Em Kroměříž, no jardim das delícias da Morávia

Há muitos extraordinários complexos palacianos na República Tcheca. Nové Hrady, na Boêmia; as residências da Família Liechstenstein, ao sul da Morávia; em Valtice e Lednice; e o conjunto que abriga o Castelo de Praga. Dentre eles, se apenas um pudesse ser escolhido, a minha opção seria pelo conjunto palaciano de Kroměříž.

 

Por: Javier Mazorra

Publicado: Novembro 12, 2019

O conjunto palaciano de Kroměříž é um daqueles lugares que deslumbram, mesmo que você nada saiba sobre ele, antes de visitá-lo. Uma vez ali, bastará ir ao mirante superior da colunata que há nos Jardins das Flores, para vislumbrar panoramas que o deixarão de boca aberta. Deve haver poucos lugares na Europa Central tão arrebatadoramente bonitos. Porém, o realmente incrível é descobrir, no decorrer de muitas horas e sempre num crescendo, as várias outras atrações do Palácio de Kroměříž, incomum residência de verão dos arcebispos de Olomouc.

À alguém que queira desfrutar do conjunto no seu todo, com conhecimento, a sugestão é antes visitar Olomouc - antiga capital da Morávia, a 50 km ao norte de Kroměříž. Sem dúvida, Olomouc é uma das cidades que nenhum visitante de Tchéquia deve perder e que, durante séculos, foi uma das grandes referências religiosas no país. Somente assim é possível entender a magnificência e enorme riqueza presentes naquele jardim das delícias em Kroměříž, criado ao longo dos séculos pelos bispos primazes da Morávia.

No entanto, deve ficar claro que Kroměříž não é apenas um complexo palaciano, mas uma cidade de cerca de trinta mil habitantes. Muito antes de chamar a atenção dos bispos de Olomouc, a história de Kroměříž remonta à Alta Idade Média. Até nossos dias,  a cidade conserva importantes testemunhos do seu passado.  Há várias igrejas que valem a visita, como a Catedral de São Mauricio e aquela dedicada a São João Batista. Há remanescentes de interessante bairro judeu, incluídas a antiga prefeitura e farmácia que remonta ao ano de 1675.

Tudo isso faz parte de uma cidade antiga muito bem preservada. Não há dúvida de que é importante reservar um quarto para passar pelo menos uma noite em um de seus hotéis, que têm  personalidade própria. Como o pitoresco Černý Orel, na praça principal, em frente ao palácio, que possui ótimo restaurante e produz cerveja artesanal.

Agora, vamos saborear o prato principal de Kroměříž -  o complexo palaciano, em 1998 declarado Patrimônio Mundial. É formado ao longo de amplo traçado, pelo palácio e os jardins criados para lazer, a um quilômetro de distância do prédio principal.

Nos espaços para lazer, primeiro chama a atenção o jardim barroco, com impressionantes coberturas vegetais, e após, acolhedora rotunda desenhada por Filiberto Lucchese (Suíça, 1606-Áustria, 1666). É necessário pagar taxa para conhecer os interiores, porém, é visita obrigatória.

Na rotunda, você verá um dos raros pêndulos de Foucault ainda em operação, e instigante decoração que reproduz o mundo marinho. As maravilhas não param por aí. Ao explorar o mundo de fantasias, você se verá frente a uma colina, abrigo para coelhos criado entre fontes, lagos e palacetes que parecem saídos de conto de fadas.

Quanto ao palácio, é tão imenso e repleto de tesouros que é necessário ao menos um dia  inteiro para visitá-lo com calma. Em especial, são impressionantes os salões palacianos, que rivalizam com os de qualquer dos grandes palácios reais europeus. Ao vê-los, magníficos, se conclui que não surpreende o fato de Milos Forman ter escolhido esses espaços como pano de fundo para o filme Amadeus. Passos antecedidos e sucedidos por outros diretores de cinema, para filmagens de suas obras.

Contudo, o mais especial e talvez mais importante de Kroměříž sejam as suas coleções, absolutamente únicas. Para começar, possui uma das grandes pinacotecas da República Tcheca. No acervo, a obra mais famosa é "Martírio de Marsias", de Ticiano. Há outras obras-primas, como o retrato do rei Carlos I da Inglaterra e sua esposa Henrietta, por Anton van Dyck; o “Martírio de Santa Catalina”, por Lucas Cranach; e a linda tela que reproduz luta entre camponeses por conta de jogo de cartas, criada por Jan Brueghel (filho do igualmente famoso pintor Pieter Brueghel, o Velho).

Em segundo lugar, entre as extraordinárias belezas guardadas na Pinacoteca de Kroměříž vale destacar a enorme coleção de moedas de ouro e prata, composta por mais de dez mil peças. Para os amantes da música, o destaque é, sem dúvida, poder apreciar partituras originais criadas por Mozart e Beethoven, enquanto ouvem músicas desses magníficos compositores. No Palácio há outra grata surpresa - a adega dos arcebispos, repleta de requintados vinhos.

Em um mapa da República Tcheca que tem Praga como referência, Kroměříž pode parecer distante. Deve ser considerado que, a partir da capital tcheca, Olomouc (cerca de 50 km de Kroměříž) é alcançado por trem confortável, em viagem de duas horas).O esforço não é tão grande, e vale cada minuto da viagem – sobretudo no verão, quando a visita pode coincidir com um dos muitos festivais que acontecem em Kroměříž nessa época.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Os segredos do cristal da Boêmia

Com história que remonta ao século 13 e auge alcançado durante os séculos 17 e 18, o cristal da Boêmia é um dos símbolos de excelência da Europa Central. Em especial na República Tcheca, famosas peças continuam a ser produzidas de forma inovadora.

Experiencia de viagem
Em Praga, luxo e austeridade em duas casas funcionalistas

As vilas Müller e Rothmayer são dois excelentes exemplos da arquitetura funcionalista. Sem dúvida, elas são baseadas em ideias muito diferentes. A primeira, na excelência das matérias primas, sem a preocupação com gastos; e a segunda, na reciclagem e na economia. Ambas são abertas à visitação.

Experiencia de viagem
Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia

Em Olomouc e região, no Cársico da Morávia, sobram originalidades. A começar por cavernas que guardam pinturas rupestres, uma delas, a mais antiga do gênero, em Tchéquia . “Fazenda” de borboletas e presépio mecânico high tech estão na lista de atrações de Olomouc.

Experiencia de viagem