Do bistrô à cerveja, passando pela alta gastronomia tcheca

Livre de complexos e fiel aos seus sabores tradicionais e produtos locais, a República Tcheca soube dar forma a ampla  oferta gastronômica na qual coexistem cervejarias, bistrôs, bares de vinho e restaurantes de alta cozinha, abrindo leque de possibilidades para desfrutar da mesa em qualquer parte do país.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Julho 05, 2021

Desde filé-mignon aos petiscos acompanhados por boa cerveja (pivo, em tcheco) pilsner à cozinha com estrela Michelin, atenta às raízes e à tradição sem descuidar da alta gastronomia. A República Tcheca mostra que inovação e tradição podem ser saboreadas ao mesmo tempo e ensina ao viajante que gastronomicamente ele tem muito a provar.

Mesas com estrela: Field e La Degustation

Praga atua como um ímã turístico e porta de entrada para muitos viajantes, por isso não é surpreendente que as únicas duas estrelas Michelin do país estejam na capital. No entanto, os estilos dos restaurantes Field e La Degustation são mais diferentes do que se poderia esperar conforme a classificação deles pelo guia francês.

La Degustation: classicismo centro-europeu

Oldřich Sahajdák está por trás dos fogões do restaurante La Degustation, que é emblema de Praga (a estrela Michelin mais antiga da cidade), onde os sabores tchecos estão ligados a uma base culinária francesa muito clara, que se evidencia tanto no nome quanto nos interiores. Isso não impede a presença de produtos tchecos na base das composições, perfeita para dar sabor à caça, aos pescados fluviais e aos cogumelos que o chef costuma trabalhar - para tal, utiliza produtos frescos originados em compras diárias.

Field: surfando nova onda

Espaços abertos, muita luz e ambientação mais natural, aproximada dos conceitos nórdicos é o cartão de apresentação do Fields, que na cozinha leva o selo de Radek Kašpárek, formado em gastronomia clássica. No entanto, o chef purificou bases, molhos e elaborações e criou cozinha mais despojada, a partir de produtos que combinam frescor e ingredientes tchecos. Ele ainda se aventura em combinação não alcoólica de fermentados e sucos, o que mostra que o contemporâneo tem sotaque tcheco.

Mil anos de história escrita em cerveja

Desde a cervejaria do Convento Strahov, criada há quase um milênio, à 'jovem' U Fleků - com ‘apenas’ 500 anos – e ao contemporâneo Pivovarský dům. O cenário praguense em torno de suas cervejarias tem algo para todos os gostos, tornando-as lugares ideais para degustar,  comer ou simplesmente tomar uma cerveja a qualquer hora do dia. Um prazer que se desfruta ainda mais com a chegada do bom tempo, quando terraços e jardins da cerveja são abertos ao público. Em seu percurso, dê destaque a dois lugares imperdíveis – Letná, com vistas impressionantes sobre a capital; e Kasárna, espaço multifuncional ao ar livre aonde acontecem concertos, exposições e peças teatrais. Está localizado em Karlín, o bairro mais trendy de Praga.

O caminho para a informalidade non-stop

Praga vibra e locais jovens, carregados de vitalidade, multiplicam pela cidade. É o caso do Proti proudu, um bistrô-cafetaria contemporâneo aonde sanduíches, sopas, pastelaria caseira e cafés especiais andam de mãos dadas desde a primeira hora da manhã. Parada obrigatória no bairro Karlín, um dos mais movimentados e vibrantes da cidade, aonde atividades industrializadas e lojinhas de

Kohout NA VÍNĚ: da videira à mesa em Brno

Sentir o pulso do vinho tcheco é fácil se você se deixar conquistar por mesas como as do Kohout NA VÍNĚ, charmoso e moderno restaurante aonde a alta gastronomia, sempre atenta aos pratos sazonais, está ligada aos vinhos da Morávia. A carta de vinhos tchecos impressiona, com mais de 80 referências entre os brancos, tintos e espumantes, que guiarão o paladar dos mais exigentes gourmands. Alma de vinoteca e vocação de alta gastronomia, para mostrar que, além da cerveja, há muita vida.

'Entrada' triunfal em Olomouc

Saímos do circuito das grandes capitais para descobrir o que prepara o chefe Přemek Forejt no restaurante Entrée, jovem local no centro de Olomouc, com base em produtos locais. A depender da época, ele abre espaço para cogumelos, peixes de rio – como o esturjão -, carne de caça e, claro, o famoso queijo de Olomouc. Exemplo da nova onda da cozinha tcheca, onde o pulso dos jovens chefs lidera e o vinho tem grande importância.

Bem-vindos a Pilsen, o epicentro cervejeiro da República Tcheca

As torneiras de cerveja dão início à agitação em Pilsen, aonde praticamente em cada esquina da cidade você encontrará uma cervejaria e se sentirá em casa. Jarras, longas mesas de madeira e cardápios com aquele espírito hospitaleiro e tcheco saúdam o viajante. Cervejarias como Na Parkánu, Tank Bar e Na Spilce tentam os sedentos e famintos com cervejas, hambúrgueres, goulash, salsichas, petiscos e pratos locais.

Continue lendo sobre gastronomia e guloseimas tchecas

Sopas, as delícias tchecas para o inverno

Gulodices tchecas

Oplatky, as bolachas de Karlovy Vary ou seriam biscoitos

Canais relacionados

Sabores Sabores
Comer como os Tchecos: Os pratos que você deve experimentar

O knedlík e o omáčka são pratos tchecos básicos, no caso de, na hora das refeições, você querer aplicar o conceito ‘onde quer que vá, faça o que vê’. Também, recomendamos iguarias que não fazem parte das refeições cotidianas, mas são imperdíveis para saborear durante a sua visita à República Tcheca.

Sabores
Comer como tcheco: as bebidas que melhor acompanham cada prato

Se você pretende seguir os costumes tchecos, não poderá pular o capítulo das bebidas alcoólicas, porque "onde quer que vá, beba o que vê".

Sabores
Cinco passeios para fazer com as crianças em Praga

Inúmeras atrações para crianças são oferecidas na República Tcheca, em especial na capital Praga. A seguir, oferecemos pequena mas muito apreciada seleção de atrações da cidade.

Café literário Experiencia de viagem Sabores Sabores