Em meio à natureza porções da história de Brno

Você tem várias formas para conhecer de perto a atraente natureza de Brno. Caminhadas, ciclismo, pequenos navios turísticos levam a lugares encantadores, com o verde entremeado por castelos, monumentos e histórias de um passado distante que renasce diante dos olhos.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Novembro 26, 2019

A Natureza é muito generosa para com Brno. O perímetro urbano da cidade  engloba oito parques, cada qual com diferentes apelos para você desfrutar do verde e conhecer edificações e monumentos que contam a história da cidade. A começar pela Represa de Brno, cercada por belas florestas. No verão, as suas águas e margens são os lugares favoritos para recreação dos moradores, e atraem muitos turistas. Enquanto nas águas são praticados esportes náuticos, as cercanias oferecem trilhas para ciclismo e caminhadas nas florestas que margeiam a represa – Obora Holedná, à margem esquerda; e Podkomorské, à direita.

Oborá Holedná – Esta floresta está praticamente no centro de Brno, entre os bairros Kohoutovice, Bystrc, Jundrov e Komín. Parte dela é uma área circunscrita em 327 hectares, que abriga vida selvagem. Os visitantes podem observar muflões, gamos, corsas, camelos. Naquele contexto, há um recinto protegido, aonde vivem javalis. Eles podem ser alimentados pelos visitantes, desde que com cenouras, maçãs ou pão seco. Na Oborá Holedná há lagos, gazebos para descanso, trilhas para caminhadas e ciclismo, e espaços para a prática de esportes.

Podkomorské e passeio fluvial em barco a vapor – A floresta urbana Podkomorské tem uma área com aproximados 1,6 mil hectares reservados para o manejo florestal e outras atividades voltadas à preservação. Nos espaços abertos ao público, é permitido colher cogumelos e bagas. Em especial, a floresta Podkomorské é procurada por caminhantes e ciclistas. Há várias trilhas, inclusive algumas que, no inverno e quando há neve suficiente, podem ser utilizadas para a prática de esqui cross-country.

No período entre abril a outubro, a ótima opção é passear em barco a vapor ao longo de toda a represa. Há seis barcos em operação, dentre eles o Brno -histórico, com deck único (os demais, maiores, têm dois decks). A viagem tem início na doca de Bystrc, que está a cerca de 10 km do centro de Brno, pela via Veslařská (přes Veslařská), e daí pelo Trajeto 384.

Castelo Veveří - A navegação completa ao longo da represa tem duração de 2h10min. Passear no barco (15 km/hora) é ótima opção para observar estas lindas florestas, e chegar ao Castelo Veveří, a 50 minutos do início da viagem. Neste castelo, um dos mais antigos de Tchéquia, há exposições permanentes e inúmeros eventos, inclusive, casamentos (Winston Churchill teria passado ali parte da sua lua de mel).

Uma das lendas tchecas sobre o Castelo Veveří dá conta que ele oculta o lugar aonde estariam doze estátuas de prata, representando os apóstolos. As estátuas teriam sido ocultas ali pelos Templários, ainda no ano de 1306, e se destinariam a presentear o Príncipe Břetislav I, o “Aquiles da Boêmia”. Este príncipe está representado em um afresco do século 12, na Rotunda de Znojmo, linda cidade tcheca da Morávia do Sul, localizada a 55 km de Brno e perto da fronteira com a Baixa Áustria. Para visitar os interiores do Castelo Veveří é cobrado taxa.

No Špilberk, parque e castelo – O parque mais importante de Brno é o Špilberk. Tem área de 170 mil m2 e engloba o Castelo Špilberk. Foi construído entre os séculos 13 a 15, e concluído durante o reinado de Otacar II da Boêmia, chamado “o rei de ferro e ouro”.

Hoje um museu, o Castelo Špilberk teve várias ocupações. Construído em estilo gótico, começou como moradia do rei; foi transformado em fortaleza barroca (século 17); depois, em prisão; mais adiante, em quartel militar. Juntamente com o parque Špilberk, é Monumento Cultural Nacional. Reúne vários marcos antigos, como o gazebo do pavilhão de vigia Sul; e o Gloriet – pavilhão de vigia Norte.

No Denisovy sady, um jardim botânico - Nas encostas do monte Petrov, no centro de Brno, está o Parque Denisovy sady. A exemplo de inúmeras áreas verdes das cidades tchecas, no Denisovy sady há muito mais do que vegetação, a começar por monumentos históricos. Vale começar o passeio pelo jardim botânico do parque – festa para pássaros e borboletas, com menu servido por mais de 220 espécies vegetais.

As atrações do parque incluem um obelisco, erguido (1818) para homenagear o imperador austríaco Francisco I pela vitória sobre Napoleão; pavilhão de música; pavilhão Fonte da Saúde; e o Jardim do Governador, com terraços que proporcionam amplas vistas de Brno.

Desde o Parque Denisovy sady há acesso direto aos Jardins dos Capuchinhos, restaurado entre 2017 e 2018. Pertence ao Mosteiro dos Capuchinhos em Brno, datado do século 17, e é um lugar encantador e muito agradável. A restauração trouxe de volta macieiras, nespereiras, vegetais e ervas originalmente plantados para uso na cozinha dos frades.

Serviço

Sobre o Lužánky, o Tyršův Sad e demais parques de Brno

 

 

 

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Um Natal em Praga com mochileiros

Deixamos as nossa mochilas abrigadas, e saímos para descobrir Praga com seus mercados de Natal, sem esperar o que iríamos vivenciar.

Experiencia de viagem
Em Prachatice, ciclismo de luxo até para os acomodados

O Sul da Boêmia é um festival de lagos e regiões úmidas, que avançam por ricas florestas e vilas repletas de encanto. Nestas, as casas ostentam fachadas de autêntico estilo barroco popular. Não obstante suas belezas, esta porção da Tchéquia passa despercebida, por ter como vizinhos dois destinos internacionais dentre os mais famosos do país – as célebres cidades termais de Karlovy Vary e a mágica Český Krumlov. Contudo, o Sul da Boêmia é um dos lugares favoritos dos tchecos, para desfrutar das férias. Então, vamos saber o que eles sabem.

Experiencia de viagem
Lembrei-me de você na república tcheca: os presentes mais originais

Na sua viagem à República Tcheca, você gostaria de comprar uma lembrança típica e muito original? Tome nota de opções que causam admiração, delícias ao paladar e sorrisos de agradecimento no rosto dos presenteados.

Experiencia de viagem