Dlouhé stráně, uma das Sete Maravilhas da República Tcheca

Para aqueles que apreciam vivenciar experiências singulares durante as suas viagens, ótima opção é a visita à Usina Dlouhé stráně, que figura na lista das Sete Maravilhas da República Tcheca. Lá você verá a maior turbina reversível da Europa e, nos arredores, motivos mais do que atraentes para estender a visita.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Dezembro 28, 2021

Ao visitar Dlouhé stráně você conhecerá a maior usina hidrelétrica da República Tcheca e terceira maior hidrelétrica de armazenamento reversível em todo o mundo. Ainda em 2005, por voto popular, essa usina foi declarada uma das Sete Maravilhas da República Tcheca (segundo lugar, atrás da Ponte de Carlos, em Praga). A usina é localizada dentro dos limites da vilazinha de Loučná nad Desnou (tem cerca de 1,6 mil habitantes), região de Olomouc (280 km de Praga), distrito de Šumperk, na Morávia.

A maioria dos edifícios do complexo da Usina Dlouhé stráně está no subsolo, enquanto aqueles que estão na superfície foram construídos de forma a integrar na natureza circundante e formar um todo harmonioso. Durante o passeio, você visitará as operações tecnológicas que funcionam nos grandes espaços subterrâneos, o reservatório inferior e o reservatório superior.

A série de ‘maravilhas da Maravilha’ que você vai conhecer em Dlouhé stráně inclui a conformação das longas encostas da usina, considerada joia técnica. O complexo ocupa lugar no coração da Serra de Jeseník (Pohoří Jeseník), que faz parte das Montanhas Hrubý Jeseníka. Nessas montanhas há inúmeras opções para programas com diferentes apelos e acomodações cercadas de rico ambiente natural – soma que faz delas badalado destino, no inverno como nas demais estações do ano.

Lago no topo da montanha

O complexo da Usina Dlouhé stráně foi construído nos anos 1978-1996. Ao visitá-lo, você conhecerá o reservatório inferior (com área de 16 ha) e o superior - lago artificial no topo da Serra de Jeseník, a 1350 metros acima do nível do mar. Você poderá visitar Dlouhé stráně em qualquer época do ano, inclusive aos finais de semana e feriados, mediante agendamento prévio (informação ao final).

Contudo, durante os meses de inverno não é possível visitar o reservatório no lago superior, por conta do acúmulo de neve na montanha. Nos demais períodos do ano, o lago superior é acessível através do teleférico do Complexo Kouty, formidável centro de esportes e entretenimento de montanha que bem pode fazer parte do seu programa da visita a Dlouhé stráně.

Diversão no entorno

O Complexo Kouty tem vida própria, com programação de concertos, dos clássicos aos pops, e extenso calendário anual de eventos esportivos e culturais. Todos os eventos acontecem na Praça Koutecké, de onde partem excursões para a floresta de igual nome. Há opções para caminhadas, mountain bike, ski cross e ampla oferta gastronômica, para diferentes gostos e bolsos, assim como é válido para os tipos de acomodações.

Como parte da excursão é oferecido passeio pelo Centro de Informações Dlouhé Strání, aonde é exibido filme sobre reservatório de água; maquete com seção transversal de usina subterrânea; e oferecidas informações (tcheco e inglês) sobre a natureza circundante e suas atrações. No endereço virtual do Centro de Informações você encontrará detalhamento sobre a excursão à Usina Dlouhé stráně.

 

Leia mais sobre Tchéquia

Inacreditável Vysočina, as Terras Altas Tchecas com mais de mil vilas deliciosamente turísticas

Viajando em cenários de cinema

Hradec Králové, a impressionante cidade real na Boêmia do Leste

 

 

Canais relacionados

Aventura
PlanTchequia: o canal de podcasts da República Tcheca

A República Tcheca lança PlanTchequia, seu canal de podcasts para trazer informações, dicas e sugestões das melhores atrações do país. Faça Seu Plano e Papo Tcheco já têm episódios disponíveis nas principais plataformas de áudio, e também no YouTube.

Aventura Experiencia de viagem Itinerários Sonhe
Guia básico - o que ver em Olomouc

O inegável encanto barroco da cidade de Olomouc é retratado por dez lugares que, por certo, você deve visitar.

Aventura Castelos e Palácios Cultura Itinerários
Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca

Além da bela vegetação, cascatas, desfiladeiros, ricas flora e fauna, e recantos para repouso, os parques da República Tcheca têm castelos, rochas que formam monumentos naturais e mirantes que descortinam inusitadas e inesquecíveis paisagens.

Aventura Experiencia de viagem