É um vaso? É um bule? Não, é uma caneca de balneário!

Dentre os souvenirs que você pode comprar na República Tcheca, e mais precisamente nas cidades balneárias de Karlovy Vary, Marianske Lazne e Frantiskove Lazne, o mais inusitado é, com certeza, a caneca de balneário.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 10, 2020

Estas canecas são, antes de tudo, um artigo para fim específico. O que explica seu formato incomum: um bojo com uma alça furada, que faz as vezes de canudo. Seu uso também explica o material de que é feita – porcelana. Mas, afinal, como tudo isso se junta?

Bom, em todas cidades balneárias que mencionei (também chamadas de “triângulo dos spas”), há fontes de águas termais. As pessoas com problemas de saúde – digestivos, circulatórios, articulares etc – são recomendadas a beber a águas das fontes. Porém, a água é quente. Às vezes muito quente – tem fonte a 70ºC. Não se deve pegar com a mão, fazendo conchinha, sob pena de somar uma queimadura aos seus problemas de saúde. É aí que entra a canequinha.

Basta colocar a abertura da caneca sob a fonte e pegar a quantidade que quiser. Ainda vai estar quente, mas, se você chupar pela alça furada, a água passa pela porcelana e esfria um pouquinho, o bastante para não queimar sua língua.

Hoje em dia, não só os pacientes usam a canequinha. Turistas que querem dar uma ‘bicada’ nas águas termais também compram, porque, como disse na primeira linha, é um souvenir bacana. É oferecido com várias estampas, desde imagens clássicas da cidade, em bico de pena, até motivos mais modernos, passando pelo infalível turistão (I love Karlovy Vary) ou até mesmo temas infantis – já vi uma com o Bob Esponja...

Enfim, se decidir trazer, peça para embrulharem no plástico bolha. E use para decorar aquela sua prateleira de lembranças de viagem. Ou use para tomar um chá com estilo.

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Néstor Henríquez: tcheco por escolha

Há duas décadas, uma bolsa para terminar seus estudos em Ciências Políticas levou Nestor desde a Colômbia, seu país de origem, à República Tcheca, que o cativou e mudou a sua vida e os seus planos. Hoje, ele é guia turístico em Praga, e adotou a cidadania tcheca. Aqui, Nestor nos conta sobre os lugares que devem ser visitados na cidade favorita dele.

Experiencia de viagem
Suíça da Boêmia, a maravilha natural

A pouco mais de uma hora a noroeste de Praga há um território natural que oferece tudo o que é necessário para ser feliz desfrutando do meio ambiente. É a Suíça da Boêmia, com paisagens que estão entre as mais atrativas da Europa.

Aventura Aventura Experiencia de viagem Natureza
Litomyšl: a Boêmia mais boêmia

Toda uma atitude perante a vida: o clima despreocupado e a paixão pela arte distinguem esta cidade boêmia, em todos os sentidos da palavra.

Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes