Em Ostrava, buscando o código de solomon

Você logo descobrirá que Ostrava não é menos espetacular, mas completamente diferente de todas as demais cidades. E garanto que ela se envolve muito bem com o cenário pós-industrial.

Por: Javier Mazorra

Publicado: Março 23, 2020

Recomendo Ostrava, capital da Silésia Tcheca, a quem deseja um respiro de grandiosidade e de maravilhas arquitetônicas, do gótico ao barroco, na República Tcheca encontradas em quase todas as cidades - independente das  dimensões territoriais.

Você logo descobrirá que não é menos espetacular, mas completamente diferente de todas as demais cidades. E garanto que Ostrava se envolve muito bem com a paisagem pós-industrial, a qual traça suas origens no século 19.

Ao invés de tantas catedrais e palácios – que, verdadeiramente, possui, Ostrava tem imensos edifícios industriais a instigar a nossa imaginação. Não é de admirar que alguns deles, no complexo de Vítkovice, sejam fortes candidatos a figurar na lista dos Patrimônios da Humanidade. Além de valores histórico indiscutível, são perversamente bonitos, especialmente quando usados ​​como palco de festivais de música, a exemplo do Colors of Ostrava.

Em qualquer cidade é importante ter um guia, seja em carne e osso ou virtual - em Ostrava, é essencial. Inclusive, à hora de saborear uma cerveja é importante conhecer o local mais adequado, de acordo com o seu gosto. Se até há alguns anos uma das grandes atrações da terceira metrópole tcheca era a ulice (rua) Stodolní, com suas dezenas de bares e cafés, agora pode ser mais apropriado visitar ulice Kostelní.

A página de Czech Tourism nos seduz de pronto, comparando a cidade com um romance de Julio Verne, e tem cerca de vinte artigos sobre diferentes aspectos da capital da Silésia Tcheca. Do ponto de vista prático, os melhores guias são em inglês ou alemão.

O site oficial https://www.visitostrava.eu é tão completo que às vezes é difícil decifrar. Muito mais claro e conciso é o miniguia que iniciou circulação em 2015, elaborado por Michal Kašpárek, um dos grandes especialistas em Ostrava. Além de saber muito sobre a cidade, ele teve colaboração de contatos locais, colhendo excelente trabalho como resultado. O miniguia foi completamente atualizado até 2017. A partir de então, oferece as novidades em “pílulas”.

Outra ferramenta muito útil é a publicada pela Use-it - em 2019 na sétima edição -, conhecida por seus guias de cidades tchecas. É repleto de ideias curiosas e informações muito precisas sobre Ostrava, incluindo uma lista de estabelecimentos populares, principalmente para jovens, mas, acima de tudo, nos conduz de maneira leve e informal  à peculiar idiossincrasia dessa metrópole.

Mas, para mim, o melhor e mais engraçado é, sem dúvida, o oculto no aplicativo gratuito Kod Solomon. Não se refere ao rei Salomão de Israel, mas a outro monarca todo-poderoso, que era um industrial tcheco: o barão Solomon von Rothschild.

Através de um jogo absolutamente envolvente, conhecemos personagens incríveis, como o vovô Křížkovsky, fascinado pelo mundo da cabala; Oskar Federer, diretor da siderúrgica Vítkovice entre 1932 a 1939; o senhor Pelikán; a intrépida Pepi e outros que,   enquanto buscam o enigmático código do Barão, revelam muitos dos segredos da cidade.

Na turnê (abre em tcheco; entre na opção , e peça a tradução em português) Kód Solomon, surgem os monumentos mais emblemáticos de Ostrava e muitas surpresas, como a capela da Imperatriz Sissi, e os principais locais da rota através da tradição de marionetes da Silésia tcheca. O amor pelos bonecos tchecos é imenso. Por certo, merece que dediquemos a eles mais de um post.

Ainda, o jogo nos dá inúmeras ideias para saborear um bom café, em lugares com tanto charme como Daniel e o Spirála Kafárna. Para a hora de experimentar especialidades de Ostrava, a boa dica do jogo é um lugar muito especial – o Stará Kuželna. Levaria vários dias para conhecer todos os lugares que o jogo aponta, mas, se há um absolutamente essencial, é o pub U Zrzavé Mary.

Apenas para participar da busca pelo Código Solomon, vale percorrer Ostrava que, por sinal, fisicamente pode ser alcançada  com muita facilidade e rapidez, tanto de Praga quanto de outras cidades, de trem de alta velocidade ou de ônibus, e cujo logotipo não pode ser mais significativo... três sinais de admiração!

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Marie Rebjonková: água mineral para a saúde

Marie Rebjonková é diretora médica do Imperial Group, que inclui o Imperial Hotel e o Spa Resort Sanssouci, em Karlovy Vary. Está na instituição há mais de 40 anos, sempre dedicada à balneologia, sua especialidade; e a ajudar os hóspedes a viverem melhor. Ela nos conta em que consistem os tratamentos, e porque as águas minerais da região auxiliam a saúde.

Experiencia de viagem
Tábor e os Hussitas

É muito provável não haver na República Tcheca uma cidade mais misteriosa e perturbadora do que Tábor. O seu perfil, com vários monumentos e multicor, exibe edifícios renascentistas, com rica decoração.  Surpresas presentes também nos subterrâneos, que escondem um labirinto de túneis e adegas interconectados.

Experiencia de viagem
Praga : viagem do desamor à paixão

Reconheço que meu relacionamento com a cidade de Praga foi uma jornada percorrida desde o desamor à paixão. Eu explico.

Experiencia de viagem