Cinco souvenirs típicos da República Tcheca

Brasileiros não conseguem viajar sem fazer umas comprinhas... Mas o que trazer da República Tcheca que represente (de verdade) o país? Veja aqui cinco sugestões 100% tchecas, e outras que é melhor evitar...

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 14, 2022

A República Tcheca tem imãs de geladeira. Tem chaveirinhos. Tem as famosas camisetas.  Tudo isso você pode comprar em inúmeras lojas por todo o país. Mas se você quer algo realmente tcheco, aqui estão cinco souvenirs que serão um verdadeiro pedaço do país na sua mala.

Cristais para todos os gostos (e bolsos)

O termo ‘cristal da Boêmia’ designa um produto de alta qualidade. Pois a Boêmia é uma região da República Tcheca, e por isso você encontrará cristais finíssimos em todo o país. Desde pequenas tacinhas (fáceis de levar na mala) até candelabros completos (que despacham para seu endereço), passando por vasos e outros objetos decorativos. Procure pela Moser se você quer a marca que as casas reais encomendam.

Marionetes e artesanato em madeira

A cultura das marionetes é uma das coisas que chama a atenção nas lojas de souvenirs. Personagens como bruxas e princesas, ogros e cavaleiros desfilam nas vitrines. Importante: são sempre feitas artesanalmente, em madeira. O artesanato em madeira também aparece em brinquedos educativos e até mesmo em tabuleiros de xadrez.

Minerais únicos

Existem duas pedras que são tipicamente tchecas. Uma é a granada tcheca, uma pedra de cor vermelho escura, com tons amarronzados. A outra é a moldavita, um mineral esverdeado que chegou ao país através do impacto de um meteoro há milhões de anos. Ambas são usadas na confecção de joias como anéis, brincos e colares. Um presente especial para alguém especial...

Lembranças etílicas

Se você é do tipo que gosta de levar uma bebida típica do país, temos mais de uma recomendação. A Becherovka é o licor de ervas cuja garrafa verde é praticamente sinônimo de República Tcheca. Para algo mais forte, a Slivovice é uma aguardente feita de frutas como ameixas ou peras. E, claro, há a típica cerveja tcheca, um verdadeiro patrimônio líquido do país que definitivamente vale a pena levar para casa.

Beleza que se põe na mesa (e na mala)

A indústria da beleza também oferece opções de souvenir 100% tchecos. A famosa marca Dermacol é um hit, com suas bases de alta cobertura. Mas também a marca Manufaktura oferece diversos tipos de cosméticos feitos com produtos naturais locais – entre eles a... cerveja!

Olho nas armadilhas

Uma loja é uma loja, e ela vai vender aquilo que os fregueses compram. Por isso, há entre tantas ofertas algumas que não tem nada a ver com a Tchéquia – antes o contrário. É o caso das famosas mamuskas, aquele conjunto de bonequinhos de vários tamanhos que vão dentro um do outro. Podem ter decoração tradicional ou – para quem gosta – jogadores do seu time de futebol preferido. Porém, as mamuskas são parte da cultura russa, e não tem nenhuma relação com os tchecos. Assim como não tem o chapéu de pelo branco, típico dos cossacos (que são russos). Comprar um desses e sair pelas ruas de Praga e como comprar uma camisa da seleção argentina e começar a desfilar em Copacabana. Não é proibido, mas você vai receber alguns olhares atravessados.

Relax Tcheco: xô, estresse

A tensão e o nervosismo que atentam contra a boa saúde e a felicidade têm seus dias contados quando você decide presentear-se com uma relaxante Viagem à Tchéquia, onde os spas têm longa tradição e têm seduzido a elite europeia desde tempos remotos. Planeje suas férias dignas de um rei.

Bem estar Dica de local
Cinco souvenirs típicos da República Tcheca

Brasileiros não conseguem viajar sem fazer umas comprinhas... Mas o que trazer da República Tcheca que represente (de verdade) o país? Veja aqui cinco sugestões 100% tchecas, e outras que é melhor evitar...

Bem estar Experiencia de viagem
Quinze sugestões para celebrar o 30º aniversário de Praga, Český Krumlov e Telč na Lista da Unesco

Praga, Český Krumlov e Telč foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO há 30 anos e isso merece grande celebração. Para celebrar devidamente, selecionamos quinze  sugestões que farão da sua estadia na República Tcheca uma experiência inesquecível.

Arquitetura Aventura Bem estar Castelos e Palácios Cultura Itinerários Natureza Patrimônios
Pacotes