Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 21, 2019

1. Primeiro, o primeiro

Você está certo se tem a cerveja como primeira lembrança, quando ouve a palavra Pilsen. A cidade tem ampla oferta para os amantes desta espumante bebida. Além de conhecer a famosa cervejaria durante visita guiada, você poderá aprender com a história de Pilsen ao percorrer a cidade, e a da cerveja, em seu interessante museu. E, obviamente, provar tudo o que desejar nas cervejarias – das mais antigas às mais contemporâneas.

2. O clássico: rota pelo centro histórico

A Catedral de São Bartolomeu, com sua altíssima torre, é boa referência para começar o passeio a pé pelos marcos históricos da   cidade, os jardins circundantes (onde antes se levantavam as  muralhas), e a arquitetura fantástica, incluídas as famosas Grande e Antiga Sinagogas de Pilsen.

3. Pilsen alternativa: rota da cultura e a criatividade

Embora o nome da cidade seja associado à cerveja e à atividade industrial, Pilsen tem uma vida cultural agitada. Você terá por opções sete museus, mais de dez galerias e vários teatros com propostas para todos os gostos. Aproveite para conhecer o instigante DEPO2015. Trata-se de espaço chamado zona criativa, pilar de sustentação do Projeto Pilsen - Capital Europeia da Cultura, conforme a cidade foi escolhida pela União Europeia, em 2015. Até hoje, o espaço oferece, dentre outras atrações, uma série de eventos culturais alternativos, oficinas – de tecnologia moderna, como impressão em 3D; e tradicionais, como serigrafia, costura e ferraria. Em especial, o espaço destina-se aos profissionais e amadores das chamadas indústrias criativas, de negócios e de ideias.

4. Em família? Rota para todos

Se você viajar com crianças, Pilsen é uma cidade aonde desejará ficar por vários dias. As famosas marionetes tchecas têm ali o divertido Museu Interativo Loutek, em frente à Praça da República. Seu planejamento da viagem poderá incluir interessantes lugares, como o Jardim Zoológico, o Dino Park e o Centro de Ciências Techmania, que possui um planetário 3D. Dica: se você visitar Pilsen durante a temporada de Natal, agende uma excursão do Advento, e visite o mercado que é  instalado para a temporada.

5. Designer de interiores: rota de Adolf Loos

Você é apaixonado por arquitetura e design de interiores? O famoso arquiteto Adolf Loos projetou, nos anos 30, os interiores de vários apartamentos de ricas famílias de Pilsen, dos quais oito são preservados. Quatro dentre eles podem ser conhecidos em visitas  guiadas regulares; outros dois podem ser visitados apenas em algumas ocasiões. Os restantes são fechados ao público.

 

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Terezín, recordação necessária

Inteirar-se acerca das grandes atrocidades da história, e tomar consciência de suas consequências é o primeiro passo para saber porque elas não devem se repetir. Assim, a visita ao antigo campo de concentração nazista e ao gueto de Terezín é tão emocionante quanto essencial.

Experiencia de viagem
O que ver em Lednice e Mikulov

Lednice, seu maravilhoso palácio, e Mikulov, pequena cidade na região da Morávia, na República Tcheca.

Experiencia de viagem
Morávia do leste: arquitetura popular e muita tradição

A região de Zlín, nos arredores da cidade de mesmo nome, se caracteriza por sua arquitetura popular, suas arraigadas tradições, os magníficos jardins de Kroměříž e o delicioso sabor do licor Slivovice. Há muito para explorar no leste da Tchéquia!

Experiencia de viagem