o B&B do Prachatice refere tanto a "bed and breakfast", como a "bed and bike", embora ninguém obrigue a usá-la.

Em todo caso, seria uma grande perda renunciar aos passeios tão bem elaborados, que tornam a estadia mais divertida. Com sobra, as baterias das bikes duram por um dia – mesmo o mais intenso. Há saídas a partir do hotel; e saídas em van, rumo ao começo das melhores trilhas para ciclismo. A saída por van evita ao ciclista percorrer trechos alheios à trilha, como trajetos acidentados ou grandes subidas. O conforto é também para o retorno ao hotel. Assim, sedentários e atletas podem partilhar, sem conflitos, um dia muito ativo.

O toque final para um daqueles dias perfeitos desenhados por Hana deve acontecer à mesa de um dos bons restaurantes próximos ao hotel. Na cidade há a cervejaria artesanal Pivovar Prachatice, que produz as suas diferentes cervejas e revisita pratos nacionais, mas, preserva o sabor original. Na vizinha Vimperk, ainda mais perto do Parque Nacional do que Prachatice, há uma opção interessante, especializada em peixes de água doce. Trata-se do restaurante Vodník, que fica na margem de um belo lago. É possível hospedar-se ali, em um chalé que parece de floresta mágica.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Em Ostrava, buscando o código de solomon

Você logo descobrirá que Ostrava não é menos espetacular, mas completamente diferente de todas as demais cidades. E garanto que ela se envolve muito bem com o cenário pós-industrial.

Experiencia de viagem
Paola Salas: amor, trabalho, magia e ar puro

Desde o Chile, aonde nasceu, à  Áustria, aonde conheceu o marido... e de lá a Praga, com um bom contrato de trabalho. Paola viajou alguns tantos quilômetros procurando realizar seus sonhos. Hoje, é diretora de vendas e desenvolvimento de negócios no Mandarin Oriental em Praga, "um esplêndido hotel em um lugar mágico". Ela  nos dá seus conselhos para nossa visita a Praga, incluindo uma fuga ao Parque Kampa, para respirar ar fresco.

Experiencia de viagem
Hradec nad Moravicí: inspiração para fadas

O complexo palaciano Hradec nad Moravicí foi reconhecido como o cenário mais apropriado para um conto de fadas em toda a República Tcheca e é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram. Ao visitar a região da Morávia e Silésia, no nordeste do país, marque um encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice.

Experiencia de viagem
Pacotes