Do bistrô à cerveja, passando pela alta gastronomia tcheca

Livre de complexos e fiel aos seus sabores tradicionais e produtos locais, a República Tcheca soube dar forma a ampla  oferta gastronômica na qual coexistem cervejarias, bistrôs, bares de vinho e restaurantes de alta cozinha, abrindo leque de possibilidades para desfrutar da mesa em qualquer parte do país.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Julho 05, 2021

Desde filé-mignon aos petiscos acompanhados por boa cerveja (pivo, em tcheco) pilsner à cozinha com estrela Michelin, atenta às raízes e à tradição sem descuidar da alta gastronomia. A República Tcheca mostra que inovação e tradição podem ser saboreadas ao mesmo tempo e ensina ao viajante que gastronomicamente ele tem muito a provar.

Mesas com estrela: Field e La Degustation

Praga atua como um ímã turístico e porta de entrada para muitos viajantes, por isso não é surpreendente que as únicas duas estrelas Michelin do país estejam na capital. No entanto, os estilos dos restaurantes Field e La Degustation são mais diferentes do que se poderia esperar conforme a classificação deles pelo guia francês.

La Degustation: classicismo centro-europeu

Oldřich Sahajdák está por trás dos fogões do restaurante La Degustation, que é emblema de Praga (a estrela Michelin mais antiga da cidade), onde os sabores tchecos estão ligados a uma base culinária francesa muito clara, que se evidencia tanto no nome quanto nos interiores. Isso não impede a presença de produtos tchecos na base das composições, perfeita para dar sabor à caça, aos pescados fluviais e aos cogumelos que o chef costuma trabalhar - para tal, utiliza produtos frescos originados em compras diárias.

Field: surfando nova onda

Espaços abertos, muita luz e ambientação mais natural, aproximada dos conceitos nórdicos é o cartão de apresentação do Fields, que na cozinha leva o selo de Radek Kašpárek, formado em gastronomia clássica. No entanto, o chef purificou bases, molhos e elaborações e criou cozinha mais despojada, a partir de produtos que combinam frescor e ingredientes tchecos. Ele ainda se aventura em combinação não alcoólica de fermentados e sucos, o que mostra que o contemporâneo tem sotaque tcheco.

Mil anos de história escrita em cerveja

Desde a cervejaria do Convento Strahov, criada há quase um milênio, à 'jovem' U Fleků - com ‘apenas’ 500 anos – e ao contemporâneo Pivovarský dům. O cenário praguense em torno de suas cervejarias tem algo para todos os gostos, tornando-as lugares ideais para degustar,  comer ou simplesmente tomar uma cerveja a qualquer hora do dia. Um prazer que se desfruta ainda mais com a chegada do bom tempo, quando terraços e jardins da cerveja são abertos ao público. Em seu percurso, dê destaque a dois lugares imperdíveis – Letná, com vistas impressionantes sobre a capital; e Kasárna, espaço multifuncional ao ar livre aonde acontecem concertos, exposições e peças teatrais. Está localizado em Karlín, o bairro mais trendy de Praga.

O caminho para a informalidade non-stop

Praga vibra e locais jovens, carregados de vitalidade, multiplicam pela cidade. É o caso do Proti proudu, um bistrô-cafetaria contemporâneo aonde sanduíches, sopas, pastelaria caseira e cafés especiais andam de mãos dadas desde a primeira hora da manhã. Parada obrigatória no bairro Karlín, um dos mais movimentados e vibrantes da cidade, aonde atividades industrializadas e lojinhas de

Kohout NA VÍNĚ: da videira à mesa em Brno

Sentir o pulso do vinho tcheco é fácil se você se deixar conquistar por mesas como as do Kohout NA VÍNĚ, charmoso e moderno restaurante aonde a alta gastronomia, sempre atenta aos pratos sazonais, está ligada aos vinhos da Morávia. A carta de vinhos tchecos impressiona, com mais de 80 referências entre os brancos, tintos e espumantes, que guiarão o paladar dos mais exigentes gourmands. Alma de vinoteca e vocação de alta gastronomia, para mostrar que, além da cerveja, há muita vida.

'Entrada' triunfal em Olomouc

Saímos do circuito das grandes capitais para descobrir o que prepara o chefe Přemek Forejt no restaurante Entrée, jovem local no centro de Olomouc, com base em produtos locais. A depender da época, ele abre espaço para cogumelos, peixes de rio – como o esturjão -, carne de caça e, claro, o famoso queijo de Olomouc. Exemplo da nova onda da cozinha tcheca, onde o pulso dos jovens chefs lidera e o vinho tem grande importância.

Bem-vindos a Pilsen, o epicentro cervejeiro da República Tcheca

As torneiras de cerveja dão início à agitação em Pilsen, aonde praticamente em cada esquina da cidade você encontrará uma cervejaria e se sentirá em casa. Jarras, longas mesas de madeira e cardápios com aquele espírito hospitaleiro e tcheco saúdam o viajante. Cervejarias como Na Parkánu, Tank Bar e Na Spilce tentam os sedentos e famintos com cervejas, hambúrgueres, goulash, salsichas, petiscos e pratos locais.

Continue lendo sobre gastronomia e guloseimas tchecas

Sopas, as delícias tchecas para o inverno

Gulodices tchecas

Oplatky, as bolachas de Karlovy Vary ou seriam biscoitos

Canais relacionados

Sabores Sabores
História de duas bebidas com a mesma linguagem

Entre jarras e taças se avista o personagem tcheco, fazendo cena a cada brinde entre cervejas e vinhos. Dissemos vinho? Sim, e o fato é que a República Tcheca, além de paraíso para os cervejeiros, é país a ser descoberto quando o assunto é vinho.

Experiencia de viagem Sabores
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Museu Slivovice em praga: um licor com 400 anos de tradição

As famosas aguardentes de frutas Slivovice apresentam sua longa história em um divertido museu localizado muito perto do Castelo de Praga. Lá você pode aprender sobre os segredos da produção de bebidas, se divertir e saborear as especialidades da destilaria fundada por Rudolf Jelínek.

Cultura Sabores
Pacotes