Como visitar o maior tesouro tcheco, perdido por 40 anos

Na pequena cidade medieval de Bečov nad Teplou, região de Karlovy Vary, na República Tcheca, mora um tesouro de valor incalculável, reencontrado graças a mirabolantes pesquisas por terras tchecas. Perdido por 40 anos, o tesouro foi encontrado enterrado no subsolo do castelo medieval de Bečov.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 05, 2025

Castelo medieval de Bečov, onde está o museu com o relicário. Foto: Andrea Miramontes @ladobviagem

Trata-se do Relicário de São Mauro, uma peça do século 13 esculpida a mão em ouro, prata, cobre, cravejada de pedras preciosas. Foi usada como túmulo para os santos São Mauro, São Timoteo e São João Batista.

No museu, dentro do castelo, não é permitido fotografar a peça original. Ou seja, tem que visitar pessoalmente para conhecer.

Fiz uma imagem do vídeo de apresentação, para passar aqui uma ideia dos inúmeros detalhes e da beleza, enterrada por 40 anos.

Você pode assistir ao vídeo completo neste post.

Relicário em ouro, cravejado de pedras preciosas. Imagem colhida por Andrea Miramontes no vídeo de apresentação (não é permitido fotografar a peça original).

Como uma peça tão valiosa se perdeu?

Quando a segunda guerra mundial terminou, em 1945, para  que o tesouro não fosse levado do país, ele foi enterrado na cidade de Bečov e, depois, deu-se por perdido.

Em 1984, um estrangeiro que se dizia dos Estados Unidos, Danny Douglas, sabia onde o relicário estava escondido. Ele ofereceu ao governo tcheco 250 mil dólares pelo relicário.

Porém, o negociante não revelou o que era a peça, seu valor histórico e real, tampouco onde estava escondida. Só disse que queria retirar uma peça do país e ofereceu dinheiro.

O governo chegou a negociar, sem saber exatamente o que era. Mas a polícia tcheca desconfiou  e também iniciou as buscas.

Foi uma investigação do zero, às cegas, sem saber exatamente pelo que procuravam, tampouco onde o tesouro estaria escondido. Eles teriam que vasculhar o solo de um país inteiro.

Como conseguiram? Interrogando o gringo. Apesar de não revelar exatamente de qual objeto se tratava, nem onde estava, Danny Douglas acabou por revelar pistas valiosas.

Em 1985, quando a República Tcheca ainda era Tchecoslováquia, o tesouro finalmente foi encontrado, enterrado em Bečov nad Teplou.

Castelo medieval de Bečov, onde está o museu com o relicário. Foto: Andrea Miramontes @ladobviagem

Canais relacionados

05 Historia y Patrimonio
As cinco principais atrações da República Tcheca

Quando alguém diz que vai viajar à República Tcheca, é normal escutar a pergunta: “Mas, o que você vai fazer lá?”.  Para responder definitivamente a essa pergunta, aqui vão as cinco principais atrações do país, em abrangência que inicia pela Natureza e inclui o patrimônio líquido - a cerveja. 

05 Historia y Patrimonio
Na região de Pilsen, Bor é sede de um dos mais icônicos castelos da República Tcheca

A região é Pilsen, o distrito é Tachov e a vila é Bor U Tachova, onde está preservado valioso complexo histórico que constitui importante documento sobre o desenvolvimento dos castelos na Boêmia. O belo parque ao redor do castelo vai além de oferecer lazer contemplativo.

05 Historia y Patrimonio
Cidades tchecas aonde as moldavitas moram há mais de 14 milhões de anos

Nem ET, nem cristal, nem pedra. A moldavita é... moldavita, viajante sideral que veio a bordo de um meteorito para ‘fixar residência’ em estreita faixa que fica entre as cidades de České Budějovice, Český Krumlov e Třeboň. Nessa faixa estão 99% das moldavitas de todo o planeta, trazidas do espaço sideral por meteorito.

05 Historia y Patrimonio
Pacotes