Cinco souvenirs típicos da República Tcheca
Brasileiros não conseguem viajar sem fazer umas comprinhas... Mas o que trazer da República Tcheca que represente (de verdade) o país? Veja aqui cinco sugestões 100% tchecas, e outras que é melhor evitar...
Por: Luiz Fernando Destro
Publicado: Março 14, 2022
A República Tcheca tem imãs de geladeira. Tem chaveirinhos. Tem as famosas camisetas. Tudo isso você pode comprar em inúmeras lojas por todo o país. Mas se você quer algo realmente tcheco, aqui estão cinco souvenirs que serão um verdadeiro pedaço do país na sua mala.
Cristais para todos os gostos (e bolsos)
O termo ‘cristal da Boêmia’ designa um produto de alta qualidade. Pois a Boêmia é uma região da República Tcheca, e por isso você encontrará cristais finíssimos em todo o país. Desde pequenas tacinhas (fáceis de levar na mala) até candelabros completos (que despacham para seu endereço), passando por vasos e outros objetos decorativos. Procure pela Moser se você quer a marca que as casas reais encomendam.
Marionetes e artesanato em madeira
A cultura das marionetes é uma das coisas que chama a atenção nas lojas de souvenirs. Personagens como bruxas e princesas, ogros e cavaleiros desfilam nas vitrines. Importante: são sempre feitas artesanalmente, em madeira. O artesanato em madeira também aparece em brinquedos educativos e até mesmo em tabuleiros de xadrez.
Minerais únicos
Existem duas pedras que são tipicamente tchecas. Uma é a granada tcheca, uma pedra de cor vermelho escura, com tons amarronzados. A outra é a moldavita, um mineral esverdeado que chegou ao país através do impacto de um meteoro há milhões de anos. Ambas são usadas na confecção de joias como anéis, brincos e colares. Um presente especial para alguém especial...
Lembranças etílicas
Se você é do tipo que gosta de levar uma bebida típica do país, temos mais de uma recomendação. A Becherovka é o licor de ervas cuja garrafa verde é praticamente sinônimo de República Tcheca. Para algo mais forte, a Slivovice é uma aguardente feita de frutas como ameixas ou peras. E, claro, há a típica cerveja tcheca, um verdadeiro patrimônio líquido do país que definitivamente vale a pena levar para casa.
Beleza que se põe na mesa (e na mala)
A indústria da beleza também oferece opções de souvenir 100% tchecos. A famosa marca Dermacol é um hit, com suas bases de alta cobertura. Mas também a marca Manufaktura oferece diversos tipos de cosméticos feitos com produtos naturais locais – entre eles a... cerveja!
Olho nas armadilhas
Uma loja é uma loja, e ela vai vender aquilo que os fregueses compram. Por isso, há entre tantas ofertas algumas que não tem nada a ver com a Tchéquia – antes o contrário. É o caso das famosas mamuskas, aquele conjunto de bonequinhos de vários tamanhos que vão dentro um do outro. Podem ter decoração tradicional ou – para quem gosta – jogadores do seu time de futebol preferido. Porém, as mamuskas são parte da cultura russa, e não tem nenhuma relação com os tchecos. Assim como não tem o chapéu de pelo branco, típico dos cossacos (que são russos). Comprar um desses e sair pelas ruas de Praga e como comprar uma camisa da seleção argentina e começar a desfilar em Copacabana. Não é proibido, mas você vai receber alguns olhares atravessados.