Como visitar o maior tesouro tcheco, perdido por 40 anos

Na pequena cidade medieval de Bečov nad Teplou, região de Karlovy Vary, na República Tcheca, mora um tesouro de valor incalculável, reencontrado graças a mirabolantes pesquisas por terras tchecas. Perdido por 40 anos, o tesouro foi encontrado enterrado no subsolo do castelo medieval de Bečov.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 05, 2025

Castelo medieval de Bečov, onde está o museu com o relicário. Foto: Andrea Miramontes @ladobviagem

Trata-se do Relicário de São Mauro, uma peça do século 13 esculpida a mão em ouro, prata, cobre, cravejada de pedras preciosas. Foi usada como túmulo para os santos São Mauro, São Timoteo e São João Batista.

No museu, dentro do castelo, não é permitido fotografar a peça original. Ou seja, tem que visitar pessoalmente para conhecer.

Fiz uma imagem do vídeo de apresentação, para passar aqui uma ideia dos inúmeros detalhes e da beleza, enterrada por 40 anos.

Você pode assistir ao vídeo completo neste post.

Relicário em ouro, cravejado de pedras preciosas. Imagem colhida por Andrea Miramontes no vídeo de apresentação (não é permitido fotografar a peça original).

Como uma peça tão valiosa se perdeu?

Quando a segunda guerra mundial terminou, em 1945, para  que o tesouro não fosse levado do país, ele foi enterrado na cidade de Bečov e, depois, deu-se por perdido.

Em 1984, um estrangeiro que se dizia dos Estados Unidos, Danny Douglas, sabia onde o relicário estava escondido. Ele ofereceu ao governo tcheco 250 mil dólares pelo relicário.

Porém, o negociante não revelou o que era a peça, seu valor histórico e real, tampouco onde estava escondida. Só disse que queria retirar uma peça do país e ofereceu dinheiro.

O governo chegou a negociar, sem saber exatamente o que era. Mas a polícia tcheca desconfiou  e também iniciou as buscas.

Foi uma investigação do zero, às cegas, sem saber exatamente pelo que procuravam, tampouco onde o tesouro estaria escondido. Eles teriam que vasculhar o solo de um país inteiro.

Como conseguiram? Interrogando o gringo. Apesar de não revelar exatamente de qual objeto se tratava, nem onde estava, Danny Douglas acabou por revelar pistas valiosas.

Em 1985, quando a República Tcheca ainda era Tchecoslováquia, o tesouro finalmente foi encontrado, enterrado em Bečov nad Teplou.

Castelo medieval de Bečov, onde está o museu com o relicário. Foto: Andrea Miramontes @ladobviagem

Canais relacionados

05 Historia y Patrimonio
Encantos do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental, Patrimônio Mundial

Karlovy Vary, Mariánské Lázně, Františkovy Lázně, cidades do Triângulo Termal Patrimônio da Humanidade pela Unesco, têm encantos que, somados, fazem da República Tcheca país surpreendente e único. As três cidades compreendem espaços singulares, repletos de atrações e com Natureza única.

05 Historia y Patrimonio
Terezín, não esquecer para não Repetir

Terezín, que fica a menos de uma hora ao norte de Praga, é o único campo de concentração da era nazista no território tcheco. É importante conhecer as partes mais truculentas da história para evitar a recorrência, pois esquecer poderia ser um grande erro. Ao visitá-lo, nos surpreende alguns aspectos da fortaleza, assim como da população que lá esteve reclusa.

05 Historia y Patrimonio
Medieval com traços modernos, Holašovice é uma das mais atraentes vilas da República Tcheca

Traçado medieval preservado e restauração das habitações ao estilo barroco camponês conferiram à Holašovice a inclusão na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade. Essa histórica vila tcheca é exemplo vivo de urbanismo de aldeia durante o auge da colonização medieval na República Tcheca.

05 Historia y Patrimonio
Pacotes