Como descobrir Brno através de 10 emblemáticos cafés

A capital da Morávia pode ser descoberta através das suas melhores cervejarias, museus curiosos ou seguindo a trilha de sua arquitetura funcionalista.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Março 23, 2020

Mas, talvez a maneira mais agradável seja através de alguns de seus cafés mais emblemáticos, ou Kavárna, que, a propósito, podem ser ótimos bares de coquetéis.

  • Air Cafe - nos arredores da Praça do Mercado de Vegetais (Zelnyý trh) há vários cafés bem recomendados, como o Momenta ou o Cafe Cosmopolis, mas meu favorito está escondido dentro do Palácio de Dietrichstein, que também abriga o Museu da Morávia. Abre das 10 da manhã às 23 ou 24 horas(a depender da clientela), e seu café é tão bom quanto qualquer de seus coquetéis ou sanduíches. Sua seleção de marcas de rum é impressionante. O ambiente e o serviço são imbatíveis. Uma joia!

  • Kavárna Trojka - outro dos segredos mais bem guardados de Brno está entre a rua Dominicana (Dominikánská) e a pitoresca Starobrěnská, dentro do palácio renascentista de Kunštát, agora convertido em uma das duas sedes da Casa das Artes (Dum umění), aonde estão expostos os trabalhos mais radicais e de vanguarda. Sem dúvida, o ambiente do café é um dentre os mais divertidos, originais e festivos da cidade.

  • Kavárna Švanda - dentre todas as galerias comerciais construídas em Brno no período entre guerras, aquela do Palácio Alfa, sem dúvida, é a mais espetacular e carismática. O café foi criado no  design original de Bohuslav Fuchs, e continua em funcionamento. É um dos mais populares pontos de encontro no centro de Brno, em especial, de artistas e intelectuais.

  • Café Podnebi - se eu fosse solicitada a recomendar um único café em Brno, possivelmente seria o Podnebi. Ele está escondido em encantador jardim ao sopé de Špilberk, a colina que abriga a impressionante fortaleza que é sede do Museu da Cidade de Brno. No verão, o terraço do café é absolutamente delicioso e no inverno, o espaço interior não poderia ser mais acolhedor. Abre diariamente, das 08 horas (aos sábados, 09 horas) às 24 horas.

  • Café Teevee – é difícil escolher um café ou bar favorito no entorno de Jakubské nám – possivelmente, a área com mais vida noturna em Brno. Talvez, um dos cafés mais originais seja o Teevee, em estilo quase minimalista, um pouco afastado do epicentro da movimentação. Ali há excelente variedade de cafés de linhagem, e boa seleção de bebidas alcoólicas. Durante o fim de semana, é melhor reservar.

  • Café Mendel – após visitar o interessante museu dedicado ao pai da teoria genética – o frei agostiniano Johann Gregor Mendel, e explorar o curioso bairro que o rodeia, nada melhor do que desfrutar do café que há ali. O agradável lugar é instalado no interior do  pátio de antigo monastério que abriga o Mendelianum.

  • Caffé Trieste – até há alguns anos raramente visitados por turistas, o Bairro Cigano e a Rua Bratislava vêm despontando como área alternativa. O bairro é procurado por estrangeiros que buscam acomodações a preços atrativos. É perto do centro, e começa a receber bares e cafés como o Trieste, com ar italiano e serviço sustentado por alta tecnologia. Perfeito para uma pausa,  depois de visitar o muito interessante Museu da Cultura Romani
Ostrava das lendas e da tecnologia

Lendário ‘castelo mal-assombrado’ e seu museu de bruxas, lazer sazonal para todas as Estações do ano, inúmeros festivais, torneios internacionais, a criação da primeira scooter do mundo impressa em 3D. Bem-vindo a Ostrava, a cidade tcheca que é estudantil, tecnológica e turística. Tudo ao mesmo tempo.

Experiencia de viagem
Praga, com nome e sobrenome

Ao planejar viagem a Praga, você tem certeza que encontrará muitas das esquinas percorridas por Franz Kafka. No entanto, ao caminhar por suas ruas, com o encantamento à flor da pele, você verá que esse não é o único nome próprio recorrente que o surpreenderá na bela capital da República Tcheca.

Experiencia de viagem Café literário
Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.

Experiencia de viagem